boo-box

domingo, 28 de outubro de 2007

Pontos corridos ou mata-mata? A polêmica continua mais forte do que nunca

Nas primeiras semanas de vida deste blog, coloquei uma pesquisa no ar para ver qual seria a preferência dos internautas a respeito da fórmula de disputa do Brasileirão: pontos corridos ou mata-mata? Sem qualquer pretensão de realizar um estudo científico, tratava-se apenas de conhecer a opinião das pessoas que frequentam este espaço. O resultado foi um empate técnico.

Na realidade, desde sua implantação no Campeonato Brasileiro, em 2003, o sistema de pontos corridos sempre encontrou forte resistência.

E os primeiros anos deram munição aos adeptos dos mata-matas como a forma mais emocionante de disputa, por causa da baixa média de público ou do grande número de clubes que ficava sem brigar por nada (Libertadores, Sul-Americana ou fugir do rebaixamento) durante várias rodadas. O título por antecipação conquistado pelo Cruzeiro, em 2003, deu argumentos aos que detestam os pontos corridos.

O caso é que com a fixação do número de participantes em 20 equipes (que considero ideal), o Brasileirão passou a ter uma realidade completamente diferente. E trouxe consigo também uma dose de emoção. Uma emoção diferente do que era nos anos 80 ou 90, com algumas finais inesquecíveis, mas igualmente emocionante.

E é bom que se lembre outro detalhe: a média de público tem aumentado a cada rodada, chegando a 16.250 pessoas, sem contar as partidas deste final de semana, muitas disputadas com casa cheia.

Se o São Paulo definiu o campeonato a seu favor praticamente a quatro rodadas de seu final, méritos do Tricolor. Mas ainda há muito o que se disputar como as três vagas restantes para a Libertadores de 2008 e, o mais importante, fugir da ameaça do rebaixamento. O Corinthians que o diga...

Imagine se os pontos corridos fossem "emocionantes", ?

5 comentários:

Unknown disse...

Eu sou totalmente favorável ao sistema por pontos corridos onde o melhor vence,pois se for no mata-mata fatalmente os times cariocas serão vergonhosamente favorecidos como o Flamengo já foi várias vezes como contra o Grêmio que uma bola do Grêmio entrou e o juiz não deu,contra o Sport de Recife em que a bola não saiu e o juiz disse que saiu,contra o Atlético Mineiro que foi para a final e árbitro carioca foi apitar.Libertadores do Atlético Mineiro que o sr Wright expulsou o time inteiro do Atlético.Santos roubado pelo Botafogo em 95, São Caetano pelo Vasco.Viva os pontos corridos.

Anônimo disse...

Pontos corridos. Sempre.

Anônimo disse...

Essa discussão é triste porque cada um vê apenas seu lado, seu próprio umbigo. Ninguém vê a coisa de forma mais ampla, um pouco nostálgica. Os são-paulinos defendem os pontos corridos com unhas e dentes, pois já ganharam por duas vezes - com justiça - e se acham os maiorais. Já os corintianos são contra, porque talvez não ganhem nunca mais um Brasileirão, uma vez que papou 2005 com a ajuda de Márcio Rezende de Freitas e todos sabem disso... E por aí vai!
Só quero lembrar que o futebol nasceu da rivalidade, do mata-mata. O tal dos pontos corridos iniciou há poucos anos aqui no país. Com ele ou sem ele, o futebol continuará, é claro. Mas, muitos de nós, passamos a amar o futebol com a velha disputa do mata-mata, da grande final, onde não se conseguia nem dormir direito tamanha a ansiedade da decisão. E o almoço, que nem descia direito goela abaixo por causa da tensão, do nervosimo?
Eu ratifico e dou os parabéns ao São Paulo, o justo campeão brasileiro de 2007. Mas, garanto: a emoção ao apito final do jogo de amanhã, no Morumbi, não será nunca igual a de um gol, marcado aos 39 minutos por Richarlyson sobre Felipe, decretando 1 a 0 na segunda partida da decisão. Ver a Fiel sair de cabeça baixa e as serpentinas tomarem parte das arquibancadas do Morumbi não tem preço. Nem pontos corridos que pague!!!
Era isso!

Anônimo disse...

Olá Marcelo tudo bem? sou seu aluno no curso de extensão da Faculdade Rio Branco, e sou totalmente favorável à formula de pontos corridos. Creio que os clubes pequenos se mantém na ativa e arrecadam durante toda a temporada, ao contrário do que acontecia na fórmula octagonal. Inclusive escrevi sobre isso no meu blog e gostaria que pudesse dar uma olhada e dar sua opinião. Desde já agradeço. Grande abraço

http://futebolcomagalera.blog.terra.com.br

Anônimo disse...

Nada como um mata-mata...

Related Posts with Thumbnails