boo-box

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Os estaduais ainda tem razão em existir?

A idéia deste post, cujo título é claramente provocativo, veio com as respostas de um outro post, publicado no ótimo blog Esporte Fino. Vamos falar a verdade, com toda a honestidade: você, caro(a) leitor(a), ainda acha que vale a pena os campeonatos estaduais existirem?

Antes de começarem a jogar pedras, pedações de pau e descarregarem centenas de argumentos na cabeça no pobre blogueiro aqui, duas considerações são importantes:

1) sou de uma geração que viu nascer o Campeonato Brasileiro, em 1971, e posso garantir: nos anos 70 e 80, todos comemoravam muito mais a conquista de um título paulista, carioca ou mineiro do que um brasileiro;

2) nada substitui a rivalidade local. Um Flamengo x Corinthians, São Paulo x Fluminense, Grêmio x Palmeiras são duelos sensacionais. Mas nunca irá substituir a graça e a emoção de um Fla x Flu, Corinthians x Palmeiras, São Paulo x Corinthians, Gre-Nal, Atle-Tiba...É como diz aquele poema de Fernando Pessoa: “O Tejo é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia/Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia/Porque o Tejo não é o rio que corre pela minha aldeia".

Isto posto, se analisarmos os estaduais sob à ótica atual, veremos que a utilidade deles é praticamaente nula. Com exceção dos estados que não possuem representantes na Série A do Campeonato Brasileiro, para os demais o velho estadual nada mais é do que uma pré-temporada. E muitas vezes bem incômoda.

Se for campeão (desde que seu time não esteja amargando uma seca de títulos), valerá uma comemoração razoável e olhe lá. Mas se for mal, e perder alguns clássicos por exemplo, então o mundo irá cair nos ombros de seu clube.

Não há mais sentido em os campeonatos regionais sejam realizados nos atuais formatos, alguns exagerados como o de São Paulo, numa época em que existem competições mais importantes do ponto de vista técnico e financeiro, como o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores, que se conquistada leverá ao objetivo supremo de todo clube, o Mundial.

Sinceramente, não tem o menor sentido o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reservar 23 datas para os regionais. São quatro meses absolutamente desperdiçados. Por conta deste inchaço dos estaduais, não há brecha para que os clubes que participem da Libertadores também disputarem a Copa do Brasil. Esta sim uma competição que mereceria ampliar seu espaço e ter mais do que os 64 clubes atuais.

Não sou tão radical a ponto de pedir a extinção dos campeonatos estaduais. Mas eles precisariam passar por uma profunda reavaliação, enxugamento de datas e adequação aos novos tempos. Não se trata de falta de romantismo ou excesso de pragmatismo. Apenas que não dá para brigar com a realidade.

Foto: jogadores do Palmeiras comemoram a conquista do Campeonato Paulista de 2008, encerrando um jejum de 12 anos sem títulos estaduais

4 comentários:

Rubão disse...

tudo isso pq seu amado SPFC quer boicotar o torneio? é fácil, peçam licença e não joguem.

Marcelo Laguna disse...

Rubão, você que me conhece há uns 11 anos, mais ou menos, acha que eu iria perder meu tempo pra escrever um post deste apenas por causa de minha preferência clubística? Eu não me chamo Chico Lang ou Avallone não, meu caro.

abs

Rubão disse...

Laguna; o estadual ainda tem lá seu charme, embora eu concorde que esse formato é horrível.

mas, acabar, não.

Marcelo Laguna disse...

Mas eu disse exatamente isso: não sou a favor de que sejam extintos, ao contrário do que muito gente prega, inclusive gente graúda da imprensa.
Mas não tem cabimento colocar 23 datas de umm calandário pra campeonatos estaduais e não ter espaço para os clubes fazerem excursões ou amistosos internacionais.

O Corinthians, por exemplo, vai ter que rebolar se quiser fazer amistosos pra arrecadar grana e pagar os salários do come-e-dorme do Gordo. Mas se o calendário fosse mais racional e o estadual mais enxuto, isso seria possível.

abs

Related Posts with Thumbnails