boo-box

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Adriano, o Imperador das polêmicas, apronta outra vez

Se tem alguém que não vê a hora de virar a folhinha pendurada na cozinha para o ano de 2008 é o atacante Adriano, contratado pelo São Paulo por empréstimo. Na semana passada, foi flagrado por um paparazzi em um show do grupo Jota Quest, com uma lata de cerveja na mão, 48 horas depois de ter admitido, em sua coletiva de apresentação no Tricolor, que havia perdido um ano de sua carreira por problemas com a bebida.

Agora, no último dia do ano, o Imperador, como chegou a ser chamado na Itália, nos bons tempos, envolveu-se em um acidente de carro no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, quando perdeu o controle de seu Audi TT preto e após bater no meio-fio, chocou-se contra outros três carros. Ninguém ficou ferido no acidente.

A cada polêmica, aumenta a dúvida: o São Paulo trouxe como reforço um goleador ou uma fonte inesgotável de dor de cabeça?

crédito da foto: Rubens Chri

Barraco doméstico marca estréia de canal chinês para as Olimpíadas; veja o vídeo

Estava tudo pronto para ser uma festa. Mas a inauguração do canal especial para as Olimpíadas da TV estatal chinesa CFTV terminou num grande barraco familiar. Zhang Bin, um dos apresentadores mais populares do país e vice-presidente do canal, teve que interromper a apresentação inaugural da emissora por causa da entrada repentina da mulher, Hu Ziwei. O motivo: ela queria dividir com os telespectadores a descoberta de que seu marido tem uma amante.

"Hoje é um dia especial para o canal olímpico e é um dia especial para Zhang Bin. Para mim é um dia especial também porque, há duas horas, soube que, além de mim, o senhor Zhang esteve mantendo uma relação inadequada com outra mulher", disse Hu após invadir a transmissão. Antes de ser retirada do palco à força, ela desejou feliz Ano Novo a todos.

As imagens da confusão já correm o mundo. Veja o vídeo da primeira grande saia-justa de 2008 no país das Olimpíadas.



Máquina do tempo

31/12/1937 – Nascimento do ator inglês Anthony Hopkins
31/12/1939 – O Corinthians vence o Santos por 4 a 1 e conquista o Campeonato Paulista
31/12/1959 – Nascimento do ator americano Val Kilmer
31/12/1965 – Nascimento da atriz chinesa Gong Li
31/12/1974 – Nascimento do piloto brasileiro Tony Kanaan
31/12/1980 – O corredor José João da Silva vence a Corrida Internacional de São Silvestre e encerra um jejum de 33 anos sem vitórias brasileiras

Fontes: Ponteiro e site oficial da Corrida de São Silvestre

domingo, 30 de dezembro de 2007

Rodman em ação: veja o vídeo e saiba por que ele faz parte da história da NBA

Para quem não teve o prazer de assistir pela TV alguma partida ao vivo de Dennis Rodman, selecionei um entre dezenas de vídeos que reúnem alguns dos melhores (e piores) momentos do "Verme" (Worm) na liga profissional de basquete dos EUA.

Após assistí-lo, a única conclusão que eu chego é que a NBA está precisando muito de figuras como Dennis Rodman, pois a turma atual é bem sem graça!


Dennis Rodman técnico na WNBA ? Coitadas das jogadoras...

O polêmico ex-pivô Dennis Rodman, que além de maluco jogava muito basquete, declarou ao jornal New York Daily News sua resolução de Ano Novo: iniciar-se na carreira de treinador. O detalhe é que Rodman sonha em iniciar sua nova carreira no comando de uma equipe da WNBA, a liga feminina profissional de basquete.

"Já fiz de tudo nesse mundo, literalmente tudo. Por que não dirigir um time feminino de basquete? Seria um caminho diferente", disse Rodman, que se tornou uma celebridade graças a seus conturbados relacionamentos com a cantora Madonna e a atriz/modelo Carmen Elektra. Dentro de quadra, ele conquistou cinco títulos da NBA pelo Chicago Bulls e foi o melhor reboteiro da liga entre 1992 e 98.

Uma característica de Rodman deve preocupar as jogadoras do Phoenix Mercury, Chicago Sky, San Atonio Silver Stars e Indiana Fevers, algumas das franquias já procuradas pelo empresário do ex-jogador: o gênio explosivo. ficaram famosas as brigas protagonizadas por Rodman em quadra, que lhe renderam vários jogos de suspensão.

Já pensou se ele perder a paciência daquele jeito com alguma jogadora?

Corinthians entra na Fórmula Superliga. E não vai usar só a 2ª marcha

O assunto passou batido na semana passada, entre os feriados de Natal e Ano Novo: o Corinthians foi convidado para participar da Fórmula Superliga, uma nova categoria de automobilismo que terá como principal atração o fato de as escuderias serem representadas por alguns dos principais clubes de futebol do planeta.

O próprio presidente corintiano Andrés Sanchez confirmou o convite feito ao Timão, que terá a companhia do Flamengo (na foto acima, a exibição do modelo do carro rubro-negro na Gávea) como outro convidado brasileiro. Também estarão disputando a categoria - cuja primeira prova será realizada em agosto de 2008 - Milan (Ita), Anderlecht (Bel), Borussia Dortmund (Ale), Basel (Sui), Galatasaray (Tur), PSV Eindhoven (Hol), Porto (Por) e Olimpiacos (Gre).

Ao contrário das piadinhas maldosas, não consta que o modelo corintiano do carro, que é produzido pela Élan Motorsport (fabricante de chassis para a IRL e Champ Car), tenha somente a segunda marcha na caixa de câmbio.

Máquina do tempo

30/12/1914 – Nascimento da atriz americana Jo Van Fleet
30/12/1920 – Nascimento do ator americano Jack Lord
30/12/1945 – O Atlético-PR derrota o Coritiba por 2 a 1 e conquista o Campeonato Paranaense
30/12/1972 – Nascimento do ator Selton Mello
30/12/1975 – Nascimento do jogador americano de goilfe Tiger Woods
30/12/1991 – A seleção brasileira de futebol vence a Iugoslávia por 3 a 1

Fontes:
Ponteiro e RSSSF

sábado, 29 de dezembro de 2007

Novela Felipe x Corinthians serve de lição para a imprensa esportiva brasileira

Na última quinta-feira, dia 28, terminou a novela mais aguardada dos últimos tempos, mais até do que todas aquelas xaropadas estúpidas e de baixa audiência que a Globo faz o povo engolir goela abaixo. Após três semanas de muita negociação, troca de acusações, valores divulgados e ameaças feitas, o goleiro Felipe aceitou a proposta de aumento salarial do Corinthians e permanecerá no Parque São Jorge.

Mas o que tudo isso tem a ver com a imprensa esportiva? Tudo!!!


Neste período de três semanas, enquanto durou a negociação dos empresários do goleiro com a diretoria do Timão, pode-se ver todos os tipos de manchetes em jornais, rádios, TVs e internet. Em determinados momentos, Felipe aceitava a proposta; em outros, fazia mais exigências; aí, aparece o diretor de futebol e finado zagueiro Antonio Carlos e zomba com o currículo de rebaixamento do goleiro.

Teve jornal (mais de um) que cravou em letras garrafais na primeira página: Felipe vai para o Flu e o Corinthians traz Fernando Henrique em troca. E agora, como eles vão se explicar com seus leitores? Ou faz de conta que ninguém se lembra de nada?

Compreende-se que nesta época do ano a falta de notícias obrigue aos veículos darem a chamada "bombada" em suas reportagens. Mas tudo tem limite.

Máquina do tempo

29/12/1925 – Nascimento do piloto americano Jay Chamberlain
29/12/1957 – O São Paulo vence o Corinthians por 3 a 1 e conquista o Campeonato Paulista
29/12/1967 – O Palmeiras vence o Náutico por 2 a 0 e conquista a Taça Brasil
29/12/1972 – Nascimento do ator inglês Jude Law
29/12/1998 – O Palmeiras vence o Cruzeiro por 1 a 0 e conquista a 1ª Copa Mercosul
29/12/2003 – O jogador italiano de futebol Roberto Baggio anuncia o final de sua carreira

Fontes:
Ponteiro e RSSSF


sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

28/12/1895 – Primeira exibição pública, em Paris, do cinematógrafo, criação dos irmão Lumière
28/12/1930 – O Atlético-PR vence o Coritiba por 3 a 2 e conquista o Campeonato Paranaense
28/12/1935 – Nascimento do técnico brasileiro de basquete Ary Vidal
28/12/1957 – Casamento dos atores americanos Robert Wagner e Natalie Wood
28/12/1960 – O Palmeiras vence o Fortaleza por 8 a 2 e conquista a Taça Brasil
28/12/1981 – Nascimento da atriz americana Sienna Miller

Fonte:
Ponteiro

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Tá com alguma dúvida? Vá ao Oráculo

Aqui é assim, tem blog bom na área, a gente divulga. E este é o caso do primeiro rebento do ótimo Estado de Circo, tocado com extrema competência pelo amigo Rodrigo Borges. Ao lado do também jornalista Zé Lima, eles criaram o Oráculo, onde pretendem responder a simplesmente todas as perguntas que pintarem pela frente, de astrologia até telefonia, entre outros temas.

Vale a visita

Máquina do tempo

27/12/1901 – Nascimento da atriz alemã Marlene Dietrich
27/12/1931 – O Corinthians vence o Juventus por 6 a 2
27/12/1948 – Nascimento do ator francês Gérard Depardieu
27/12/1954 – Lançamento do filme “São Paulo em Festa”
27/12/1961 – O Santos vence o Bahia por 5 a 1 e conquista a Taça Brasil
27/12/1965 – Henrique Mecking, o Mequinho, conquista o título de campeão brasileiro de xadrez

Fonte:
Ponteiro

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Série B 2008: confira a primera rodada

A CBF também divulgou em seu site, nesta quarta-feira, a tabela da Série B do Campeonato Brasileiro de 2008. Muito mais valorizada por conta da presença do Corinthians, a segundona terá uma audiência jamais vista com a presença do Timão. O encerramento da Série B será em 29 de novembro.

Por sinal, o Alvi-Negro começa sua caminhada no purgatório em casa, no Pacaembu, diante do CRB. O Bahia, campeão brasileiro em 1988 e que subiu este ano da Série C, estréia em casa (sem estádio definido) diante do Fortaleza.

Eis os jogos da primeira rodada, marcados para os dias 9 e 10/5:

Brasiliense x Marília
Corinthians x CRB
Bragantino x Santo André
Barueri x Gama
São Caetano x Ponte Preta
Ceará x Juventude
ABC x Vila Nova
Paraná x Avaí
Bahia x Fortaleza
Criciúma x América-RN

Brasileirão-2008: confira contra quem seu time irá jogar na primeira rodada

A CBF divulgou hoje, em seu site, a tabela completa da Série A do Campeonato Brasileiro de 2008. O pentacampeão São Paulo começará a defesa do título recebendo o Grêmio, no Morumbi. A rodada inaugural terá ainda dois clássicos que já decidiram o Brasileiro em outros tempos: Flamengo x Santos, no Maracanã, e Internacional x Vasco, no Baira-Rio. O encerramento do Brasilerão será em 7 de dezembro.

Confira abaixo os jogos da primeira rodada, ainda sem horários definidos, marcada para os dias 10 e 11/5:

Botafogo x Sport
Internacional x Vasco
Vitória x Cruzeiro
Portuguesa x Figueirense
Coritiba x Palmeiras
Náutico x Goiás
Flamengo x Santos
Ipatinga x Atlético-PR
Atlético-MG x Fluminense
São Paulo x Grêmio

Falha de Dida contra a Inter mostra o quanto o goleiro é mal-amado por aqui

A bisonha falha de Dida no clássico do último domingo pelo Campeonato Italiano, entre Milan e Inter, encerrou um ano para ser esquecido pelo titular do gol da seleçao brasileira na última Copa do Mundo. Poucos ainda se esquecem do espetáculo ridículo protagonizado pelo baiano no jogo entre MIlan e Celtic, quando simulou (pessimamente, diga-se de passagem) uma agressão de um torcedor escocês.

Mas o que me chamou mais atenção no episódio de domingo foi uma cena ocorrida lá na redação do Diário de S. Paulo, em pleno plantão natalino: não foram poucos os que sentiram um certo prazer ao ver a desgraça do goleiro brasileiro.

Não há como negar que a imagem de Dida, não só entre a imprensa, mas com a própria torcida, não é das melhores. Excessivamente tímido e reservado (ou arrogante e mal-educado, como preferem os detratores), Dida foge das entrevistas e só fala o necessário. É o anti-marketing, nestes tempos de culto à celebridade.

Dida sempre foi um grande goleiro e injustamente não é valorizado como deveria por aqui. Talvez até utilize esta postura fria como uma forma de auto-defesa. Como já vive a fase final de sua carreira, dificilmente irá mudar sua forma de agir ou pensar. E da mesma forma, parte da torcida brasileira continuará a vibrar a cada frango que engolir.

Máquina do tempo

26/12/1914 – Nascimento do ator americano Richard Widmark
26/12/1945 – Fundação da Federación Colombiana de Golf
26/12/1948 – Nascimento do piloto finlandês Keke Rosberg
26/12/1958 – Nascimento da atriz japonesa Mieko Harada
26/12/1971 – Nascimento do ator americano Jared Leto
26/12/2002 – Casamento do jogador americano de basquete Shaquille O’Neal com Shaunie Nelson

Fonte:
Ponteiro

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

25/12/1899 – Nascimento do ator americano Humphrey Bogart
25/12/1931 – A atriz britânica Vivien Leigh recebe o papel de Scarlett O’Hara no filme “E o Vento Levou”
25/12/1943 – Nascimento do plioto brasileiro Wilson Fittipaldi
25/12/1944 – Nascimento do jogador brasileiro de futebol Jairizinho
25/12/1966 – Nascimento do tenista argentino Javier Frana
25/12/2005 – O nome de Arnold Schwarzenegger é retirado do estádio da cidade austríaca de Graz


Fonte: Ponteiro

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

24/12/1868 – Nascimento do enxadrista alemão Emmanuel Lasker
24/12/1889 – Fundação do Club Atlético Rosário Centra (Argentina)
24/12/1922 – Nascimento da atriz americana Ava Gardner
24/12/1937 – Nascimento do jogador brasileiro de futebol Félix Venerando
24/12/1974 – Nascimento do jogador chileno de futebol Marcelo Salas
24/12/1990 – Casamento dos atores Tom Cruise e Nicole Kidman

Fonte: Ponteiro

domingo, 23 de dezembro de 2007

Caxias/Festa da Uva 2008: e isso lá é nome de time de basquete por acaso?

Ainda não tive o prazer de conhecer ao vivo a Festa da Uva de Caxias do Sul. Quem já foi, diz que se trata de uma experiência inesquecível. Realizada desde 1931, dura cerca de 15 dias, entre os meses de fevereiro e março, e celebra o progresso da viticultura. O ponto principal da festa é a encenação de 2.000 atores mostrando a vitória do homem e da mulher sobre o meio-ambiente.

Mas alguém deve estar se perguntando por que raios estou falando da Festa da Uva de Caxias em um blog que trata de esportes e cinema. Alertado pelo solerte Adalba Leister Filho, descobri que o Campeonato Gaúcho masculino de basquete de 2007, encerrado na última quarta (19), foi conquistado pelo Univates/Bira, de Lajeado, que no playoff decisivo superou o CAXIAS/FESTA DA UVA 2008 (de branco, na foto acima) por 3 a 1 na série.

Meu pai já me ensinou que em cavalo dado não se olha os dentes. Tudo bem que a coisa tá feia e ninguém pode abrir mão de patrocínio, mas isso lá é nome de time de basquete.


E a dúvida que não sai da minha cabeça: como será que a torcida de Caxias do Sul grita o nome de sua equipe?

Máquina do tempo

23/12/1941 – Nascimento da atriz americana Elizabeth Hartman
23/12/1956 – Nascimento do piloto italiano de F-1 Michele Alboreto
23/12/1972 – O Palmeiras empata com o Botafogo-RJ por 0 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro
23/12/1979 – O Internacional vence o Vasco por 2 a 1 e conquista o Campeonato Brasileiro
23/12/1998 – O Corinthians vence o Cruzeiro por 2 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro
23/12/2001 – O Atlético-PR vence o São Caetano por 1 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro

Fontes:
Ponteiro e RSSSF

sábado, 22 de dezembro de 2007

Palmeiras 1 x 0 Corinthians de 1974 foi um dos maiores traumas da Fiel

Os torcedores mais novos talvez só conheçam a história graças aos arquivos ou contada pelos mais velhos, mas antes de sofrer com o rebaixamento para a Série B do Brasileirão, a torcida do Corinthians já viveu um momento de proporções igualmente tristes: a derrota para o Palmeiras na final do Paulistão de 74.

Há 20 anos sem comemora um título, o Corinthians chegara à decisão do Campeonato Paulista naquele 22 de dezembro de 74 confiante de que, enfim, o sofrimento iria acabar. Após um empate de 1 a 1 na primeira partida, o Corinthians chegou embalado pela força de sua torcida, que lotou o Morumbi naquele domingo. Os palmeirenses eram minoria no estádio.

Neste raro vídeo abaixo, exibido pelo saudoso Canal 100, é possível ter uma idéia do motivo pelo qual o timaço do Palmeiras fez a Fiel deixar o estádio calada e aguardar um pouco mais para comemorar um título. O trauma foi tão grande que nem Rivellino, maior ídolo do clube até então, foi apontado (injustamente) como o grande responsável pela derrota corintiana.


Máquina do tempo

22/12/1926 – Nascimento do jogador uruguaio de futebol Edgard Gighia
22/12/1951 – Casamento do ator francês Yves Montand com Simone Signoret
22/12/1974 – O Palmeiras vence o Corinthians por 1 a 0 e conquista o Campeonato Paulista
22/12/1985 – O São Paulo vence a Portuguesa por 2 a 1 e conquista o Campeonato Paulista
22/12/1999 – O Corinthians empata com o Atlético-MG em 0 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro
22/12/2003 – O jogador chileno de futebol Ivan Zamorano despede-se do futebol

Fontes:
Ponteiro e RSSSF

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Paulistão 2008: pode ir preparando a TV

Será futebol quase sete dias por semana! A tabela divulgada ontem do Campeonato Paulista de 2008 mostra que aquela história de que dia de futebol é domingo e quarta-feira foi para o espaço. Agora, a bola irá rolar seis dias por semana, nos mais variados horários. Só não haverá jogos às segundas-feiras.

Eis os horários que estão programadas as partidas do próximo Paulistão: 16h, 17h30, 18h10, 19h30, 20h30 e o já famoso 21h45, sempre às quartas-feiras. A novidade serão os jogos marcador para às 11 horas, aos domingos. Já pensou Sertãozinho x Mirassol, marcado para 20 de janeiro, disputado sob um sol de 11h? Que gostoso, hein?

Um detalhe importante: todas as partidas do Paulistão terão transmissão ao vivo pela TV, aberta, fechada e pay-per-view. Será que com tanto jogo assim na telinha o torcedor terá disposição para pagar ingresso e ir ao estádio?

Máquina do tempo

21/12/1937 – Nascimento da atriz americana Jane Fonda
21/12/1948 – Nascimento do ator americano Samuel L. Jackson
21/12/1954 – Nascimento da tenista americana Chris Evert
21/12/1966 – Nascimento do ator americano Kiefer Sutherland
21/12/1967 – O Santos vence o São Paulo por 2 a 1 e vence o Campeonato Paulista
21/12/1997 – O Vasco empata com o Palmeiras em 0 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro

Fontes:
Ponteiro e RSSSF

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Medial Saúde vai patrocinar o Timão e cuidar do coração da Fiel


Há pouco foi anunciado o novo patrocinador do Corinthians para a temporada de 2008. Será a Medial Saúde, uma das principais empresas na área de medicina em grupo do Brasil. Especula-se que o novo contrato renderá cerca de R$ 16,5 milhões aos cofres do Timão.

Se a parceria terá sucesso ou não, só o tempo irá dizer. Mas o certo é que muitos torcedores corintianos não precisarão se preocupar com eventuais problemas cardíacos causados pelas performances do time em campo na próxima temporada.

Agora, uma pergunta: será que vão trocar mesmo a cor do logo oficial da empresa no país todo, como foi especulado nas rádios?

Adriano pode ajudar o Tricolor a duelar com a Inter no Mundial de 2008

Está certo que tudo não passa de uma mera especulação, mas vale como discussão de boteco em final de ano: Adriano, o Imperador, foi contratado por empréstimo pelo São Paulo por seis meses e terá, como função principal, ajudar o time do Morumbi a conquistar o tetra da Taça Libertadores.

Agora, uma possibilidade nada improvável é que se o plano dos são-paulinos der certo, existe uma boa chance de Adriano reencontrar o seu novo clube no Mundial do Japão, no final de 2008, só que defendendo as cores da Inter de MIlão.

Sim, porque a equipe milanesa está classificada para a fase de mata-mata da Liga dos Campeões e como vive uma boa fase, pode muito bem levar o caneco do torneio europeu, o que já o fez nas distantes temporadas de 1964 e 65.

Assim, se o Imperador tornar-se o herói do tetra tricolor na Libertadores, dificilmente a Inter abrirá mão dele no segundo semestre. Que situação!

Máquina do tempo

20/12/1894 – Criação do Comitê Olímpico Português
20/12/1932 – Casamento da atriz britânica Vivien Leigh com Leigh Holman
20/12/1944 – O Jabaquara vence o Corinthians por 5 a 2
20/12/1970 – O Fluminense empata com o Atlético-MG em 1 a 1 e conquista o Torneio Roberto Gomes Pedrosa
20/12/1992 – O São Paulo vence o Palmeiras por 2 a 1 e conquista o Campeonato Paulista
20/12/1994 – O tenista tcheco Ivan Lendl anuncia o fim de sua carreira

Fontes:
Ponteiro e RSSSF

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Taça Libertadores-2008: conheça contra quem seu time irá jogar

Primeira fase
De 30/01 a 6/2
Jogo 1
Cruzeiro (Bra)
x Cerro Porteño (Par)
Jogo 2
Olmedo (Equ) x Lanus (Arg)
Jogo 3
México 3 x Bolívia 3
Jogo 4
Cienciano (Per) x Montevideo Wanderers (Uru)
Jogo 5
Audax Italiano (Chi) x Colômbia 3
Jogo 6
Arsenal (Arg) x Mineiros de Guayana (Ven)

Segunda fase
De 13/2 a 23/4


Grupo 1
San Lorenzo (Arg)
Real Potosí (Bol)
Caracas (Ven)
Vencedor de Cruzeiro (Bra) x Cerro Porteño (Par)
Grupo 2
Estudiantes de La Plata (Arg)
Danubio (Uru)
Dep. Cuenca (Equ)
Vencedor de Olmedo (Equ) x Lanus (Arg)
Grupo 3
Boca Juniors (Arg)
Colo Colo (Chi)
Maracaibo (Ven)
Vencedor de México 3 x Bolívia 3
Grupo 4
Flamengo (Bra)
Nacional (Uru)
Coronel Bolognesi (Per)
Vencedor de Cienciano (Per) x Montevideo Wanderers (Uru)
Grupo 5
River Plate (Arg)
Chile 2
Univ. San Martin (Per)
México 2
Grupo 6
Santos (Bra)
San José (Bol)
Colômbia 2
Chivas Guadalajara (Mex)
Grupo 7
São Paulo (Bra)
Sportivo Luqueño (Par)
Atlético Nacional (Col)
Vencedor de Audax Italiano (Chi) x Colômbia 3
Grupo 8
Fluminense (Bra)
Libertad (Par)
LDU (Equador)
Vencedor de Arsenal (Arg) x Mineiros de Guayana (Ven)

Oitavas-de-final: de 30/4 a 14/5
Quartas-de-final: de 21/5 a 28/5
Semifinais: 4/6/ a 11/6
Finais: 25/6 a 2/7

Máquina do tempo

19/12/1901 – Fundação da Liga Paulista de Football
19/12/1964 – O Santos empata com o Flamengo em 0 a 0 e conquista a Taça Brasil
19/12/1971 – O Atlético-MG derrota o Botafogo-RJ por 1 a 0 e conquista o 1º Campeonato Brasileiro
19/12/1980 – Nascimento do ator americano Jake Gyllenhaal
19/12/1993 – O Palmeiras vence o Vitória por 2 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro
19/12/2004 – O Santos vence o Vasco por 2 a 1 e conquista o Campeonato Brasileiro


Fontes:
Ponteiro e RSSSF

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

CBV admite interferência da TV na Superliga e acha que está tudo bem

Um comunicado oficial distribuído no início da noite desta terça-feira, pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) deixou evidente que na atual Superliga (mnasculina e feminina), o mais importante é atende ao interesse da emissora que detém os direitos de transmissão das partidas, no caso a TV Globo. E dane-se o aspecto técnico da competição.

Para quem não se recorda, na semana passada o atacante Nalbert, do Minas, foi advertido pelo "pecado" de ter criticado um aspecto estúpido no regulamento do torneio, que prevê a final em uma única partida, ao contrário do tradicional e consagrado mundialmente playoff (em melhor de cinco jogos).

A justificativa era que esta determinação atenderia ao interesse da emissora que transmite os jogos da Superliga (no caso a Globo), que preferia ter uma data única, para se programar em sua grade, a ficar refém dos caminhos misteriosos que o mundo do esporte proporciona.

Ontem, o comunicado foi claro, para não dar margem a dúvidas, e ainda foi mais longe: caberá à Globo escolher onde será o local da partida, caso ela queria transmiti-la.

Leia o trecho do comunicado:


O MANDO DE QUADRA do Jogo Final dos Torneios da Fase Classificatória COM transmissão pela TV GLOBO será da Confederação Brasileira de Voleibol, que poderá realizá-lo no ginásio do clube mandante ou escolher ginásios neutros de grandes dimensões e maior capacidade de público, com área de circulação que atenda às necessidades da Televisão e da Imprensa em geral. O ginásio escolhido será dentro do Estado da equipe com melhor índice técnico na competição.

Portanto, azar do clube que chegar à final de um destes torneios classificatórios ou mesmo da decisão da Superliga, se não tiver um ginásio que não esteja de acordo com "o padrão Globo de qualidade". Pois saiba desde já que irá jogar fora de casa!

Este é o mundo maravilhoso do vôlei...

Amaral perde a educação, mas não a piada

Grande achado do amigo Rodrigo Borges, em seu ótimo Estado de Circo: o zagueiro Amaral, talvez emocionado com o fato de seu Goiás ter escapado do rebaixamento no Brasileirão, desabafou na entrevista dentro de campo após o encerramento do jogo. Só que ao comentar a desgraça do co-irmão Corinthians, deixou a educação de lado.

O vídeo é curtinho, mas sensacional.


E do Buru, ninguém vai falar nada?

Este humilde blog, mais uma vez em sua cruzada pelos esportes menos favorecidos dentro da grande e viciada mídia brasileira, quer fazer uma homenagem especial que, em nossa opinião, passou despercebida na suntuosa festa que a Fifa organizou nesta segunda-feira, em Zurique, para eleger os melhores do ano.

Kaká, Cristiano Ronaldo, Messi, Marta...esta turma já tem espaço demais nos jornais, sites, TVs e rádios do planeta. Por isso, exaltamos o "importante" prêmio de melhor jogador do mundo no "emocionante" futebol de areia ao craque Buru, que já havia sido escolhido como o melhor jogador do último e "disputadíssimo" Mundial, que a exemplo de muitos outros também foi realizado na praia de Copacabana.

Valeu, Buru!

Tem blog bom aí

Mais um blog bem legal na área: o BLOG DO MASSI, feito pelo estudante de jornalismo da Puc-SP Alexandre Massi, traz notas variadas de todos os esportes, muitos vídeos, placar ao vivo da NBA e até classificação do Campeonato Ucraniano! Vale uma visita.

Máquina do tempo

18/12/1921 – Disputado o primeiro jogo oficial da seleção de futebol de Portugal, que perdeu para a Espanha por 3 a 1, em Madri
18/12/1947 – Nascimento do diretor americano de cinema Steven Spielberg
18/12/1963 – Nascimento do ator americano Brad Pitt
18/12/1985 – O Fluminense vence o Bangu por 2 a 1 e conquista o Campeonato Carioca
18/12/1994 – O Palmeiras empata com o Corinthians por 1 a 1 e conquista o Campeonato Brasileiro
18/12/2005 – O São Paulo vence o Liverpool (Ing) por 1 a 0 e conquista o Mundial de Clubes da Fifa

Fontes:
Ponteiro e RSSSF

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Franziska van Almsick: bem mais do que uma grande nadadora...

Esta dica de vídeo foi passada pelo amigo Alessandro Lucchetti. E prova para aqueles que torcem o nariz para o corpo sarado das mulheres que se dedicam à natação que é possível aliar músculos e beleza. E se for talentosa, melhor ainda.

A alemã Franziska van Almsick é uma celebridade em seu país. Não é à toa, pois além de linda, foi uma das melhores nadadoras da história. Só em Olimpíadas colecionou quatro medalhas de prata e cinco de bronze, nas provas de de 100 e 200m livre e medley, entre os Jogos de Barcelona-92 e Atenas-04. Teve também duas medalhas de ouro e uma de prata em Mundiais.

Atualmente aposentada das piscinas, mesmo em plena carreira sempre dividiu seu tempo entre os treinos e capas de revistas. Agora, faz também comerciais. Como este abaixo, de uma marca de água mineral alemã.

Como diz uma frase escrita no site oficial de Franziska, ela é mais do que uma grande nadadora...



No Mundial de Clubes, camisa branca é sinônimo de título

Boa sacada do Globoesporte.com: em todos os Mundiais de Clubes organziados pela Fifa, o campeão sempre usava uniforme branco!

Pois veja só:
2000 - Corinthians

2005 - São Paulo
2006 - Internacional (camisa reserva)

2007 - Milan (camisa reserva)



Pelo visto, jogar com uma camisa branca é meio caminho andado para colocar a mão na taça!

Máquina do tempo

17/12/1962 – Nascimento do ator canandense Jim Carrey
17/12/1967 – O Botafogo vence o Bangu por 2 a 1 e conquista o Campeonato Carioca
17/12/1993 – Casamento do tenista alemão Boris Becker com a modelo Barbara Feltus
17/12/1995 – O Botafogo empata com o Santos em 1 a 1 e conquista o Campeonato Brasileiro
17/12/2002 – O jogador brasileiro Ronaldo é escolhido pela terceira vez pela Fifa como melhor jogador de futebol do mundo
17/12/2006 – O Internacional vence o Barcelona (Esp) por 1 a 0 e conquista o Mundial de Clubes da Fifa

Fontes: Ponteiro e RSSSF

domingo, 16 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

16/12/1935 – Fundação do São Paulo Futebol Clube
16/12/1950 – Casamento da atriz americana Shirley Temple com Charles Alden Black
16/12/1967 – Nascimento do atleta canadense Donovan Bailey
16/12/1984 – O Fluminense vence o Flamengo por 1 a 0 e conquista o Campeonato Carioca
16/12/1989 – O Vasco vence o São Paulo por 1 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro
16/12/1990 – O Corinthians vence o São Paulo por 1 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro

Fontes: Ponteiro e RSSSF

sábado, 15 de dezembro de 2007

Mundial de Clubes: a Fifa volta a brigar com a história do futebol

Vez ou outra, a Fifa adora se meter em uma enrascada. Parece até de propósito para criar polêmica mesmo. Foi assim em 2000, quando fez uma esdrúxula votação pela internet para escolher o melhor jogador da história. Tudo bem que Maradona foi um gênio, mas nem em uma eleição em todos os planetas do Sistema Solar alguém em sã consciência pode imaginar que o melhor da história não seja Pelé.

Neste sábado, a Fifa deu mais uma mancada. E das grandes. Em entrevista coletiva, o presidente da entidade, Joseph Blatter simplesmente apagou parte da história do futebol ao dizer com todas as letras: "O comitê executivo tomou neste sábado a decisão e é definitiva. O campeão do primeiro Mundial de Clubes é o Corinthians". Para piorar, um comunicado diz que outros torneios não se consideram como eventos oficiais da Fifa.

O que teve a intenção de apenas dar uma resposta ao Palmeiras, negando o reconhecimento oficial da Copa Rio de 1951 como o primeiro Mundial de Clubes, acabou se tornando um problema. Ou alguém em seu juízo perfeito vai argumentar que o Santos de Pelé, Coutinho, Pepe e Cia, nunca foi campeão mundial? Ou o Real Madrid de Di Stefano, Puskas e Gento ?; Ou o Ajax de Cruijff, Neeskens e Krol? Ou o Flamengo de Zico, Junior e Nunes? Ou o São Paulo de Raí, Muller e Cerezzo?

A Fifa precisa aprender, de uma vez por todas: não se apaga a história por decreto. Muito menos o que está no coração de cada torcedor.

O futebol seria muito melhor se os cartolas não existissem...

Máquina do tempo

15/12/1862 – Nascimento do boxeador americano Jack Dempsey
15/12/1939 – Primeira apresentação do filme “E o Vento Levou”, em Atlanta
15/12/1972 – Nascimento do motociclista espanhol Sete Gibernau
15/12/1991 – O São Paulo empata com o Corinthians em 0 a 0 e conquista o Campeonato Paulista
15/12/1996 – O Grêmio vence a Portuguesa por 2 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro
15/12/2002 – O Santos vence o Corinthians por 3 a 2 e conquista o Campeonato Brasileiro

Fontes:
Ponteiro e RSSSF



sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Basquete: 1ª Liga das Américas é na verdade um grande caça-níqueis

Acabo de assistir, no canal Sportv, o último quarto de Miami Tropics x Capitanes de Arecibo, mais um "emocionante" duelo da 1ª Liga das Américas masculina de basquete. O Tropics, dos EUA, não teve dificuldades para derrotar o Arecibo, de Porto Rico, por 81 a 71, classificando-se para as quartas-de-final.

O torneio também terá a participação dos brasileiros Flamengo/Petrobras, Minas/Pitágoras e do Universo/BRB (vale lembrar que o Franca ganhou na Justiça o direito de participar do evento, após ter sido excluído pela CBB por razões políticas).

A competição, na verdade, é um grande caça-níquel continental organizado pela Fiba Américas. Com baixo nível técnico, dificilmente o campeonato deixará de escapar das mãos dos times brasileiros ou argentinos. Até porque os representantes norte-americanos são bem fraquinhos. Para se ter uma idéia, se fosse um torneio de futebol e o Brasil estivesse participando, seus clubes seriam o equivalente aos times da Série B do Brasileirão.

A 1ª Liga das Américas só deverá terminar em fevereiro de 2008.

Decisão do Mundial de Clubes: será que a história irá se repetir?

Deu a lógica e, desta forma, Milan, da Itália, e Boca Juniors, da Argentina, farão no próximo domingo, no Japão, a decisão do Mundial de Clubes da Fifa. Favoritos absolutos, os dois times mais vitoriosos em competições internacionais acabarão repetindo o duelo de quatro anos atrás, quando ainda sob a tradicional disputa intercontinental, o Boca levou a melhor na disputa dos pênaltis.

Vale lembrar que desde a primeira edição do evento com o carimbo oficial da Fifa, jamais um clube europeu conseguiu levar a taça, somente sul-americanos conquistaram o título. Foi assim com o Corinthians (2000), São Paulo (2005) e Internacional (2006).

Será que a história irá se repetir? Os torcedores do Boca certamente esperam ver novamente imagens como as do vídeo abaixo, da decisão por pênaltis de 2003.




Máquina do tempo

14/12/1926 – Nascimento da atriz mexicana María Elena Marqués
14/12/1963 – Nascimento do atleta ucraniano Sergei Bubka
14/12/1975 – O Internacional vence o Cruzeiro por 1 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro
14/12/1979 – Nascimento do jogador inglês de futebol Michael Owen
14/12/1983 – O Corinthians empata com o São Paulo por 1 a 1 e conquista o Campeonato Paulista
14/12/2003 – O Boca Juniors (Arg) vence o Milan (Ita) por 3 a 1, nos pênaltis, e conquista o Mundial Interclubes

Fontes:
Ponteiro e RSSSF

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Perguntar não ofende

Eu só gostaria de saber por qual motivo a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) decidiu advertir somente o Minas/Telemig e o atacante Nalbert por ter feito críticas ao regulamento da Superliga (que é estúpido mesmo) e não fez o mesmo com o técnico Bernardinho?

Na verdade, a CBV mostra sua faceta reacionária ao podar o direito de cada um poder se expressar. E daí se o Nalbert acha que final em um jogo só (apenas para agradar a Globo) é ruim tecnicamente? Qual o pecado nisso?


Só como lembrança, eu vivi na pele a força do poder de censura do "mundo maravilhoso do vôlei" quando trabalhava no Lance!, em 1998, quando pior conta da amizade do dono do jornal com o presidente da CBV, vi uma página toda que trazia uma matéria falando sobre os problemas de organização da Superliga ir direto para a lata do lixo.

Máquina do Tempo

13/12/1924 – Casamento do ator americano Clark Gable com Josephine Dillon
13/12/1955 – Fundação do Club Sporting Cristal, do Peru

13/12/1981 – O Flamengo vence o Liverpool (Ing) por 3 a 0 e conquista o Mundial Interclubes
13/12/1988 – Nascimento da ginasta brasileira Laís Souza
13/12/1992 – O São Paulo vence o Barcelona (Esp) por 2 a 1 e conquista o Mundial Interclubes
13/12/1992 – O Internacional vence o Fluminense por 1 a 0 e conquista a Copa do Brasil

Fontes:
Ponteiro e RSSSF

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

12 de dezembro: um dia de boas lembranças para três torcidas brasileiras

O negócio agora é pouco papo e muita imagem: num mesmo post, três registros resgatados no YouTube sobre momentos históricos no futebol brasileiro.

O primeiro traz o gol de Dario, o primeiro da vitória do Internacional sobre o Corinthians por 2 a 0, na decisão do Brasileirão de 1976. Fiquei na dúvida em relação ao narrador: seria o Walter Abraão?




Agora, uma reportagem que mostra depoimentos de craques como Casagrande e Biro-Biro, além dos gols da grande final do Pauilistão de 1982, quando o Corinthians bateu o São Paulo por 3 a 1.



Por fim, um mini-compacto de São Paulo 3 x 2 Milan, na final do Mundial Interclubes de 1993, quando o Tricolor faturou o bicampeonato. E o Muller deve até hoje perguntar como é que conseguiu marcar aquele gol...






Schumacher é bom até como taxista

Se um dia o alemão Michael Schumacher resolver arranjar um bico durante sua aposentadoria, ele poderia perfeitamente arriscar-se a ganhar uns trocos como taxista.

A história bombou nesta terça-feira em todos os sites: incomodado com o congestionamento e preocupado em perder um vôo para a cidade de Coburg, onde iria com sua família comprar um cãozinho, Schumacher pediu ao taxista se ele se incomodaria em trocar de lugar e deixar o volante por conta dele.

Com o taxista no banco do carona, Schumacher simplesmente "voou" baixo pela auto-estrada alemã, fez incríveis ultrapassagens e chegou a tempo de embarcar. Por fim, além dos 60 euros cobrados pela viagem, o alemão ainda deixou uma gorjeta de 100 dólares para o incrédulo taxista.

Máquina do tempo

12/12/1940 – Nascimento do cineasta brasileiro Arnaldo Jabor
12/12/1946 – Nascimento do piloto brasileiro Emerson Fittipaldi
12/12/1962 – Nascimento da tenista americana Tracy Austim
12/12/1976 – O Internacional derrota o Corinthians por 2 a 0 e conquista o Campeonato Brasileiro
12/12/1982 – O Corinthians derrota o São Paulo por 3 a 1 e conquista o Campeonato Paulista
12/12/1993 – O São Paulo vence o Milan (Ita) por 3 a 2 e conquista o Mundial Interclubes

Fontes:
Ponteiro e RSSSF


terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

11/12/1912 – Nascimento do produtor italiano de cinema Carlo Ponti
11/12/1935 – Nascimento do jogador brasileiro de basquete Amaury Pasos
11/12/1939 – Término das filmagens de “E o Vento Levou”
11/12/1951 – O jogador americano de beisebol Joe Dimaggio anuncia o fim de sua carreira
11/12/1983 – O Grêmio vence o Hamburgo (Ale) por 2 a 1, na prorrogação, e conquista o Mundial Interclubes
11/12/1988 – O Nacional (Uru) vence o PSV Eindhoven (Hol) por 7 a 6, nos pênaltis, e conquista o Mundial Interclubes

Fontes:
Ponteiro e RSSSF

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

10/12/1914 - Nascimento da atriz americana Dorothy Lamour
10/12/1928 - Nascimento do ator americano Dan Blocker
10/12/1933 - O Corinthians vence o Bangu por 4 a 3
10/12/1967 - O Palmeiras vence a Prudentina por 2 a 0

10/12/1972 - O Flamengo empata com o Vasco em 1 a 1
10/12/2004 - O técnico Zagallo é homenageado pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol)

Fontes:
Ponteiro e RSSSF


domingo, 9 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

9/12/1916 – Nascimento do ator americano Kirk Douglas
9/12/1934 – Nascimento do atriz inglesa Judi Dench
9/12/1953 – Nascimento do ator americano John Malkovich
9/12/1970 – Nascimento do jogador brasileiro de futebol Djalminha
9/12/1984 – O Independiente (Arg) vence o Liverpool (Ing) por 1 a 0 e conquista o Mundial Interclubes
9/12/1990 – O Milan (Ita) vence o Olímpia (Par) por 3 a 0 e conquista o Mundial Interclubes

Fontes:
Ponteiro e RSSSF


sábado, 8 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

8/12/1854 – Disputada a primeira corrida de cavalos no Uruguai
8/12/1941 – Fundação da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo
8/12/1953 – Nascimento da atriz americana Kim Basinger
8/12/1964 – Nascimento da atriz americana Teri Hatcher
8/12/1985 – A Juventus (Ita) vence o Argentino Juniors (Arg) por 4 a 2, nos pênaltis, e conquista o Mundial Interclubes
8/12/1991 – O Estrela Vermelha (Iug) vence o Colo Colo (Chi) por 3 a 0 e conquista o Mundial Interclubes

Fontes: Ponteiro e RSSSF

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O dia em que o Cruzeiro encantou o Brasil

Houve um tempo (e bota tempo nisso) em que o futebol brasileiro resumia-se a dois estados: São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os anos 30, a partir do início do profissionalismo, até o início da década de 60, só existia um único torneio interestadual: o Rio-São Paulo. Foi só depois da criação da Taça Brasil (parente distante da atual Copa do Brasil), em 1959, que o cenário mudou.

Naquele ano, o Bahia espantou o Brasil ao se tornar o primeiro campeão "nacional", ao derrotar o Santos nas finais. Só que o Peixe tinha aquele time maravilhoso que dominou o planeta, com Pelé, Coutinho, Mengávio, Pepe, entre outros. Entre 61 e 65, os santistas ganharam cinco vezes seguidas a Taça Brasil.

E achava que ganharia a sexta naquele ano de 1966. Só não contava em topar pela frente na decisão com uma garotada mineira boa de bola. O Cruzeiro tinha um belíssimo time, com Raul, Piazza, Dirceu Lopes e Natal, além de um gênio: Tostão.

No primeiro jogo, realizado 30/11, no Mineirão, uma espantosa goleada: 6 a 2. Os santistas acreditavam que dariam o troco no jogo de volta, 7 de dezembro, no Pacaembu. Mas mesmo com Pelé em campo, viu um novo baile mineiro, que venceu por 3 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0.

Abaixo, uma bela reportagem em homenagem aos 40 anos da histórica conquista, lembrando o dia em que um desconhecido Cruzeiro desbancou o badalado Santos de Pelé e Cia.



Máquina do tempo

7/12/1947 – Nascimento do jogador americano de beisebol Johnny Bench
7/12/1958 – O Santos vence o Corinthians por 6 a 1
7/12/1966 – O Cruzeiro vence o Santos por 3 a 2 e conquista a Taça Brasil
7/12/1969 – O Palmeiras vence o Botafogo-RJ por 3 a 1 e conquista o Torneio Roberto Gomes Pedrosa
7/12/1984 – Nascimento do piloto polonês de F-1 Robert Kubica
7/12/2002 – O filme “Fale com Ela”, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, ganha três prêmios na Itália

Fontes: Ponteiro e RSSSF

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

6/12/1899 – Nascimento do cineasta americano Sam Newfield
6/12/1948 – Nascimento do piloto finlandês de F-1 Keke Rosberg
6/12/1978 – Nascimento da jogadora brasileira de basquete Adrianinha
6/12/1981 – O Flamengo vence o Vasco por 2 a 1 e conquista o Campeonato Carioca
6/12/1993 – Morte do ator americano Don Ameche
6/12/2001 – A Fifa elege a seleção de Honduras como a melhor do ano

Fontes:
Ponteiro e RSSSF

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Piloto brasileiro já sofreu por correr na mesma equipe de Lewis Hamilton

Para os que achavam simples choradeira do espanhol Fernando Alonso as reclamações contra o tratamento dado pela McLaren ao inglês Lewis Hamilton na última temporada da Fórmula 1, o piloto brasileiro Sérgio Jimenez mostra um lado interessante da história.

