boo-box

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Triste fim da escola de campeões


Coluna Diário Esportivo, publicada na edição de 16 de abril do Diário de S. Paulo

Pode ter terminado de forma melancólica, na última terça-feira, uma parte significativa da história recente do esporte brasileiro. O Brasil Vôlei Clube, que traz em seu DNA toda a tradição do antigo Banespa e que após a venda do banco foi rebatizado de Santander , ainda respira por aparelhos, mas deverá mesmo acabar por falta de patrocínio. Se o motivo do fechamento não chega a ser novidade, é de se lamentar profundamente que o encerramento das atividades do clube termine, por tabela, com a maior escola formadora de talentos do vôlei brasileiro.

Ao ser eliminado terça-feira pelo Montes Claros nas quartas de final da Superliga masculina, o time de São Bernardo também acabou com um ciclo de sofrimento que já durava desde agosto do passado, quando o Santander anunciou a retirada do investimento. O pior de toda esta história, para mim, é saber que o maior fornecedor de mão de obra do vôlei do Brasil irá fechar as portas.

Um número apresentado em uma reportagem do DIÁRIO da última quarta-feira, de autoria de Marta Teixeira, mostra a importância do Banespa (não consigo me acostumar a chamar este time por outro nome): em seus 26 anos de atividade ininterruptos, nada menos do que 23 jogadores formados pelo clube chegaram à seleção brasileira adulta. Nomes da importância de Marcelo Negrão, Tande, Giovane, Ricardinho, Murilo, Gustavo, Rodrigão. Todos craques, todos campeões. O fechamento do Banespa é, também, o fim de uma parte do vôlei do Brasil.

Foto: Um dos históricos times do Banespa, com Marcelo Negrão (nº 1), Giovane (3), Amauri (15), Montanaro (4) e Maurício (na fila de baixo, o terceiro da direita para a esquerda)
Crédito: reprodução


A coluna Diário Esportivo, assinada por este blogueiro, é publicada às sextas-feiras no Diário de S. Paulo

2 comentários:

Jan disse...

Marcelo só para acrecentar, o Banespa teve o José Roberto Guimarães como levantador - hoje um dos técnicos mais consagrados do esporte. Abaço.

Marcelo Laguna disse...

É verdade, Jan. E ele também foi treinador da equipe. A lista de craques que jogaram lá é interminável.
Abraços

Related Posts with Thumbnails