boo-box

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Copa-2010: Cuba e EUA fazem o duelo mais interessante da rodada das eliminatórias

O meu amigo Menon, o grande Luís Augusto Simon, já tem programa para o próximo sábado. Acredito que ele irá sintonizar seu rádio nas ondas curtas (ainda existe isso?), ou então apelar para métodos mais modernos e buscar em sites de rádios online a Rebelde 97.6 FM, ou a Habana Cuba 9550 SW.

Todo este esforço será para acompanhar aquele que, segundo o Menon, será o confronto mais importante desta rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010: Cuba x Estados Unidos, marcado para Havana, com início previsto para às 20h11. Aliás, desde que Fidel castro tomou o poder do ditador Fulgêncio Batista, será a primeira vez que uma equipe de futebol dos EUA jogará na capital cubana.

As eliminatórias da Concacaf já entraram na terceira fase, com 12 seleções divididas em três grupos. E inclusive já foi realizada uma rodada, que passou batido por ter ocorrido durante os Jogos Olímpicos. Integrantes do Grupo 1, cubanos e americanos tiveram estréias bem distintas: Cuba perdeu em Havana para Trinidad e Tobago por 3 a 1, enquanto os EUA venceram a Guatemala por 1 a 0, fora de casa.

Cuba conseguiu um feito e tanto, ao passar pela primeira vez para a terceira fase das eliminatórias da Concacaf. Mas se quiser ainda sonhar com uma vaga para a Copa da Àfrica, tem que ganhar de seu grande inimigo político, que dentro de campo tem se dado melhor nos confrontos diretos.

Até hoje, foram realizados sete confrontos entre as duas seleções principais. Os americanos ganharam cinco vezes, houve um empate a somente uma vitória cubana. Justamente no primeiro jogo entre eles, em 20/7/1947, quando Cuba goleou por 5 a 2, em Havana.

Pelas eliminatórias, este será somente o terceiro jogo Cuba x EUA. Nos outros dois, Fidel nem estava perto de tomar o poder: nas eliminatórias para a Copa de 50, no Brasil, os americanos venceram um jogo (5 x 2) e empataram outro (1 x 1), em duas partidas realizadas em setembro de 49, na Cidade do México.

Um comentário:

Anônimo disse...

MORTE AOS IMPERIALISTAS

menon

Related Posts with Thumbnails