boo-box

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Mais um jogo "quente" pelas Eliminatórias da Copa de 2010, na África do Sul

Se o confronto entre Cuba x Estados Unidos, no último sábado, já havia se tornado o mais interessante da rodada (relembre aqui) das eliminatórias da Concacaf para a Copa da África do Sul, em 2010, a rodada desta quarta-feira também reserva um duelo bem apimentado, do ponto de vista geopolítico.

Pela segunda rodada da última fase eliminatória da zona asiática, jogarão em Shanghai, na China, as inimigas Coréia do Norte e Coréia do Sul. Mesmo em contínuo processo de aproximação no campo esportivo, os dois países acharam melhor fazer a partida em campo neutro e evitar maiores tensões políticas das duas partes. Detalhe: o jogo de volta, marcado para 1º/04/09, ainda não tem local definido.

Após a divisão do país, ocorrida na Guerra da Coréia, nos anos 50, as duas seleções pouco se enfrentaram. Foram somente cinco jogos e os sul-coreanos nunca perderam. Foram três vitórias e dois empates, que por sinal ocorreram justamente nas eliminatórias para a Copa de 2010, na fase anterior: dois 0 x 0.

O mais irônico é que no duelo desta quarta-feira, os norte-coreanos (que até hoje foram apenas à Copa de 66, na Inglaterra, contra sete participações da Coréia do Sul) chegam em vantagem na classificação, por conta da vitória sobre os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1. Embora, é bom que se diga, os sul-coreanos ainda não estrearam nesta fase.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails