boo-box

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Lista dos maiores clássicos da CNN mostra o quanto americano entende de futebol

O site da rede de TV americana CNN divulgou nesta quinta-feira uma lista dos 10 clássicos de maior rivalidade da história do futebol mundial. A relação só mostra o quanto americano entende de futebol.

Para a CNN, o clássico mais "quente" é Celtic x Rangers, sob o argumento de que "
não são divididos apenas pelo futebol, mas também pela religião. Os torcedores do Rangers são da comunidade protestante, e os do Celtic, da católica".

O único confronto brasileiro listado pela emissora americana é Corinthians x Palmeiras, que aparece em nono lugar. "Esse clássico tem aproximadamente 100 anos. O Corinthians era o único clube da cidade, mas um grupo de italianos se afastou para formar o Palmeiras, ganhando o apelido de 'traidores' pelos corintianos".

A lista tem algumas excentricidades, para dizer o mínimo, como Al Ahly x Zamalek, do Egito, e Wydad x Raja Casablanca, do Marrocos. Aí, eu pergunto: cadê Manchester x Liverpool? Milan x Internazionale? Real Madrid x Barcelona? E o velho e bom Fla-Flu? E o Gre-Nal?

Confira abaixo a lista montada pela
CNN:

1º) Celtic x Rangers (Escócia)
2º) Roma x Lazio (Itália)
3º) Boca Juniors x River Plate (Argentina)
4º) Al Ahly x Zamalek (Egito)
5º) Galatasaray x Fenerbahce (Turquia)
6º) Olympiakos x Panathinaikos (Grécia)
7º) Red Star Belgrado x Partizan Belgrado (Sérvia)
8º) Wydad x Raja (Marrocos)
9º) Corinthians x Palmeiras (Brasil)
10º) Peñarol x Nacional (Uruguai)

2 comentários:

Anônimo disse...

Laguna, acho que houve um critério claro na lista da CNN, que foi escolher apenas um clássico de cada país. E, como mostra bem o primeiro e o sétimo lugares, a questão não é apenas futebolística, mas também religiosa e política.

Considerando estes critérios, acho que daria o primeiro lugar para o clássico escocês, também. Não conheço a rivalidade dos jogos do Marrocos e do Egito. Na Turquia, é o time da elite contra o time do povo. E, segundo conta o Zico, um Galatasaray x Fenerbahçe não se compara a nenhum clássico brasileiro.

De resto, discordaria do que foi escolhido para o Brasil. Acho que o maior clássico do país é o Gre-Nal. E deixaria Boca x River em segundo lugar.

Marcelo Laguna disse...

Olha Rodrigo, até entendo o critério, mas discordo dele. Aliás, considero-o estúpido. Pois se foi levado em consideração um critério político, por exemplo, quer maior clássico do que Real x Barça? O Real sempre representou o regime de Franco, um time que até um pouco injustamente ficou com a mancha de fascista, apenas pelo fato do ditador ser seu torcedor. E o Barça é o maior símbolo da Catalunha, região da Espanha que sempre se opôs ao franquismo. Este teria que ser o primeiro da lista...

E realmente não poderia faltar o Gre-Nal nesta lista, um jogo que, literalmente, divide uma cidade ao meio.

Ah, Celtic x Rangers poderia estar na lista sim...lá pelo 8º lugar..tenho por filosofia que nada que diz respeito ao futebol escocês pode ocupar um top 5 em qualquer ranking...a menos que fosse de futebol ruim! (rs)

Abração

Related Posts with Thumbnails