boo-box

sábado, 15 de dezembro de 2007

Mundial de Clubes: a Fifa volta a brigar com a história do futebol

Vez ou outra, a Fifa adora se meter em uma enrascada. Parece até de propósito para criar polêmica mesmo. Foi assim em 2000, quando fez uma esdrúxula votação pela internet para escolher o melhor jogador da história. Tudo bem que Maradona foi um gênio, mas nem em uma eleição em todos os planetas do Sistema Solar alguém em sã consciência pode imaginar que o melhor da história não seja Pelé.

Neste sábado, a Fifa deu mais uma mancada. E das grandes. Em entrevista coletiva, o presidente da entidade, Joseph Blatter simplesmente apagou parte da história do futebol ao dizer com todas as letras: "O comitê executivo tomou neste sábado a decisão e é definitiva. O campeão do primeiro Mundial de Clubes é o Corinthians". Para piorar, um comunicado diz que outros torneios não se consideram como eventos oficiais da Fifa.

O que teve a intenção de apenas dar uma resposta ao Palmeiras, negando o reconhecimento oficial da Copa Rio de 1951 como o primeiro Mundial de Clubes, acabou se tornando um problema. Ou alguém em seu juízo perfeito vai argumentar que o Santos de Pelé, Coutinho, Pepe e Cia, nunca foi campeão mundial? Ou o Real Madrid de Di Stefano, Puskas e Gento ?; Ou o Ajax de Cruijff, Neeskens e Krol? Ou o Flamengo de Zico, Junior e Nunes? Ou o São Paulo de Raí, Muller e Cerezzo?

A Fifa precisa aprender, de uma vez por todas: não se apaga a história por decreto. Muito menos o que está no coração de cada torcedor.

O futebol seria muito melhor se os cartolas não existissem...

2 comentários:

Anônimo disse...

Muita coisa fzem voces jornalsitas, a Fifa não fez nada de mais, apenas disse que sobre a chancela dela o titulo começou a ser disputado em 2000 , só isso, e não é nenhuma mentira, ela só fez valer o nome dela e seus patrocinadores, os outros titulos aconteceram só que não tinham a chancela da fifa, só isso, eles não inventaram nem reinventarm nada.

Marcelo Laguna disse...

Permita-me discordar, mas a Fifa mete sim os pés pelas mãos toda a vez que tenta, na base da imposição de seus objetivos, modificar simplesmente a história do futebol.
Não discuto a legitimidade do título do Corinthians, mas posso concordar com este argumento de serem válidos somente os campeonatos que a Fifa organizou, SÓ PORQUE A FIFA QUER ASSIM.
E só para refrescar sua memória, nos torneios intercontinentaius, a partir dos anos 80, sempre existia um representante da Fifa acompanhando o jogo no Japão.

Related Posts with Thumbnails