boo-box

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Esporte e cinema (2)

Ainda no clima da F-1, segue uma pequena lista de obras nas quais o que vale mesmo é pisar fundo no acelerador:

1) Carros (Cars, EUA, 2006): Até por razões pessoais esta animação dos Estúdios Pixar ocupa o primeiro lugar nesta lista. Meu filho mais novo fica fascinado cada vez que o DVD com os carrinhos que vivem na simpática Radiator Springs surgem na tela. A história do novato marrento que briga pelo título da Copa Pistão – numa clara referência às corridas da Nascar – e que muda sua forma de ver o mundo após parar numa pequena cidade perdida na lendária Rota 66, é divertida e emocionante.


2) Grand Prix (Grand Prix, EUA, 1966): Talvez o melhor filme feito em todos os tempos tendo uma corrida de automóveis como tema principal. Neste, o diretor John Frankenheimer (de Sob o Domínio do Mal, de 1962, e Operação França 2, de 1975, entre outros), retratou o universo ainda romântico da Fórmula 1 dos anos 60. Neste drama, as vidas de três pilotos, um americano (James Garner), um britânico (Brian Bedford) e um francês (Yves Montand) se cruzam durante uma temporada da categoria. Dentro e fora das pistas. As cenas de corrida são sensacionais.


3) As 24 Horas de Le Mans (Le Mans, França, 1971): O ator americano Steve McQueen era tão fanático por automobilismo que dispensou o dublês nas cenas recriando a corrida de longa duração mais famosa do mundo. O filme conta a história de um piloto americano que retorna à França um ano depois de ter sofrido um gravíssimo acidente. Para completar, se apaixona pela viúva de um piloto morto no tal acidente. Ao todo, 45 pilotos de verdade participaram das filmagens.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails