boo-box

terça-feira, 15 de abril de 2008

São Paulo x Palmeiras: reveja o gol de "mão" anulado na final de 1971

Não foi a primeira vez que um gol de mão causou polêmica em um clássico São Paulo x Palmeiras. No mesmo Estádio do Morumbi, em 27/06/1971, tricolores e alviverdes faziam um clássico decisivo, que servia também para decidir o Paulistão daquele ano. O regulamento era de pontos corridos e o empate bastava para dar ao São Paulo o bicampeonato estadual.

Os são-paulinos saíram na frente logo aos 5 do primeiro tempo, com um gol de Toninho Guerreiro. Os palmeirenses passaram a pressionar sem parara e acabaram empatando graças a uma cabeçada de Leivinha. O problema é que o árbitro Armando Marques enxergou mão do meia do Verdão e anulou o gol.

Tinha, na época, sete anos, e não estava no estádio. Minha memória registrou que as reclamações indignadas de palmeirenses não passavam de choro de mau perdedor, até que há alguns anos, adquiri um DVD com as principais conquistas são-paulinas. E as imagens são cristalinas, tanto quanto as de domingo, onde mostram claramente que Adriano fez seu gol com a mão. Em 71, o gol de Leivinha foi completamente legal, mas Armando Marques resolveu dar uma "mãozinha" ao Tricolor.

As imagens abaixo (TV Cultura, do jogo de 71, e Globo, da partida de domingo) não deixam a menor dúvida.



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails