boo-box

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Brasil Open de tênis: Gustavo Kuerten e as lágrimas de um campeão

No Brasil, raras são as vezes em que os grandes ídolos do esporte são homenageados ainda em vida. Lembro-me da festa de despedida de Zico dos gramados, uma homenagem merecida a um dos maiores jogadores que o Brasil já teve. Ou a do grande cestinha Oscar Schmidt, quando deu adeus às quadras em Brasília. E olhe lá!

Ontem, o Brasil teve a oportunidade de ver em ação, pela última vez em um torneio oficial em terras nacionais, o maior tenista que este país já conheceu. Já escrevi que se este fosse um lugar sério, Gustavo Kuerten mereceria ter estátuas suas espalhadas por todas as quadras de tênis existentes.

Derrotado pelas constantes dores no quadril, Guga iniciou nesta terça-feira sua "turnê" de despedida, no Brasil Open, em Costa do Sauípe. O resultado - a derrota para o argentino Carlos Berlocq por 7/5 e 6/1 - é o que menos importa. Foram emocionantes, contudo, as palavras que disse após a partida, em meio às lágrimas.

"Isso é mais difícil que ganhar um Roland Garros...Eu queria continuar gente, peço desculpas...Vocês representam tudo para mim. Isso foi algo que nunca sonhei, todo mundo vindo para me ver jogar, nunca pensei que isso fosse acontecer", disse Guga.

Pelo jeito, teremos muito choro pela frente até o adeus final, em Roland Garros. Mas Guga merece!

Crédito da foto: Marcelo Ruschel/divulgação

3 comentários:

Rubão disse...

Em qualquer país ele teria várias estátuas. Aqui é esculachado pela nossa horrorosa imprensa - com poucas exceções. Guga fez muito mais pelo esporte brasileiro do que Ayrton Senna.

Anônimo disse...

Discordo do colega internauta que comentou acima. Apesar das conquistas de Guga Kuerten, não acho que ele tenha feito pelo esporte brasileiro mais do que Senna. Confesso que não tenho dados objetivos para pesar a importância de cada um deles (nem estou negando que o catarinense tenha sido um ícone), mas tenho amigos estrangeiros que conhecem Ayrton Senna do Brasil e não sabem quem é Guga. Tênis e automobilismo são esportes de elite e tri por tri, sou mais o piloto, que foi tri-mundial.

Anônimo disse...

Foi um grande tenista!!!!!!!!!!!!

Related Posts with Thumbnails