Apenas dois atletas tiveram a honra de conquistar medalhas de ouro pelo atletismo do Brasil na história dos Jogos Olímpicos: Adhemar Ferreira da Silva e Joaquim Cruz. Se Adhemar hoje é reverenciado - com toda a justiça, diga-se de passagem - por seus feitos incomparáveis em Helsinque-52 e Melbourne-56, no salto triplo, sinto que há um certo esquecimento em relação a Joaquim e seu triunfo nos 800m em Los Angeles-84.
Não sei se pelo fato de ele ter se mudado muito cedo do Brasil e até hoje morar nos EUA, ou até pela sua personalidade introvertida - que, nos tempos de atleta, dificultava razoavelmente o contato com os jornalistas -, Joaquim Cruz poderia ter sido muito maior do que foi.
Só não conseguiu resultados ainda melhores porque acabou sendo vitimado por várias lesões ao longo de sua carreira, a ponto de, maldosamente, ser chamado de "bichado" por muitos jornalistas ignorantes aqui no Brasil. Ainda com todos estes problemas, conseguiu voltar ao pódio em Seul-88, quando conquistou a medalha de prata também nos 800m.
Abaixo, reveja a sensacional performance de Joaquim Cruz na semifinal e final dos 800m em Los Angeles-84.
Nenhum comentário:
Postar um comentário