Em ótima reportagem feita por Alessandro Lucchetti na edição desta quarta-feira do Diário de S.Paulo, Jimenez, que compete na equipe brasileira da A-1 GP, revelou que Hamilton já contava com os mesmos privilégios na época em que os dois correram pela mesma equipe da Fórmula Renault inglesa, a Manon, em 2003.

"Em 2003, Hamilton estava em seu terceiro ano na F-Renault. A cada etapa, dois caras da McLaren o acompanhavam. Era uma equipe inglesa, a Manon, trabalhando o tempo inteiro com o foco nele. Não podia dar outra: foi o campeão" disse Jimenez ao Diário. Ele ressaltou o talento do piloto inglês, mas fez a seguinte observação: "Nunca nenhum piloto teve tanto suporte e apoio em sua carreira como ele. É outra coisa pilotar sem ter outra preocupação na cabeça".

Executivo da Globo usa números a seu favor para defender a volta do mata-mata

A coisa mais fácil que existe é pegar dados estatísticos e usá-los de acordo com seu interesse. Aí estão as pesquisas em período eleitoral que não me deixam mentir. Os números são os mesmos, mas cada partido utiliza aquilo que lhe interessa.

Nesta terça-feira, o executivo Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes, empresa que detém os direitos de transmissão do futebol brasileiro, deu uma palestra no Footecon, o fórum internacional de futebol, no Rio de Janeiro, onde deixou evidente sua posição - e por tabela da empresa - em favor da volta do sistema de mata-mata para o Brasileirão.

Campos Pinto, que raramente aparece em público, derramou diversos números em relação ao aumento de público nos estádios no recém-encerrado Campeonato Brasileiro, argumentando que isto não deve significar que o grande público aceita e aprova o formato de pontos corridos, aplicado no torneio desde 2003.

"Está comprovado, com números, que se perde dinheiro com esse formato de disputa do Brasileiro. O tema da comparação entre pontos corridos e mata-mata não está superado. Ele precisa ser revisitado", disse o executivo da Globo.

Comprovado como, cara pálida? Só se for para a Globo, amigo...Praticamente todos os estádios estavam lotados no último domingo, quando o campeonato já estava decidido há um mês. Se fosse no mata-mata, apenas dois times estariam festejando as bilheterias cheias, enquanto quem não tivesse se classificado para o playoff já estaria de férias há tempos...


Campos Pinto, no alto de sua arrogância de quem só vê o futebol como um mero negócio, argumenta que os 34% de aumento de público em relação à 2006 é enganoso, pois o Flamengo teve uma enorme parcela neste resultado, devido à suas impressionantes médias de arrecadação. Ele também lembrou da promoção da Nestlé, na qual torcedor trocava produtos por ingressos, que ajudou a vitaminar as arquibancadas.

Mas como bem lembrou o colunista Paulo Vinícius Coelho, do Lancenet, na última vez em que o Brasileiro teve média de 17 mil pessoas, em 1999, o Flamengo fez uma campanha ruim. E teve mata-mata. PVC argumenta, com razão, que um executivo de TV (e ainda por cima da TV que tem os direitos de transmissão) não tem condição de fazer qualquer avaliação isenta neste caso.

A cada dia fica mais evidente que o melhor formato de disputa para o Brasileiro é o de pontos corridos. Só os times incompetentes e que não sabem se planejar é que são contra. Além disso, mata-matas temos aos montes: nos estaduais, Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil...já está bom, né?

Reflexões sobre um rebaixamento

Passadas pouco mais de 48 horas do dramático rebaixamento do Corinthians, é possível, com a cabeça mais fria, tirar algumas conclusões:

1) Para quem não é torcedor corintiano, estão sendo os dias mais divertidos do ano;
2) Para os corintianos, seria melhor que amanhã já fosse 31 de dezembro;
3) Para quem é jornalista esportivo, tudo, absolutamente tudo o que diz respeito a Corinthians, é uma pauta obrigatória;
4) Algumas destas pautas são sensacionais;

5) Algumas destas pautas são absolutas idiotices (mas temos que fazer porque o chefe quer);
6) Muda-se a manchete do jornal a cada nova decisão no Parque São Jorge;
7) Tudo isso piora (ou melhora, depende do ponto de vista) consideravelmente quando seu chefe é corintiano doente


Máquina do tempo

5/12/1890 – Nascimento do cineasta alemão Fritz Lang
5/12/1909 – A Associação Atlética Palmeiras vence o Paulistano por 2 a 1 e conquista o Campeonato Paulista
5/12/1939 – Nascimento do piloto suíço de F-1 Clay Regazzoni
5/12/1976 – O Corinthians vence o Fluminense por 4 a 1, nos pênaltis, e se classifica para a final do Campeonato Brasileiro. Neste jogo, mais de 70 mil corintianos estiveram presentes ao Maracanã
5/12/1982 – O Vasco vence o Flamengo por 1 a 0 e conquista o Campeonato Carioca
5/12/2002 – A atriz americana Winona Ryder é condenada a três anos de prisão (em liberdade condicional) por roubo de mercadorias em uma loja


Fontes: Ponteiro e RSSSF

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

4/12/1949 – Nascimento do ator americano Jeff Bridges
4/12/1976 – Casamento da atriz americana Elizabeth Taylor com John William Warner Jr
4/12/1981 – O piloto argentino Juan Manuel Fangio sofre um ataque cardíaco
4/12/1989 – Fundação da Associação Desportiva São Caetano (SP)
4/12/2002 – Bernardo Rezende, o Bernardinho, é escolhido como o melhor técnico do ano
4/12/2005 – O Corinthians perde para o Goiás por 3 a 2, mas beneficiado pela derrota do Internacional para o Coritiba por 1 a 0, conquista o Campeonato Brasileiro

Fontes: Ponteiro e RSSSF

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Corinthians rebaixado: será o fim do mundo?

Se você perguntar hoje para qualquer pessoa que goste de futebol e não torça para o Corinthians, certamente ouvirá dela que o domingo foi um de seus dias mais felizes como torcedor. As incríveis demonstrações de alegria dadas por todas as torcidas do Brasil com a notícia do rebaixamento do Timão só comprovam que sem esta rivalidade, o futebol seria algo muito chato.

Ou como alguém me explica a explosão de alegria dos palmeirenses, mesmo depois de mais um vexame em casa e vendo a vaga para a Libertadores-2008 ir para o buraco, após a partida, comemorando a desgraça do eterno rival?

O ótimo goleiro Felipe, assim que acabou o jogo no Olímpico, foi direto: "Ser rebaixado não é o fim do mundo". Ele até tem conhecimento de causa, pois ontem caiu pela terceira vez em sua curta carreira (já havia despencado com o Vitória da Série A para a B e da B para a C).

Mas entendi o recado do goleirão: longe de ser uma mera desculpa esfarrapada, Felipe queria mostrar ao Brasil que o Corinthians tem condições de renascer deste fundo do poço. Basta ter coragem e mudar tudo o que há de podre no Parque São Jorge. E olhe que não é pouco coisa.

Enquanto este dia não chega, os rivais deitam e rolam: "ão, ão, ão, Segunda Divisão"

Máquina do tempo

3/12/1921 – Nascimento do jogador brasileiro de futebol Osmar Barcellos, o Tesourinha
3/12/1930 – Nascimento do cineasta francês Jean-Luc Godard
3/12/1960 – Nascimento da atriz americana Julianne Moore
3/12/1968 – Nascimento do ator americano Brendan Fraser
3/12/1978 – O Flamengo vence o Vasco por 1 a 0, garante o título do segundo turno e também o Campeonato Carioca por antecipação
3/12/2002 – O Real Madrid (Esp) vence o Olímpia (Par) por 2 a 0 e conquista o Mundial Interclubes

Fontes: Ponteiro e RSSSF

domingo, 2 de dezembro de 2007

Seleção de Bernardinho fatura Copa do Mundo de vôlei. E agora, Ricardinho?

A rotina de conquistas continua a mesma. Depois de um tropeço na estréia, contra os EUA, a seleção brasileira masculina de vôlei garantiu neste domingo o título da Copa do Mundo, ao bate o Japão por 3 a 1, na rodada final. A vaga olímpica já havia sido assegurada um dia antes, com a vitória de 3 a 0 sobre a Rússia.

O grande dilema, a partir de agora, é a situação do levantador Ricardinho. Protagonista da maior polêmica nos Jogos Pan-Americanos, quando foi cortado após uma briga com o técnico Bernardinho, o genial (e genioso) levantador deve estar coçando a cabeça. Afinal, se ele contava com um fiasco brasileiro no Japão para voltar nos "braços do povo" para a seleção, acabou se frustrando bastante.

Cabe a Ricardinho se livrar desta verdadeira sinuca e mostrar o que ele pretende fazer de sua vida. Ou se enquadra de acordo com as normas de Bernardinho e pede desculpas a todo o grupo para poder voltar à equipe, ou verá os Jogos Olímpicos de Pequim do sofá de sua casa.

crédito da foto: divulgação/FIVB

Máquina do tempo

2/12/1909 – Nascimento da atriz alemã Sybelle Schmitz
2/12/1938 – Nascimento do jogador argentino de futebol Luis Artime
2/12/1970 – Nascimento do surfista brasileiro Renan Rocha
2/12/1973 – Nascimento da jogadora brasileira de basquete Alessandra de Oliveira
2/12/1984 – O Santos vence o Corinthians por 1 a 0 e conquista o Campeonato Paulista
2/12/1997 – O Borussia Dortmund (Ale) vence o Cruzeiro por 2 a 0 e conquista o Mundial Interclubes

Fontes: Ponteiro e RSSSF



sábado, 1 de dezembro de 2007

Máquina do tempo

1º/12/1899 – Fundação do Club Atlético Argentino de Quilmes (Arg)
1º/12/1935 – Nascimento do ator e diretor americano Woody Allen
1º/12/1963 – O Guarani vence o Corinthians por 4 a 1
1º/12/1977 – Nascimento da atriz francesa Sophie Guillemin
1º/12/1994 – O Velez Sarsfield (Arg) vence o Milan (Ita) por 2 a 0 e conquista o Mundial Interclubes
1º/12/1998 – O Real Madrid (Esp) vence o Vasco por 2 a 1 e conquista o Mundial Interclubes

Fontes: Ponteiro e RSSSF

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Máquina do tempo

30/11/1920 – Nascimento da atriz americana Virginia Mayo
30/11/1937 – Nascimento do diretor inglês de cinema Riddley Scott
30/11/1965 – Nascimento do jogador brasileiro de futebol Aldair do Santos
30/11/1978 – Nascimento do ator mexicano Gael Garcia Bernal
30/11/1980 – O Fluminense vence o Vasco por 1 a 0 e conquista o Campeonato Carioca
30/11/1999 – O Manchester United (Ing) vence o Palmeiras por 1 a 0 e conquista o Mundial Interclubes

Fonte: Ponteiro e RSSSF

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Bi paulista do Tricolor em 1981 teve até gol de placa de Serginho Chulapa

O atacante França, que faz recuperação física no Refis do São Paulo, disse nesta quarta-feira que deseja voltar ao Tricolor em 2009 para quebrar o recorde de gols de Serginho Chulapa e tornar-se o maior artilheiro da história do clube.

Convenhamos, não será uma tarefa fácil. Serginho fez, entre 1974 e 1982, 242 gols pelo São Paulo. França tem 182 e vê o fim da carreira se aproximar.

França teve bons momentos no Morumbi, não se pode negar, fez belos gols e conquistou dois títulos de relevância, os Paulistas de 1998 e 2000. Mas creio que jamais ocupará o lugar de Serginho no coração de todo são-paulino.

No vídeo abaixo, estão os gols da decisão do Paulistão de 81, quando o São Paulo bateu a Ponte Preta por 2 a 0 na decisão. Chega a ser um pouco estranho, nestes tempos de Brasileiro de turno e returno, ver a importância de um campeonato estadual no futebol brasileiro.

Sim, porque o Brasileirão daquele ano ocorrera no primeiro semestre e este mesmo time do São Paulo (um timaço, diga-se de passagem) fracassou na final, ao perder para um Grêmio sem estrelas, em pleno Morumbi. Mas em novembro de 81, ninguém mais se lembrava disso. E os gols de Renato e Serginho, na final contra a Ponte, ajudaram a apagar a frustração da memória da torcida.


E antes que me esqueça, que golaço do Chulapa!


Máquina do tempo

29/11/1899 – Fundação formal do FC Barcelona, da Espanha
29/11/1954 – Nascimento do diretor americano de cinema Joel Coen
29/11/1969 – Nascimento do goleiro americano de futebol Kasey Keller
29/11/1972 – Nascimento do cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa
29/11/1981 – O São Paulo derrota a Ponte Preta por 2 a 0 e conquista o Campeonato Paulista
29/11/2002 – O jogador americano de basquete Michael Jordan anuncia, pela terceira vez, sua despedida das quadras

Fontes: Ponteiro e RSSSF

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Marcelinho Carioca rejeita a maior glória corintiana (para delírio dos rivais)

Como diz aquele comercial de cartão de crédito, algumas coisas o dinheiro não paga. É o caso de uma entrevista do meia Marcelinho Carioca ao repórter Maurício Oliveira, no diário Lance! desta quarta-feira. Considerado (pelo menos até a entrevista de hoje) como um dos maiores ídolos do clube em todos os tempos, Marcelinho colocou a mão num vespeiro e disse que o título do Mundial de Clubes de 2000 não teve o peso de um verdadeiro mundial.

Algumas frases que resumem o pensamento do "Pé-de-Anjo da Fiel":

a) "...os títulos paulista e da Copa do Brasil de 1995 foram mais importantes."
b) "O Mundial tem toda essa briga de que não valeu porque o Corinthians não ganhou a Libertadores. A Globo também não cobriu...não tivemos o trajeto de Flamengo, Grêmio, São Paulo e outros. Por isso, acho que não é a mesma coisa"
c) "...para o jogador, tem de ter o trajeto da Libertadores. Não desmerecendo o título, mas acho que não valeu como Mundial"

Será que Marcelinho Carioca aceitaria uma rápida visita na quadra da Gaviões da Fiel após estas declarações?

Quem falou que os times da Europa não comemoram o Mundial de Clubes?

Existe uma lenda na imprensa brasileira de que os clubes da Europa não estão nem aí com o Mundial de Clubes da Fifa, bem como a antiga Copa Intercontinental (a velha e boa Copa Toyota). Por esta lenda, enquanto os sul-americanos encaram como o jogo da vida, para os europeus é mais um estorvo no calendário internacional. Pura conversa mole!

É claro que não dá pra comparar o jeito de comemorar de um alemão com um brasileiro, por exemplo, até por razões culturais. Mas daí a dizer que eles menosprezam esta competição vai uma grande distância. Estive na disputa de 1997, quando o Borussia Dortmund despachou o Cruzeiro por 2 a 0 e posso garantir que os alemães festejaram bastante...


O vídeo abaixo mostra exatamente isso. Os holandeses do Ajax vibraram muito após bater o Grêmio, na disputa dos pênaltis. E na volta para Amsterdã, foram recebidos com festa pela galera. Até o mala do técnico Van Gaal parece que entrou no clima e tomou todas para comemorar.


Máquina do tempo

28/11/1950 – Nascimento do ator americano Ed Harris
28/11/1962 – Nascimento do ator brasileiro Marco Ricca
28/11/1978 – O Boca Juniors (Arg) vence o Deportivo Cali (Col) por 4 a 0 e conquista a Taça Libertadores
28/11/1995 – O Ajax (Hol) vence o Grêmio por 4 a 3, nos pênaltis, e conquista o Mundial Interclubes
28/11/2000 – O Boca Juniors (Arg) vence o Real Madrid por 2 a 1 e conquista o Mundial Interclubes
28/11/2005 – O jogador brasileiro de futebol Ronaldinho Gaúcho ganha o prêmio Bola de Ouro, em Paris

Fontes: Ponteiro e RSSSF

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Máquina do tempo

27/11/1887 – Fundação do Quilmes Atlético Club (Arg)
27/11/1940 – Nascimento do ator americano Bruce Lee
27/11/1951 – Nascimento da atriz brasileira Vera Fischer
27/11/1956 – O atleta brasileiro Adhemar Ferreira da Silva conquista a medalha de ouro no salto triplo, nos Jogos Olímpicos de Melbourne-56
27/11/1984 – Fundação do Jaru Futebol Clube (RO)
27/11/2001 – O Bayern Munique (Ale) vence o Boca Juniors (Arg) por 1 a 0, na prorrogação, e conquista o Mundial Interclubes

Fontes: Ponteiro, CBAt e RSSSF

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Copa 2010: Números e mais números

Para quem gosta de estatísticas, eis alguns números bem interessantes divulgados pela Fifa antes do sorteio dos grupos das eliminatórias de 2010:
  • 5.000 partidas válidas por eliminatórias serão completadas ao final do torneio qualificatório para a Copa da África do Sul, desde a primeira eliminatória (Copa de 34);
  • 200 seleções se inscreveram para estas eliminatórias, o maior número de inscrições de todos os tempos;
  • 31 gols é a maior diferença na vitória de uma equipe sobre outra. Ocorreu na vitória de 31 a 0 da Austrália sobre Samoa Ocidental, para a Copa de 2006;
  • 20 anos de partidas válidas por eliminatórias de Copa do Mundo foram disputadas pelo norte-irlandês Pat Jennings e pelo panamenho Victor Mendieta;
  • 18 é o número de competições eliminatórias disputadas por Irlanda, Portugal e Luxemburgo até hoje. isso significa que estas seleções jogaram todas as eliminatórias desde a primeira edição, em 1934;
  • 162.764 pessoas lotaram o Maracanã em 1977, para assistir Brasil 6 x 0 Colômbia.

Copa 2010: veja quais os clássicos imperdíveis das eliminatórias


Foi bacana a festa organzada pela África do Sul para a cerimônia do sorteio das eliminatórias da Copa 2010 no domingo Sem frescuras e todo aquele ar esnobe que ocorre na Europa, por exemplo. Uma prova que não é preciso ser país do chamado Primeiro Mundo para fazer as coisas com a mesma competência.

Mas a melhor coisa dos sorteios de eliminatórias de Copa do Mundo é poder se programar para alguns duelos imperdíveis. Eis os jogos sensacionais que virão por aí:
a) Suriname x Montserrat

b) Belize x São Cristovão e Neves
c) Turquemenistão x Coréia do Norte
d) Cingapura x Uzbequistão
e) Gabão x Lesoto
f) Botsuana x Madagascar
g) Burundi x Seychelles
h) Malta x Albânia
i) Azerbaijão x Liechtenstein
j) Cazaquistão x Andorra


A propósito: o sujeito que inventou o sistema de disputa das eliminatórias da Concacaf merece um prêmio por ter inventado algo tão esdrúxulo...

Tragédia na Fonte Nova: as mesmas desculpas esfarrapadas de sempre

Era para ser uma grande festa e terminou em uma das maiores tragédias já ocorridas na história do futebol brasileiro. O acidente deste domingo no estádio da Fonte Nova e que resultou na morte de sete pessoas já estava prevista. Só não se sabia quando ocorreria.

Para quem não se lembra, dois dias depois de o Brasil ser indicado oficialmente como sede da Copa do Mundo de 2014, o Sinaenco (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia) divulgou um estudo, realizado durante três meses, que nenhum dos 29 estádios de 18 cidades brasileiras analisados seria aprovado pela Fifa para a realização da Copa.

O pior dos estádios era justamente o da Fonte Nova, na Bahia, apresentando, entre outros problemas, arquibancadas em ruínas, falta de segurança e higiene a torcedores e até jogadores.

Foi preciso um acidente de tais proporções para que o governador Jacques Wagner (PT) anunciasse a interdição do estádio e levantasse a hipótese até mesmo de sua demolição. Mas nem o governador ou o ministros dos Esportes, Orlando Silva, procuraram falar em culpados. Apenas queriam dar "apoio às famílias enlutadas".

Mas será que as autoridades precisavam esperar uma tragédia como esta para tomar tais atitudes?

crédito da foto: Jornal A Tarde/Online

Máquina do tempo

26/11/1873 – Nascimento do boxeador irlandês Tom Sharkey
26/11/1888 – Nascimento do jogador uruguaio de futebol Hector Scarone
26/11/1915 – Fundação do departamento de futebol do Vasco da Gama
26/11/1942 – Primeira apresentação do filme “Casablanca”
26/11/1973 – Nascimento do jogador brasileiro de futebol Batata
26/11/1993 – Morte do ator brasileiro Grande Hotelo

Fonte: Ponteiro

domingo, 25 de novembro de 2007

Máquina do tempo

25/11/1900 – Nascimento da atriz americana Margaret Livingston
25/11/1914 – Nascimento do jogador americano de beisebol Joe DiMaggio
25/11/1937 – Nascimento do ator americano Dustin Hoffmann
25/11/1961 – Casamento do piloto americano de F-1 e F-Indy Mario Andretti com Dee Ann
25/11/1977 – Nascimento do tenista argentino Guillermo Cañas
25/11/1992 – Primeira apresentação do desenho animado “Aladim”

Fonte: Ponteiro

sábado, 24 de novembro de 2007

Está no ar mais um campeonato-fantasma do basquete brasileiro

E o Nacional Feminino de basquete começou. O que, você não sabia? Pois é, assim como você, caro(a) amigo(a) basqueteiro(a), provavelmente muitos também desconheciam que o principal torneio de clubes do Brasil, que está em sua 10ª edição, havia começado nesta sexta-feira. O tímido espaço reservado nos principais jornais do país e a falta de jogos transmitidos ao vivo talvez possam justificar tal mistério.

Embora a própria Confederação Brasileira de Basquete (CBB), no texto de apresentação do torneio em seu site, garanta que o torneio mais uma vez terá seus jogos transmitidos pelo canal a cabo Sportv, pelo menos nas primeiras rodadas, não havia nenhum jogo para ser exibido ao vivo. E de hoje, domingo, até a próxima terça-feira (27/11), estão programadas cinco partidas.

Para quem não sabe de nada (vale lembrar que o Paulista feminino terminou há pouco mais de uma semana e só os mais fanáticos acompanharam o título do Ourinhos), algumas informações úteis para não se sentir completamente perdido:


a) Iziane, a principal estrela da seleção brasileira, estará disputando o primeiro Nacional adulto de sua carreira. Ela integra o já forte time de Ourinhos, favorito absoluto ao tetracampeonato;
b) O Nacional terá nove equipes participantes, uma evolução em comparação a 2006/2007, que só teve seis clubes;
c) São Paulo é o estado que tem a maioria dos clubes deste nacional (quatro). Rio de Janeiro (três), Santa Catarina e Pernambuco (um cada) completam a relação;
d) Para a segunda fase (quartas-de-final), estarão classificados oito times. Ou seja, só UM será eliminado;

Os jogos deste domingo: Sport/Faculdade Maurício de Nassau x Catanduva/Unimed; Botafogo x Florianópolis; Santo André x Ourinhos/Unimed

Crédito da foto: Alexandre Vidal/divulgação - Lance de Botafogo x São Bernardo, na rodada de abertura do Nacional

Blogs bons na praça

Propaganda é a alma do negócio, pelo menos é o que se costuma dizer...Tudo bem que alguns coleguinhas jornalistas levam a sério demais, o que acaba atrapalhando tudo (heheheh).

Mas vamos deixar de enrolação, pois quero deixar aqui duas sugestões bem legais de blogs, de dois grandes companheiros de batalhas jornalísticas.


O primeiro, de um companheiro mais novo, porém nem por isso menos competente. O Como o esporte explica o mundo, de Adalberto Leister Filho, o velho e bom Adalba, traz notícias e textos bem interessantes que às vezes acabvam perdidas nas páginas dos nossos matutinos. Tem ainda boas histórias de redações (algumas um pouco exageradas, né Adalba? rs)

O outro é de um companheiro das antigas, da gloriosa época da Cásper Líbero, em meados dos anos 80. O Beijing Olímpica, de Everton Domingues, se propõe a ser um verdadeiro canal de informações para os próximos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, com notícias interessantes e que ainda não encontram espaço nos jornais (ao menos por enquanto)

Eles valem uma visita.

Máquina do tempo

24/11/1874 – Nascimento do inglês Charles Miller, que introduziu o futebol no Brasil
24/11/1929 – O Vasco derrota o América por 5 a 0 e conquista o Campeonato Carioca
24/11/1949 – Fundação do Club Jorge Wilstermann, da Bolívia
24/11/1963 – Nascimento da atriz canadense Lisa Howard
24/11/1974 – O atacante Miradinha, do São Paulo, sofre fratura exposta na vitória de 3 a 0 sobre o América, em São José do Rio Preto. Ele só voltaria aos gramados em 1977
24/11/1999 – O cavaleiro brasileiro Rodrigo Pessoa conquista o 1º lugar do ranking da Federação Eqüestre Internacional

Fonte: Ponteiro e Almanaque do São Paulo

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Dunga, vai um Prozac aí?

Ao ler matéria do colega Mateus Silva Alves, que será publicada na edição desta sexta-feira do Diário de S. Paulo, sobre a entrevista coletiva do técnico Dunga, chego a uma única conclusão: não deve ser tarefa das mais agradáveis conviver na intimidade do técnico da seleção brasileira.

Horas depois de ter escapado de levar uma sova do Uruguai, Dunga ainda encontrou energia para criticar a torcida ranzinza de São Paulo, os jornalistas que não conhecem os bastidores da seleção (e por isso não deveriam fazer perguntas impertinentes) e ainda se auto-elogiar pela "incrível" substituição de Ronaldinho Gaúcho por Josué.


Na boa, alguém já pensou em sugerir ao senhor Carlos Caetano Vierri que mudasse seu apelido para Zangado?

Homenagem a Afonso

Este blog vai contra a maré reinante na imprensa esportiva brasileira, sempre ranzinza e de mal com a vida. Até em gestos simples podemos identificar o espírito de nobreza das pessoas. Por isso, queremos aqui dar os mais profundos agradecimentos ao atacante Afonso Alves. Afinal, foi graças à sua contusão que Luís Fabiano pôde salvar o Brasil de uma derrota histórica contra o Uruguai.

VALEU, AFONSO!

Related Posts with Thumbnails