boo-box

domingo, 23 de setembro de 2007

Fórmula 1 volta no tempo em Fuji

No próximo domingo, a Fórmula 1 viajará numa espécie de túnel do tempo. Exatos 31 anos depois, a categoria mais badalada do automobilismo mundial, que vive um momento decisivo no campeonato mais disputado dos últimos anos, terá o circuito de Fuji, na cidade de Shizuoka, novamente como cenário do Grande Prêmio do Japão.

Tudo bem, não é exatamente o mesmo traçado no qual ocorreram as provas de 1976 e 77. O traçado mudou bastante em relação ao anterior, que viveu um momento histórico justamente em sua prova de estréia. O inglês James Hunt e o austríaco Niki Lauda chegaram ao Japão brigando pelo título mundial.

Embora estivesse três pontos atrás de Lauda, Hunt estava psicologicamente mais forte. E não era para menos, pois naquele ano Lauda escapou da morte após sofrer um terrível acidente em Nurburgring, durante o GP da Alemanha, quando teve boa parte de seu corpo queimada. Mas o austríaco mostrou muita coragem e duas corridas depois, no GP da Itália, voltou às pistas.

No dia da corrida japonesa, 24 de outubro de 76, um verdadeiro dilúvio desabou sobre o circuito de Monte Fuji. Após muita discussão entre pilotos e organizadores, decidiu-se pela largada, debaixo de muita chuva e neblina. No grid, Hunt ocupava a segunda posição e Lauda, a terceira. Na largada, Hunt pulou na frente, enquanto o austríaco ficava para trás.

E na segunda volta, a grande surpresa. Lauda entrou nos boxes e sem qualquer problema em sua Ferrari, simplesmente abandonou a prova. Quando lhe perguntaram o motivo, ele não teve o menor constrangimento em dizer: “Fiquei com medo”. Hunt chegou em terceiro e conquistou seu único título mundial.Não foram poucos os que na época acusaram Lauda de covardia. Uma grande bobagem, diga-se de passagem. Pois é preciso muita coragem para saber que uma vida vale mais do que uma corrida de automóvel.

Abaixo (ou aqui), alguns momentos desta corrida que entrou para a história.



2 comentários:

Anônimo disse...

Sensacional o post, Laguna. E mais sensacional ainda o vídeo da prova de Fuji. O blog está ótimo, parabéns.

Marcelo Laguna disse...

Pô Rodrigão, obrigado pelos elogios. Valeu mesmo, ombusdman! (rs)

Related Posts with Thumbnails