boo-box

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Vergonha que não acaba mais

Coluna Diário Esportivo, publicada na edição de 25 de setembro no Diário de S. Paulo

Uma triste rotina vem se repetindo nas últimas semanas, com a divulgação de novos casos de doping no atletismo brasileiro. Ontem, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou, através de nota oficial, o 16º caso em 2009: o fundista Daniel Lopes Ferreira, durante uma corrida de rua em Bauru no mês de agosto, usou anfetamina, de acordo com o exame realizado pela Agência Antidoping. Embora a entidade mereça elogios pela forma transparente e rápida com que vem tratando toda esta situação, uma coisa não pode ser esquecida: trata-se de um dos maiores vexames do esporte brasileiro.

Acha exagero? Mas será que pode ser considerado normal que exames apontem a presença de substâncias encontradas em remédios para cavalos, como foi o caso dos saltadores Fernanda Gonçalves e João Gabriel Souza? Ou então que uma atleta juvenil (Jenifer do Nascimento Silva) tenha sido flagrada por causa de um analgésico famoso e que há tempos se encontra na lista de medicamentos proibidos? Onde estava o treinador desta garota que não soube orientá-la decentemente?

A verdade é que o atletismo brasileiro vive uma crise moral sem precedentes. O sentimento de vergonha é inquestionável e estes 16 atletas trouxeram para o esporte do Brasil uma mancha que será difícil de tirar. Mas parece evidente que a CBAt também precisa repensar seriamente seus procedimentos daqui para frente no combate ao doping. Porque divulgar com rapidez e punir os culpados não é nada mais do que obrigação. Prevenir é fundamental.

A coluna Diário Esportivo, assinada por este blogueiro, é publicada às sextas-feiras no Diário de S. Paulo

Um comentário:

Rubão disse...

se 16 foram descobertos imagine quantos mais acontecem sem serem pegos. isso é, com certeza, apenas a ponta de um iceberg.

Related Posts with Thumbnails