boo-box

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Conmebol faz lambaça ao tentar transformar a Copa Sul-Americana em algo aproveitável




Junte uma entidade anacrônica, parada no tempo; some-se a ela uma outra que só esta preocupada em faturar, seja com sua seleção principal, seja organizando uma Copa do Mundo; por fim, coloque ao lado de tudo isso um torneio meia-boca, que reúne equipes do terceiro escalão do continente com outras que só escalam reservas nas partidas que disputam.

O resultado deste prato pra lá de indigesto chama-se Copa Sul-Americana, um torneio que existe desde a temporada de 2002 e que conta com a presença de equipes do Brasil desde 2003. O problema é que a competição não carregava atrativo algum - a não ser, é óbvio, a cota da TV - e por isso as equipes nacionais escalavam somente equipes mistas, de olho no Brasileirão. Eis que a realidade mudou este ano, com a Conmebol garantindo que a Sul-Americana daria a seu campeão uma vaga na Taça Libertadores de 2011.

Mas eis que as coisas começaram a se complicar para o Brasil, após a Conmebol dizer que o Brasil perderia uma das vagas para o ano que vem. Como o Internacional garantiu o título e a vaga antecipada, o Brasil teria que abrir mão de uma destas vagas para o campeão da Sul-Americana, transformando o G-4 da classificação do Brasileiro em G-3.

Muita conversa, muita articulação, até que nesta segunda, a CBF anunciou com toda a pompa que graças à força política de seu presidnete, Ricardo Teixeira, o Brasil havia recuperado a quarta vaga do Brasileiro para a próxima Libertadores. Mas...desde que o campeão da Sul-Americana não seja um time brasileiro! Se isso ocorrer, tudo volta a ser como antes. Que lambança!


Mais fácil seria se a Conmebol deixasse o Brasil (ou a Argentina, se um de seus clubes ganhar a Liubertadores) com uma vaga a mais e tirasse um destes times bizarros da Bolívia, Venezuela, México etc, que em nada acrescentam tecnicamente à competição.

Querer lógica e bom senso da Conmebol ou da CBF, contudo, é ser muito exigente.

Confira aqui a tabela completa e atualizada da Copa Sul-Americana

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails