boo-box

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Copa do Mundo é nossa (10)

Do portal Copa 2014

Brasil é país-sede mais atrasado
na Copa das Confederações


A 33 meses do torneio-teste, preparação brasileira já é mais lenta que Japão/Coreia e Alemanha


Diego Salgado - São Paulo

Desde que a Fifa utiliza a Copa das Confederações como evento-teste para o Mundial, a organização brasileira para a edição de 2013 já é a mais atrasada. A 33 meses do torneio, nenhum dos 12 estádios tem obras em estágio avançado.


A situação é inversa à Alemanha (2005) e Japão/Coreia (2001), que tinham ao menos duas arenas prontas a pouco mais de três anos da competição. O atraso brasileiro só se compara ao da África do Sul, cujas quatro arenas do torneio preparatório foram concluídas a poucos meses do pontapé inicial.


No Brasil, Cuiabá é a sede mais avançada. Mesmo assim, o Verdão ainda está na fase de fundações, um estágio inicial da construção. Fortaleza, Natal e Recife, sem obras, são as capitais mais atrasadas. Já Curitiba e São Paulo ainda não confirmaram seus estádios.


A demora no início da reforma ou construção dos estádios de 2014 preocupa. O próprio COL (Comitê Organizador da Copa) estima em 30 meses o prazo mínimo para erguer uma arena. O Engenhão, construído para o Pan-2007, levou três anos e meio para ficar pronto.


Alemanha e Ásia
A edição alemã era a mais avançada quando faltavam 33 meses para a Copa das Confederações. Em setembro de 2002, quatro dos 12 estádios do Mundial estavam adequados ao padrão da Fifa.


Na Ásia, em 2001, seis estádios abrigaram as partidas. Em meados de 98, Yokohama já tinha seu estádio pronto. Os demais foram inaugurados às vésperas da estreia entre França e Coreia do Sul. Mesmo assim, as arenas japonesas de Osaka e Miyagi, preteridas pela organização, foram concluídas em maio de 96 e março de 2000, deixando à Fifa duas cartas na manga.


Critério
A análise das últimas três edições da Copa das Confederações mostra que a Fifa possui um padrão para a escolha dos estádios do torneio. Das 15 arenas usadas desde 2001, 11 receberam jogos até as oitavas de final da Copa do Mundo.


Dois abrigaram partidas de quartas de final: o Ellis Park, em Johanesburgo, e o Waldstadion, em Frankfurt. Na Ásia, o estádio da decisão do terceiro lugar, de Daegu, e o da final da Copa (Yokohama), também participaram da Copa das Confederações.


Nunca um estádio que ficou fora Mundial abrigou jogos da competição preparatória. Isso praticamente inviabiliza a participação da Arena Palestra, da Grêmio Arena e do próprio Engenhão no torneio que testa o Brasil para o Mundial.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails