boo-box

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Afinal o Flamengo será penta ou hexa? Recordar é viver...

Ah, a internet...em dois ou três cliques podemos encontrar tudo aquilo que procuramos, mesmo que o "aquilo" faça parte dos arquivos do seu próprio blog.

Estava queimando os neurônios para tentar expressar o meu ponto de vista para uma discussão que já começa a frequentar bares, rodas de amigos e redações ("o Flamengo é hexa ou penta?"), quando encontrei um texto que publiquei no dia 3 de novembro de 2007.

Ou seja, há pouco mais de dois anos, quando por conta do pentacampeonato do São Paulo, os dirigentes do Tricolor e do Rubro-Negro começaram uma ridícula discussão sobre a primazia do primeiro time a ser campeão brasileiro em cinco oportunidades. Creio que o texto abaixo pode explicar um pouco meu ponto de vista.

PS: só um adendo, até para corrigir o texto da época, considero sim o Sport tão campeão brasileiro de 1987 quanto o Flamengo


Post poublicado pelo blog no dia 3/11/2007
Briga entre São Paulo e Flamengo pela "taça das bolinhas" beira o ridículo

Está ficando engraçada a troca de alfinetadas, via imprensa, entre dirigentes de São Paulo e Flamengo, por causa da suposta honra de ser o primeiro pentacampeão brasileiro e, pior ainda, pela posse da “taça das bolinhas”.

Deixando a paixão de lado – coisa que alguns veículos de comunicação não conseguem fazer de forma alguma -, o fato é que os dois lados estão certos e errados ao mesmo tempo. É difícil argumentar que o Flamengo não seja considerado pentacampeão brasileiro, pois qualquer um que tenha acompanhando ou lido sobre a Copa União de 87 sabe que é impossível não considerar aquele como o verdadeiro Campeonato Brasileiro, pois reunia as principais equipes do Brasil. E não custa lembrar que era um são-paulino (Carlos Miguel Aidar) quem presidia o Clube dos 13, entidade que criou a Copa União. E que esta mesma entidade recomendou que Flamengo e Internacional não disputassem o cruzamento com Sport e Guarani, vencedores do tal Módulo Amarelo.

Mas por outro lado...

É no mínimo estranho, para não dizer outra coisa, que justamente quando um clube consegue a quinta conquista nacional o Flamengo aparece e reivindica não só a condição de primeiro pentacampeão brasileiro, bem como a posse definitiva da tal “taça das bolinhas”. Por que não fizeram, isso antes, logo depois de 1992, com a mesma veemência que demonstra hoje?

Além disso, embora o torneio tenha sido um sucesso comercial (16 times, mais de 20 mil de média de público), devemos lembrar um detalhe importante: por conta de uma decisão elitista, os 16 clubes simplesmente resolveram fazer um torneio entre si e, na base da canetada, alijaram da principal competição nacional equipes como Guarani (que tinha sido vice-campeão em 86), o América-RJ (terceiro colocado no mesmo ano) e o próprio Sport, entre outros.

No final das contas, para mim o resumo de toda esta confusão é o seguinte: o São Paulo é penta, o Flamengo foi o primeiro penta e a CBF dá a “taça das bolinhas” para quem ela bem entender.

4 comentários:

Nivaldo disse...

De acordo com o site da CBF, o Sport Club do Recife foi o campeão de 1987, e o Guarani foi o vice. E aí? Eis o link: http://www.cbf.com.br/php/campeoes.php?ct=1

Marcelo Laguna disse...

Caro Nivaldo,

A posição da CBF é bastante conhecida por todos. Não é segredo que eles não reconhecem o título do Flamengo de 87 na Copa União, mais exatamente por conta de um problema político com o Clube dos 13, que organizou o torneio na época.

Mas se você ler o post, verá que eu defendo um argumento bem claro: não há como ignorar que os principais clubes do Brasil disputaram um campeonato chamado Copa União em 1987 e que o Flamengo foi o seu vencedor.

Da mesma forma, não dá para negar que o Flamengo e Inter negaram-se a disputar um quadrangular com Sport e Guareani, vencedores do Módulo Amarelo, para definir o campeão nacional e os participantes da Taça Libertadores. Ou seja, tanto Flamengo quanto Sport deveriam ser considerados os campeões de 1987.

Obrigado pela vista e um abraço

anônimo disse...

para os flameguistas mais exaltados apenas uma constatação...a taça tá na ilha do retiro...quem quiser comemorar o "hexa" que faça com trofeu de papelão..hahahahah

Anônimo disse...

Rapaz, se quiserem saber a verdade sobre o campeão de 1987, veia esse tópico.
http://forum.fighters.com.br/topic/22236-flamengo-penta-ou-hexa/page__view__findpost__p__358645

As informações estão organizadas e algumas com fontes oficiais.

Related Posts with Thumbnails