boo-box

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

No Campeonato Brasileiro das polêmicas,
a culpa só não é dos pontos corridos

Fred chuta para fazer um dos gols do Fluminense contra o São Paulo/Crédito: site oficial do Fluminense

O amigo e eterno provocador Fábio Salgueiro tentava, desde o último domingo, tirar de mim algumas palavras em relação a mais uma polêmica rodada do Campeonato Brasileiro. Desta vez, em razão da goleada sofrida pelo São Paulo para o Fluminense por 4 a1, que somado ao empate em 1 a 1 entre Vitória e Corinthians, deu ao Tricolor carioca a liderança da competição, com um ponto de vantagem sobre o Timão. Para a maioria absoluta dos torcedores, o São Paulo, se não entregou deliberadamente o jogo para o Fluminense, não fez o menor esforço em plena Arena Barueri.


Fábio, companheiro de tantos anos no Diário de S. Paulo e um crítico feroz do sistema de pontos corridos, me perguntava no domingo, pelo Twitter o que eu tinha achado da "marmelada" em Barueri. Como eu tinha algo mais importante para fazer - assistir ao inesquecível show de Paul McCartney -, disse que só iria escrever sobre o assunto no dia seguinte. E após ver os gols, ouvir programas esportivos, ler jornais etc,  tenho uma convicção: se existe algo que não pode ser atacado ou criticado na polêmica reta decisiva do Brasileiro é o seu sistema de disputa.

Explico: já cansei de dizer neste blog que considero o sistema de pontos corridos o mais justo para um torneio no formato de liga, campeonato. O velho e bom mata-mata pode, e deve, ficar restrito aos torneios eliminatórios, como Copa do Brasil. Até considero que uma forma de atenuar as possíveis "entregadas" de jogo seria colocar clássicos estaduais nas rodadas decisivas. Mas até isso é questionável, como o leitor e amigo Rubens Leme da Costa disse outro dia, lembrando o dia em que o Palmeiras colocou os reservas para enfrentar o Corinthians na final do Paulistão de 1999.


A marmelada entre Alemanha x Áustria, na Copa de 82

Eu acho, no final das costas, que não existe sistema imune a marmeladas. Um time amolecer para prejudicar um rival estadual pode acontecer em mata-mata também, cara-pálida! Se alguém me provar o contrário, rasgo o meu diploma na hora.

E já tivemos marmaledas até em jogos de Copa do Mundo, como a derrota da Alemanha Ocidental para a sua irmã Oriental, em 1974, com o objetivo de escapar de um confronto com Holanda e Brasil na segunda fase, e em 1982, quando a mesma Alemanha Ocidental fez 1 a 0 na Áustria, logo no começo do jogo, e depois ficou tocando a bola de lado, evitando marcar mais gols nos austríacos, acabando com as chances de classificação da Argélia, que terminou com o mesmo número de pontos dos dois rivais, mas levava desvantagem no saldo de gols.

O problema, caros inimigos dos pontos corridos, está no caráter do ser humano. Quanto a isso, infelizmente, não inventaram nenhum sistema de disputa perfeito, seja no futebol, seja na vida. Teve até um barbudo, quase dois mil anos atrás, que tentou mudar as coisas, mas que também não teve muito sucesso na empreitada.

Os sempre competentes amigos do blog Esporte Fino fizeram um ótimo post que também trata deste assunto. Clique aqui para ler.

3 comentários:

Fernando Pedroso disse...

Teve uma marmelada entre São Paulo e Santo André, se não me falha a memória. Os dois times empataram em 2 a 2 e, com o resultado, o Santos ficou de fora do mata-mata do Campeonato Paulista. Também acho que o sistema de pontos corridos é o mais adequado. Se o Corinthians ficar sem o título, não será culpa do São Paulo e sim dele mesmo, que tomou de quatro do Atlético-GO no Pacaembu, entre outras derrotas contra times pequenos.

Salgueiro disse...

Caro Laguna,

Sinto-me lisonjeado por ter sido citado neste espaço. Para mim é motivo de orgulho e vc sabe disso - e sem ironias...
É o seguinte: não adianta eu argumentar, pois você não mudará de opinião. E na verdade, eu nem desejo isso, pois a democracia pede que existam opiniões divergentes, trocas de ideias, debates...
Entendo que o sistema por pontos corridos é justo, apesar de eu contestar a justiça no futebol, já disse isso a vc inúmeras vezes. No entanto, ver a própria torcida de um time vibrar com o gol adversário pelo simples prazer de ver o rival ser prejudicado, para mim, é o fim dos tempos.
Sei tbm que isso não acontece apenas pelo fato de o Brasileirão ser disputado por pontos corridos. A ignorância do torcedor é tamanha, que o faz preferir torcer primeiro contra o rival para só depois vibrar com o seu time de "coração".
Essa rivalidade burra, inclusive, é o que derruba os pontos corridos em minha opinião.
Os problemas se sucedem a cada edição do nacional. E eu não consigo engolir o fato de os clubes disputarem uma competição por desgastantes oito meses para na reta final do campeonato, saírem da disputa pelo desinteresse e picuinhas de outros rivais.
São Paulo e Internacional foram vítimas no ano passado. Neste ano, Corinthians e Cruzeiro sentem isso na pele, sem esquecer dos times que lutam contra a degola e sofrem também com a displicência de outros times que resolveram entrar em férias por antecipação.
No ano que vem, a competição apresentará outras vítimas.
Diante disso, eu peço a mudança dos pontos corridos. Sinceramente, não sei qual fórmula defender: se quadrangular final, play-offs, sei lá.
Só sei que a fórmula atual apresenta cenários que realmente me revoltam, por isso o meu repúdio aos pontos corridos.
E troque o "provocador" por "contestador", acho que se enquadra melhor à minha pessoa... rs

abração
Salgueiro

Marcelo Laguna disse...

Grande Fábio...

Cara, é sempre bom ter opiniões divergentes..o ideal é que as pessoas sempre fizessem isso, de maneira civilizada e aceitando as opiniões contrárias, né?

Eu até acho que a fórmula precisa passar por muma revisão, neste quesito da marcação de clássicos regionais nas rodadas finais, mas estou consciente que só isso não basta. O problema está na nossa cultura, infelizmente. Não haverá fórmula que dê jeito nisso.

Ah, cara, o "provocador" tem tudo a ver...vc ficava me provocando em plçeno show do Paul? Vá te catar (rs)

Abração

Related Posts with Thumbnails