boo-box

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Cielo e o Mundial de piscina curta

Cesar Cielo comemora o ouro nos 50m livre em Dubai/Crédito: CBDA

Sim, Cesar Cielo mostrou nesta sexta-feira que é o maior velocista da natação na atualidade. Sim, Cesar Cielo superou mais uma o francês
Frédérick Bousquet, seu maior rival nas piscinas. E sim, Cesar Cielo ganhou a medalha de ouro no Mundial de piscina curta, em Dubai, nos Emirados Árabes, quebrando o recorde sul-americano dos 50m livre.

Mas sem desmerecer ou tentar desqualificar o feito de Cielo, é bom que o pessoal mantenha os pés no chão. Cesar Cielo tornou-se nesta sexta-feira campeão mundial dos 50m livre em piscina curta! O equivalente seria querer comparar os feitos da seleção brasileira de futebol com os títulos conquistados pela seleção de futebol de areia. Não dá, né?

Cesar Cielo é um fenômeno, tem tudo para ser o maior nadador brasileiro em todos os tempos. Só não podemos cair no oba-oba das emissoras de TV e também da CBDA, que têm o maior interesse em bombar esta coisa esquisita e mala chamada Mundial de piscina curta e tentar transformar um grande feito em algo maior do que é.

2 comentários:

Filipe Ribeiro disse...

Marcelo, perdão, mas acho que você exagerou nas críticas a este Mundial. O evento em Dubai foi o único a reunir os atletas que disputaram o Pan-Pacífico e o Europeu, então foi uma grande competição, sim. Claro que a piscina que importa, no fim da contas, é a longa, mas gente boa do mundo todo foi para lá e nadou na mesma piscina. Cielo venceu todos.

Só pra lembrar: nem ele nem Felipe França conquistaram vitórias inéditas ontem. Os dois UNIFICARAM os títulos em piscinas longas e curtas (e Cielo ainda juntou a isso a piscina de jardas). É, sim, um feito histórico e muito importante.

Marcelo Laguna disse...

Filipe, as críticas ao Mundial de piscina curta não são exclusividade minha. Vários técnicos renomadors, que não fazem parte da patota da CBDA, já disseram que a representatividade do Mundial de piscina curta é nula. Excepcionalmente, os americanos levaram este ano um time forte, exceção apenas ao Phelps. Ainda assim, não se pode negar que é um eventop de menor importância na natação.

Já os feitos de Cielo e Felipe França são inquestionáveis. O Brasil tem uma geração muito talentosa e que conta, acima de tudo, com um gênio chamado Cielo.

Valeu pela visita, um abraço.

Related Posts with Thumbnails