Para o torcedor são-paulino que está preocupado com a partida de hoje à noite pela Taça Libertadores, diante do Audax, vamos relembrar um momento histórico e feliz. Hoje, faz exatamente 30 anos que o São Paulo conquistou pela primeira vez o título brasileiro, ao derrotar o Atlético-MG por 3 a 2, na decisão por pênaltis, após um dramático empate de 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A conquista foi do Brasileirão de 77, mas como o torneio avançou no calendário, a final ocorreu em 5 de março de 1978.
O triunfo tricolor teve uma importância tremenda graças às circunstâncias em que foi obtido. O Atlético-MG era disparado o melhor time, tanto que terminou a competição com nove pontos de vantagem em relação à equipe do Morumbi. Tinha o atacante Reinaldo, então vivendo uma fase fabulosa, além de outros craques, como Toninho Cerezo, João Leite e Paulo Isidoro. Já o São Paulo, comandado pelo técnico Rubens Minelli, tinha como destaques o goleiro Waldir Perez, o centroavante Serginho Chulapa e o volante Chicão. Um bom time, mas inferior ao Galo.
Na hora da decisão, contudo, valeu a maior experiência são-paulina, além de uma boa dose de catimba de Waldir Perez na cobrança de pênaltis. No vídeo abaixo, reveja a série de penalidades que deu o título ao São Paulo, com emocionante narração do ótimo Luiz Noriega, pela TV Cultura. Aliás, por que que boa parte dos narradores de TV atualmente não copiam o estilo sóbrio e preciso do Noriega, ao invés de ficarem se esgoelando o tempo todo?
Um comentário:
Bao, Laguninha, muito legal a citação ao trabalho do velho Luiz, que realmente narrava muito!
Abs
Postar um comentário