Dezoito carros alinhados para o grid de largada do próximo GP da Austrália, dia 29 de março próximo (com sorte, serão 20 carros, se algum maluco decidir comprar o espólio da equipe Honda). Se comparado com o que vimos até o início dos anos 90, a Fórmula 1 nunca esteve tão anêmica e passando por uma crise pesada, certo? Bem, se olharmos a audiência da TV, veremos que não é bem por aí.
Segundo dados do Global Broadcast Report - estudo encomendado pelos dirigentes da F-1 para avaliar a popularidade do esporte -, a temporada de 2008 teve, em média, 600 milhões de pessoas acompanhando cada uma das etapas do Mundial que deu a Lewis Hamilton o título de campeão pela primeira vez. Foi a quarta vez consecutiva que a audiência global da F-1 aumentou.
A China é o país que mais vê F-1 no planeta. Em 2008, 119 milhões de pessoas acompanharam as corridas. O Brasil aparece em segundo lugar no ranking, com 110 milhões de espectadores/prova.
Na Europa, a Itália lidera a lista de audiência na TV, com 38 milhões de pessoas por GP, seguida da Inglaterra, que teve um crescimento de 7% em relação ao Mundial de 2007 e que teve uma média de 29 milhões de pessoas por prova à frente da TV. E os números foram ainda mais animadores em relação às últimas cinco etapas do Mundial: houve um crescimento de 25% na audiência.
Foto: Hamilton comemora o título mundial em Interlagos, ao lado dos mecânicos da McLaren
Crédito: F-1 Live.com
2 comentários:
Ok, mas proporcionalmente a China está com uma audiência risível, enquanto podemos dizer que brasileiro não é só apaixonado por futebol.
Está certo que isso só vale para F1 e enquanto está com alguém na frente, mas isso não vem ao caso agora. heheeh
Primeiro comentário do ano por aqui, Feliz 2009, Laguna.
Tem razão, Bonilha. Na China, até campeonato de botão bate recorde de audiência.
Valeu pela presença. feliz 2009 pra você também e volte sempre
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