boo-box

sábado, 3 de novembro de 2007

Briga entre São Paulo e Flamengo pela "taça das bolinhas" beira o ridículo

Está ficando engraçada a troca de alfinetadas, via imprensa, entre dirigentes de São Paulo e Flamengo, por causa da suposta honra de ser o primeiro pentacampeão brasileiro e, pior ainda, pela posse da “taça das bolinhas”.

Deixando a paixão de lado – coisa que alguns veículos de comunicação não conseguem fazer de forma alguma -, o fato é que os dois lados estão certos e errados ao mesmo tempo. É difícil argumentar que o Flamengo não seja considerado pentacampeão brasileiro, pois qualquer um que tenha acompanhando ou lido sobre a Copa União de 87 sabe que é impossível não considerar aquele como o verdadeiro Campeonato Brasileiro, pois reunia as principais equipes do Brasil. E não custa lembrar que era um são-paulino (Carlos Miguel Aidar) quem presidia o Clube dos 13, entidade que criou a Copa União. E que esta mesma entidade recomendou que Flamengo e Internacional não disputassem o cruzamento com Sport e Guarani, vencedores do tal Módulo Amarelo.

Mas por outro lado...

É no mínimo estranho, para não dizer outra coisa, que justamente quando um clube consegue a quinta conquista nacional o Flamengo aparece e reivindica não só a condição de primeiro pentacampeão brasileiro, bem como a posse definitiva da tal “taça das bolinhas”. Por que não fizeram, isso antes, logo depois de 1992, com a mesma veemência que demonstra hoje?

Além disso, embora o torneio tenha sido um sucesso comercial (16 times, mais de 20 mil de média de público), devemos lembrar um detalhe importante: por conta de uma decisão elitista, os 16 clubes simplesmente resolveram fazer um torneio entre si e, na base da canetada, alijaram da principal competição nacional equipes como Guarani (que tinha sido vice-campeão em 86), o América-RJ (terceiro colocado no mesmo ano) e o próprio Sport, entre outros.

No final das contas, para mim o resumo de toda esta confusão é o seguinte: o São Paulo é penta, o Flamengo foi o primeiro penta e a CBF dá a “taça das bolinhas” para quem ela bem entender.

3 comentários:

Anônimo disse...

Já que a torcida do tricolor não se manifestou, eu o faço. e não comento nada sobre o brasileireco. quero é convidar a mei a dúzia de leitores deste blog a ler minha coluna no site www.basketbrasil.com.br . é na linha pagar, walter,paga.

Marcelo Laguna disse...

Meia dúzia não, seu Alessandro...já chegamos aos bravos 23 fiéis testemunhas...

Abraços

Marcos Bonilha disse...

Laguna, concordo contigo.
Sou sãopaulino e, apesar de não lembrar muito da Copa União, também considero o Flamengo penta. Mas, como vc comentou, por que só agora que os rubro negros estão enchendo o saco por causa da taça, 15 anos depois de ter conquistado seu último título?
Se a CBF não considera o rubro-negro campeão de 87, nada mais lógico (se é que existe isso no futebol) do que entregar a taça para o SP, pois, aí sim, o tricolor é o primeiro pentacampeão de um torneio chamado campeonato brasileiro organizado pela CBF.
Abraços

Related Posts with Thumbnails