boo-box

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Série B-08: a campanha do Corinthians ainda não é a melhor do futebol mundial

Tudo começou com uma provocação do editor executivo do Diário de S. Paulo, Nelson Nunes: a campanha brilhante que o Corinthians vem realizando no Campeonato Brasileiro da Série B seria a melhor do futebol mundial. Embora reconheça que a caminhada alvinegra de volta à elite do futebol brasileiro esteja perto da perfeição (só perdeu duas das 28 partidas que disputou), é bom ir um pouco devagar nos devaneios.

Para tentar realizar uma comparação razoável, este blog adotou como critério básico pegar os desempenhos das equipes que foram campeãs da primeira e segunda divisões das seis principais ligas européias na temporada 2007/08 - não teria cabimento comparar com as temporadas em andamento, pois se a Série B está quase no final, a temporada no Velho Continente acabou de começar.

Com isso, pode-se dizer tranqüilamente que o desempenho do Timão é de dar inveja a vários destes campeões, mas está longe de ser a melhor do mundo - ao menos por enquanto, é bom deixar claro!


Até agora, o Corinthians, em 28 jogos, somou 62 pontos ganhos, o que dá 73,8% de aproveitamento. Em relação aos campeões das segundonas da Inglaterra, Itália, Alemanha, Portugal, Espanha e França, o time de Parque São Jorge deixa todos no chinelo.

Em compensação, quando a comparação é feita com os campeões nacionais, o buraco é mais embaixo: somente o Lyon, que faturou o Campeonato Francês 2007/08, teve desempenho abaixo do que o Timão vem mostrando na Série B do Brasileiro.

Abaixo, a comparação do desempenho do Corinthians com todos os campeões das segundonas nas principais ligas européias na temporada 2007/08:

Corinthians - 73,8% (após 27/09)
West Bromwich (Inglaterra) - 58,7%
Chievo (Itália) - 67,4%
Borussia Moechengladbach (Alemanha) - 64,7%
Numancia (Espanha) - 61,1%
Trofeense (Portugal) - 57,7%
Le Havre (França) - 68,4%

Agora, a comparação do desempenho do Timão com os campeões das principais ligas da Europa em 2007/08:

Corinthians - 73,8% (após 27/09)
Manchester United (Inglaterra) - 76,3%
Internazionale (Itália) - 74,5%
Bayern Munique (Alemanha) - 74,5%
Real Madrid (Espanha) - 76,3%
Porto (Portugal) - 76,6%
Lyon (França) - 69,2%

Um comentário:

Salgueiro disse...

Bem, meu caro... A campanha do Timão, comparada aos times de direito, ou seja, da segunda divisão, é então a melhor. Diante disso, o discurso do nosso editor executivo tem cabimento. Agora, comparando com o desempenho dos times das principais ligas européias aí não vejo muito propósito. Se o Nelson disse (em tom de provocação), que seria a melhor campanha do mundo, errou. Porém, tal equívoco foi mesmo apenas para tirar um sarro. O que importa é subir e isso o Timão já conseguiu!
Agora, os números levantados por vc são sensacionais!!!
abraço

Related Posts with Thumbnails