boo-box

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O marketing e a audiência são mais importantes do que a final da Libertadores


Manda o bom senso que quem assina o cheque sempre tem razão. Quando o assunto em questão são direitos de transmissão de eventos esportivos, esta lógica tem um peso ainda maior. E azar de quem não concordar com o dono do tal talão de cheques.

Depois de um dia maluco na correria pelos preparativos de uma curta, mas aguardada viagem, vejo na internet o tamanho do barulho que está causando a decisão - equivocada, na minhha opinião - da Globo em mostrar para as principais praças do país (leia-se São Paulo e Rio) o jogo Corinthians x Fluminense, válido pela nona rodada do ainda morno Campeonato Brasileiro, deixando apenas para os felizardos que têm tv por assinatura o jogo Estudiantes x Cruzeiro, simplesmente a final da Taça Libertadores, o torneio mais importante de clubes da América do Sul.

Como escrevi acima, a Globo, por ser a dona dos direitos exclusivos de transmissão, tem o direito de passar o jogo que quiser. Como São Paulo e Rio são as capitais estratégicas do ponto de vista de audiência para seus patrocinadores, nada mais lógico do que optar em transmitir o jogo do Corinthians.

Informa o ótimo blog de Erich Beting que das 12 melhores audiências da Globo neste anos, nada menos do que 11 envolviam jogos do Corinthians. São números frios e executivo de televisão pensa com a calculadora na mão e não do ponto de vista da importância do evento esportivo. Mas deveria pensar, sim!

E quem não tem a sorte de poder pagar uma tv por assinatura? E quem não torce para Corinthians ou Flumimense? E quem é cruzeirense e por azar não mora em Belo Horizonte ou em algumas regiões do Nordeste e Norte do Brasil, onde a decisão da Libertadores estará na tv aberta?

A Globo passa o Campeonato Brasileiro todo alardeando que além da briga pelo título, os clubes também buscam o direito de conquistar uma vaga na Libertadores do ano seguinte. E quando chega justamente a decisão da Libertadores, opta por mostrar um jogo cujo valor é infinitamente menor somente pelo fato de não ter um time "bom de audiência"?

Sinceramente, é o fim da picada!

6 comentários:

Unknown disse...

calma, ano q vem na final corinthians x algum time, ela passa dos dois jogos, pode ficar tranquilo. VaiCorinthians

Anônimo disse...

è isso aí...e tem muitos Blogueiros que falam mal ou bem do CORINGÃO para ser mais visitado não é...?




































RONALDO!!!!!

Salgueiro disse...

Perguntar não ofende: o caro amigo assistiu qual jogo? Se foi a final da Libertadores, se deu mal... não viu o show do Ronaldo, ou melhor, do Gordo, como vc mesmo o chama, né!? risos
abração
Salgueiro

Marcelo Laguna disse...

Caro anônimo (engraçado estes caras que se escondem atrás do anonimato), tente fazer com que a paixão cega pelo seu clube não lhe deixe a mente obtusa. O assunto do post não dizia respeito ao Corinthians em si, mas em relação à decisão da emissora em transmitir um jogo de importância menor do que a final da Libertadores, apenas isso.
Se minha audiência aumentasse só por causa do Corinthians, amigo, eu transformaria este blog em filial da Gaviões.

Marcelo Laguna disse...

Amigo Fábio, eu vi a final da Libertadores, que era o jogo mais importante do dia. Assim como assisti a final da Copa do Brasil na semana passada, então o jogo mais importante naquele dia. Simples assim.

Sinceramente, não acho que me dei mal, foi um jogo típico de decisão: tecnicamente ruim, mas bem emocionante.

Sobre o Gordo, o que dá pra dizer: o cara é um Fenômeno, literalmente. Mas é bom ninguém se esquecer que o marcador dele era o Edcarlos, né? (rs)

Abração

Salgueiro disse...

Isso é verdade, o Edcarlos é a famosa "mãe"... risos
Vc sempre com uma tirada do fundo do baú...
abração e boa "pausa"... merecida!

Related Posts with Thumbnails