boo-box

terça-feira, 24 de março de 2009

Clubes querem reescrever a história do futebol brasileiro. Mas será que é justo?


Reunião ocorrida nesta terça-feira no salão nobre do Estádio Palestra Itália lançou um dossiê que reivindica o reconhecimento, por parte da CBF, como campeões nacionais. Seriam computados, caso o dossiê seja aprovado, os títulos obtidos por Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo, Bahia e Fluminense pela Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Robertão) como títulos nacionais. Isso transformaria Santos e Palmeiras nos maiores campeões brasileiros, com oito conquistas cada um.

A minha opinião escreverei mais abaixo. Mas o companheiro Paulo Vinícius Coelho, da ESPN Brasil e da Folha de São Paulo colocou um post bem coerente e lúcido a respeito do tema em seu blog. Registro aqui o trecho que considero o mais esclarecedor sobre esta polêmica:

Bahia, Santos, Palmeiras, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense ganharam títulos extremamente relevantes entre 1959 e 1970. Ganharam a Taça Brasil, irmã mais velha da Copa do Brasil, e o Robertão, irmão mais velho do Brasileiro. Mas não se deve incluir esses títulos na galeria dos campeões brasileiros.
Quem conhece a história, sabe a importância de cada um deles.
Para quem desconhece, equiparar ou não não faz a menor diferença.

Particularmente, sou contra a ideia destes seis clubes. Não faz o menor sentido comparar estes títulos, mesmo sob o argumento de que eram competições que classificavam seus campeões para a Taça Libertadores.

Só abriria uma exceção: o Robertão, cuja fórmula de disputa se assemelha demais ao Brasileirão da era pré-pontos corridos. Já a Taça Brasil segue o modelo da atual Copa do Brasil (aí sim poderia ser feito o reconhecimento dos títulos).

Foto: equipe do Bahia, campeão da primeira Taça Brasil, disputada em 1959
Crédito:
Museu dos Esportes

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails