boo-box

segunda-feira, 11 de maio de 2009

A era da intolerância no futebol

Já faz algum tempo que acompanhar um jogo de futebol tornou-se uma grande aventura. Especialmente em dia de clássico. Você sabe que chega ao estádio, mas muitas vezes não sabe se volta. A violência cada vez mais à solta afasta o torcedor de bom das arquibancadas. Lá é o lugar apenas dos vândalos organizados, que se preocupam apenas em brigar e soltar bombas de fabricação caseira nos rivais, sob o inútil olhar da polícia, que nada consegue fazer para evitar toda esta bagunça.

Infelizmente, a era da intolerância no futebol parece atingir também a imprensa. É preciso ter cuidado com o que fala ou escreve, do contrário o sujeito pode ser alvo da ira ensandecida dos torcedores. Tudo é levado ao extremo, como se fosse uma ofensa pessoal. Equipes de TV já quase foram agredidas em pleno estádio, apenas pelo motivo de terem criticado o time da casa. Ou simplesmente por não terem feito nada.

A ignorância chegou a tal ponto que os bandidos organizados se acham no direito de questionar até a roupa que um repórter está usando. O companheiro Fábio Salgueiro, em seu blog, relata o triste episódio ocorrido no último sábado, durante o lançamento da nova camisa do Corinthians. Recomendo a leitura.

Como um dos repórteres "ousou" vestir uma camisa verde (da cor do rival Palmeiras) no evento, os vândalos e retardados que ali representavam a banda podre da torcida do Corinthians resolveram intimidar os repórteres presentes. Até cusparada no rosto um deles levou. E nada foi feito para evitar tudo isso. Um segurança chegou ao ponto de dizer que não poderia se responsabilizar pelo "capricho" do repórter em usar uma camisa verde num evento do Corinthians. É o fim da picada!

Há muito que o futebol brasileiro já vem se transformando num lugar chato para se trabalhar, graças às restrições impostas pelos clubes e pela falta quase que absoluta de personagens interessantes, que não fiquem apenas falando o óbvio em deprimentes entrevistas coletivas. Agora, trabalhar no futebol também está se tornando algo perigoso.

Um comentário:

Salgueiro disse...

Meu caro...
adoraria contestar tudo que o amigo escreveu, mas infelizmente não posso pelo simples fato de que tudo isso é a mais pura verdade...
O futebol está chato, refém da televisão, do entretenimento e de pessoas incompetentes, que colocam a vaidade acima de qualquer coisa...
E dizem que o futebol é profissional!

Abraço

Related Posts with Thumbnails