boo-box

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Sessão nostalgia na F-1: a volta da Lotus

Quem gosta de Fórmula 1 certamente festejou ao ler nesta terça-feira em sites de esporte ou especializados na categoria a seguinte notícia: a equipe Lotus irá voltar às competições na temporada de 2010.

Trata-se de um gostoso flashback para o torcedor brasileiro, especialmente da década de 70, quando Emerson Fittipaldi conquistou da mística Lotus negra seu primeiro títuilo mundial, em 1972

Foi ainda na Lotus que Ayrton Senna ganhou seu primeiro Grande Prêmio na carreira, naquela histórica e chuvosa corrida em Estoril (Portugal), em 1985. Ao todo, a escuderia inglesa, criada pelo"mago" Colin Chapmann, ganhou seis títulos mundiais de pilotos e outros sete de construtores.

Mas este retorno da Lotus estará bem adaptado aos novos tempos da F-1. Em primeiro lugar, deixará de ser uma escuderia genuinamente inglesa. A volta do time está sendo bancada pelo governo da Malásia, que inspirou o nada inspirado nome oficial da equipe: 1Malaysia F1 Team. Mas será a velha e boa Lotus mesmo, movida por motores Cosworth (na época de Emerson, a Ford emprestava seu nome aos propulsores).

Mesmo tendo a Malásia como principal patrocinadora, a fábrica da equipe será mesmo na Inglaterra, em uma área próxima à da fábrica de carros da Lotus. O diretor técnico da "nova" escuderia será Mike Gascoyne, com mais de 20 anos de experiência na categoria e já trabalhou com Force India, Toyota, Renault e Jordan. nada foi falado ainda sobre os futuros pilotos da nova Lotus.

Pode ser uma nova Lotus, repaginada e sem o mesmo charme de antes. Mas não deixa de ser bacana ter de volta ao grid da F-1 uma equipe com um passado tão glorioso.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails