boo-box

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Do blog Esporte Fino

O futebol não é para matemáticos

Por Rodrigo Borges, do blog Esporte Fino

Não sei quem foi o gênio que pensou pela primeira vez que seria uma ideia incrível pedir que um matemático fizesse as contas das chances de título de diversos times no Campeonato Brasileiro.

É um efeito direto da mudança para o regulamento dos pontos corridos, disputado desde 2003 – e que tem neste blogueiro um de seus defensores. Mas poucas coisas são mais estúpidas do que a onda de porcentagens que toma conta de parte do noticiário esportivo nas rodadas finais do Brasileiro.

Neste domingo, encerrada a 31ª rodada, descobriu-se que o Palmeiras tem 39% de chance de ser campeão. O Palmeiras, que semana passada tinha mais de 50% de chances. Claro. O Verdão perdeu, seus rivais venceram. O Atlético-MG, que tinha menos de 10%, agora tem 19%. E assim vai, até o Goiás, que hoje aparece com 3%.

O futebol não é uma ciência exata. O futebol só é o esporte mais popular do mundo porque nele não há lógica ou razão, como na matemática. O pequeno vence o grande, um time vira sobre o outro uma partida que parecia perdida. Há zebra, o improvável adora entrar em campo.

O mesmo Palmeiras que hoje tem 39% de chance de ser campeão, semana que vem terá de novo mais de 50% caso vença o Goiás na quinta-feira e seus rivais deem tropeços, pequenos que sejam.

Os números, no futebol, servem para marcar número de pontos, de vitórias, de gols. E apenas isso. Os matemáticos, por quem tenho enorme respeito, que me desculpem, mas futebol não é para eles. Este esporte não tem lógica.

Um comentário:

Rodrigo Borges disse...

Mas que ótimo texto! Hahaha! Obrigado pelo privilégio, amigo. Abraço!

Related Posts with Thumbnails