Listas, rankings, opinião, histórias, entrevistas, vídeos e tudo mais que você quiser saber sobre todos os esportes
boo-box
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Conmebol faz lambaça ao tentar transformar a Copa Sul-Americana em algo aproveitável
Junte uma entidade anacrônica, parada no tempo; some-se a ela uma outra que só esta preocupada em faturar, seja com sua seleção principal, seja organizando uma Copa do Mundo; por fim, coloque ao lado de tudo isso um torneio meia-boca, que reúne equipes do terceiro escalão do continente com outras que só escalam reservas nas partidas que disputam.
O resultado deste prato pra lá de indigesto chama-se Copa Sul-Americana, um torneio que existe desde a temporada de 2002 e que conta com a presença de equipes do Brasil desde 2003. O problema é que a competição não carregava atrativo algum - a não ser, é óbvio, a cota da TV - e por isso as equipes nacionais escalavam somente equipes mistas, de olho no Brasileirão. Eis que a realidade mudou este ano, com a Conmebol garantindo que a Sul-Americana daria a seu campeão uma vaga na Taça Libertadores de 2011.
Mas eis que as coisas começaram a se complicar para o Brasil, após a Conmebol dizer que o Brasil perderia uma das vagas para o ano que vem. Como o Internacional garantiu o título e a vaga antecipada, o Brasil teria que abrir mão de uma destas vagas para o campeão da Sul-Americana, transformando o G-4 da classificação do Brasileiro em G-3.
Muita conversa, muita articulação, até que nesta segunda, a CBF anunciou com toda a pompa que graças à força política de seu presidnete, Ricardo Teixeira, o Brasil havia recuperado a quarta vaga do Brasileiro para a próxima Libertadores. Mas...desde que o campeão da Sul-Americana não seja um time brasileiro! Se isso ocorrer, tudo volta a ser como antes. Que lambança!
Mais fácil seria se a Conmebol deixasse o Brasil (ou a Argentina, se um de seus clubes ganhar a Liubertadores) com uma vaga a mais e tirasse um destes times bizarros da Bolívia, Venezuela, México etc, que em nada acrescentam tecnicamente à competição.
Querer lógica e bom senso da Conmebol ou da CBF, contudo, é ser muito exigente.
Confira aqui a tabela completa e atualizada da Copa Sul-Americana
Postado por
Marcelo Laguna
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
Copa do Mundo,
Copa Sul-Americana,
Copa-2014,
Futebol,
Futebol Internacional,
Seleção Brasileira,
Série A
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário