boo-box

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Brasucas abaixo de zero

Coluna Diário Esportivo, publicada na edição de 5 de fevereiro do Diário de S. Paulo


Em 1993, chegou às telas uma comédia, estrelada pelo ator John Candy (que morreu um ano depois), chamada “Jamaica Abaixo de Zero” (foto). O filme conta a história real de quatro jamaicanos que decidem formar uma equipe de bobsled para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno em Calgary, em 1988, tendo Candy no papel do treinador. Obviamente eles voltaram para casa sem qualquer medalha, mas até que fizeram bonito nos Jogos e ganharam a simpatia da torcida.

Daqui a uma semana, novamente o Canadá receberá uma edição das Olimpíadas de Inverno, desta vez na cidade de Vancouver. Mas o motivo que me levou a recordar das hilárias aventuras jamaicanas na neve foi um comunicado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), listando o nome dos cinco atletas brasileiros que disputarão os Jogos. É impossível não fazer um paralelo entre a epopeia da turma do bobsled da Jamaica com os brasucas.

Nada contra o direito de qualquer um em participar das Olimpíadas, sejam elas de Verão (os Jogos Olímpicos tradicionais) ou de Inverno. Duro mesmo é constatar que será investido um dinheiro bastante razoável para resultados pífios. Ou alguém aí acha que o Brasil tem tradição em esportes na neve?

Polêmica sem sentido

Simplesmente inacreditável que o COB tente impedir a publicação do livro da psicóloga Kátia Rubio, “Esporte, Educação e Valores Olímpicos”, alegando que os termos “olímpico” e “Olimpíada”, são de propriedade do COI. Podiam ter passado sem essa.

A coluna Diário Esportivo, assinada por este blogueiro, é publicada às sextas-feiras no Diário de S. Paulo

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails