boo-box

domingo, 20 de janeiro de 2008

Luxemburgo x Milton Leite: técnico do Palmeiras adora censurar a imprensa

Se tem uma coisa que eu não sou é corporativista. Muito pelo contrário, tem gente que acha que pego demais no pé de coleguinhas, especialmente os da TV. Mas se tem algo que me tira do sério são algumas figuras do mundo do esporte querendo "ensinar" a imprensa como trabalhar. E isso ocorre normalmente quando estão totalmente erradas.

Um dos grandes "especialistas" em dar aulas práticas de jornalismo é o técnico Vanderlei Luxemburgo. Com um currículo esportivo praticamente irretocável (ainda falta uma Libertadores nele), Luxemburgo não tem fora de campo a mesma unanimidade. Seja por sua personalidade controvertida, seu temperamento explosivo e pelo escândalo que foi envolvido em 2000 - do qual foi absolvido em quase todas as acusações, é bom que se diga -, Luxemburgo volta e mais se envolve em uma rusga com jornalistas.

Na última sexta-feira, ele entrou ao vivo, por telefone, no programa Arena Sportv, do canal fechado Sportv, para contestar as críticas feitas pelo narrador Milton Leite, um dos jornalistas que lá estavam debatendo os temas do dia, a respeito da contratação do meia Léo Lima, fechada minutos antes. Pesquei dois vídeos no You Tube para vocês tirarem suas conclusões.

Em tempo: o comentário do Milton, que no vídeo postado no You Tube tem pouco mais de 30 segundos, está perfeito. Não há nada lá que qualquer pessoa de bom senso (coisa que o Milton tem de sobra) não teria dito. E Luxemburgo, cujo vídeo tem mais de 10 minutos, tenta manter a classe até o final, quando sai batendo gratuitamente no narrador, ameaçando-o de processo. Lamentável, para dizer o mínimo.



6 comentários:

Rubão disse...

Esse é o Luxemburgo de sempre. E é 100% culpa da imprensa deixar se pautar pelos treinadores.

Anônimo disse...

Laguna,
No meu modo de ver, você avaliou errado a situação.

Apenas como esclarecimento, não sou defensor ou detrator de ninguém. Gosto de Luxemburgo como técnico e de Milton Leite como narrador. Sendo assim, esclareco que não tenho antipatia por nenhum dos dois.
****
No 1º vídeo que postaste, o de 30", Milton Leite fala realmente de sua opinião sobre a validade ou não da contratação de Léo Lima com bastante propriedade. Por isso eu tenbho simpatia por Milton Leite. Ele falou de forma simples porque não entende a contratação de Léo Lima, tecnicamente.
Porém, Milton Leite fala no fim:

"Leva a gente a desconfiar que tem outras coisas por trás dessa negociação."

Milton Leite, querendo ou não, escolheu uma profissão em que é formador de opinião. Fala em um veículo de comunicação de enorme repercussão. Esta frase joga explicitamente no ar que Luxemburgo pode "levar um" nessa negociação.
Se ele fala da parte técnica de Léo Lima, já deixaria implícito que tenha algo estranho no ar. Mas quando ele fala abertamente, abre espaço para que quem foi posto em xeque se manifeste.

Não achei que Luxemburgo tenha se alongado. A resposta não deve ser no mesmo tempo da acusação. Acho que ele esclareceu bem a questão da contrataçao da Léo Lima (nota: pode até ser mentira, mas ele a justificou). O 1º vídeo está cortado, e Luxemburgo responde também sobre o número de contratações do Santos e a contratação de Pet. Parece que mais coisa foi falada e não mostrada no youtube.

Em algum momento do vídeo da resposta de Luxemburgo, Milton Leite afina dizendo que não falou nada à respeito da conduta do treinador. E o que ele falou de ter algo a mais na negociação?

Luxemburgo não perdeu a classe ameaçando ninguém. Ele respondeu sobre Léo Lima e deu uma satisfação de que de fato se ofendeu com a suspeita levantada no ar por Milton Leite e que iria pedir para que Milton explicasse confomre a lei as suas suspeitas.

Acho eu, que quem perdeu a classe foi Milton Leite, na última parte da entrevista que não foi postada. Nitidamente nervoso (chamando Luxemburgo inclusive de "meu camarada") Milton Leite diz com Luxemburgo fora do ar que nunca falou do técnico de alguma coisa que não fosse futebol ou da conduta dele à frente dos clubes. Falou sim. Falou no 1º vídeo insinuação de negociata na contratação de Léo Lima.

****
E eu acho que Milton Leite tem de ser criticado sim, pois uma coisa é levantar tais suposições em um bar. Uma coinversa de meia dúzia de pessoas em um blog. Outra, é um profissional em veículo de massa fazer explicitamente essa suposição.
Eu não sou jornalista, não faço muita idéia das nuâncias da profissão, mas acredito que jornalistas tem de ter mais cuidado. Assim como em todas as profissões, o conhecimento técnico aumenta a carga de responsabilidade no uso de seus instrumentos de trabalho.
Eu tenho certeza que um jornalista tem como sucitar os questionamentos em seus leitores/espectadores sem precisar falar como se estivesse em um bar.
Simplesmente em levantar a questão do curriculo de Léo Lima, Milton Leite já jogaria a pressão para cima de Luxemburgo e da diretoria do Palmeiras. Mas ele foi irresponsável/imprudente quando resolveu pensar por seu público.

Marcelo Laguna disse...

Victor, em primeiro lugar, muito obrigado pela sua visita.

Respeito sua opinião, mas não acho que meu ponto de vista para este caso esteja errado. Milton Leite, que é um jornalista sério, apenas emitiu sua opinião, sem citar nominalmente ninguém.

Luxemburgo "vestiu a carapuça" e resolveu entrar no ar para se defender de algo que não fora acusado nominalmente. Daí, é a palavra de um contra a de outro.

A opinião de um jornalista é livre. Ele tem o direito de falar o que quer. Assim como qualquer pessoa que se sentir atingida por estas opiniões pode pedir retratações, inclusive na Justiça. Mas não me parece que este é o caso.
Mais uma vez, obrigado pela visita e volte sempre.
Abraços

Anônimo disse...

Não há de que Marcelo.
Eu sempre entro aqui para ler sobre o basquete, já que encontro muito pouca informação acompanhada de crítica pela mídia.

****

No Brasil faz-se uma idéia agressiva de resolver qualquer questão na Justiça. O brasileiro tem medo de ir ao tribunal.
Cabe lembrar que a idéia da justiça (embora nem sempre seja assim na prática) é de resolver algum impasse civilizadamente.
Todavia, no Brasil quem é levado à Justiça se sente acuado e agredido, como quem leva para a Justiça utiliza como instrumento de intimidação.

Realmente, revi o 1º vídeo agora, e Milton Leite não cita o Luxemburgo. Desta forma a argumentação fica mais genérica.

Acho que não há problema então que Luxemburgo busque satisfações na Justiça, ainda mais porque pelo visto Milton Leite as terá fazendo com que o treinador do Palmeiras apenas perca seu tempo.

Anônimo disse...

Bem, vou dar meu pitaco nesta história. Sou jornalista, mas não sou corporativista. Neste ponto, inclusive, acho que sou bem duro com a imprensa, apesar de fazer parte dela. Não escondo as mazelas da classe e coloco o dedo na ferida, quando acredito que a imprensa tenha cometido excesso.
Mas, neste caso do Milton Leite, quero deixar claro aqui meu repudio à atitude de Vanderlei Luxemburgo. Eu estou de saco cheio de pessoas que adoram vigiar o trabalho da imprensa. Ora Leão, ora Luxemburgo, ora Marco Aurélio Cunha... um bando de gente, verdadeiros patrulheiros, adoram dar palpites e pregar a ética na imprensa, mas sem olhar para o próprio rabo.
A atitude do Vanderlei foi descabida. O treinador vestiu a carapuça. Não precisava ligar para interpelar o jornalista. Lamentável! Ele tem o direito de resposta se for ofendido, ou se sentir atacado na honra. Mas, convenhamos, o posicionamento do Milton Leite foi normal, dentro da questão que vinha sendo abordada.
O pior é que se o jornalista tenta dar algum pitaco na escalação do time destes treinadores, ou mesmo contestar o futebol de suas equipes, os mesmos não aceitam e se revoltam!!!
Ah! que bom seria se cada um fizesse o seu e fim de papo!

Era isso...
abraço

Anônimo disse...

Eu acho que o Milton Leite errou ao dizer que "dá pra desconfiar" da contratação do Leo Lima. Jogou no ar uma suspeita, quase acusação, sem provas.

De resto, estou de acordo com vc, Laguna.

Related Posts with Thumbnails