boo-box

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bola dentro do atletismo brasileiro

Está certo que o ano mal começou, mas a melhor notícia até agora no esporte olímpico brasileiro veio da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que anunciou na última terça-feira (5) uma mudança significativa em seu estatuto: a partir de agora, a entidade permitirá a participação de atletas e técnicos nas Assembleias Gerais. Ou seja, trata-se da primeira confederação nacional a dar direito a voto para quem realmente faz o esporte existir.

Por enquanto, ainda não se trata de uma abertura geral, é bom que se diga. Poderão participar das decisões da CBAt os 11 medalhistas olímpicos vivos e quatro treinadores destes atletas.


Os atletas com direito a voto são os seguintes: André Domingos, Arnaldo de Oliveira, Claudinei Quirino, Cláudio Roberto Souza, Edson Luciano Ribeiro, Joaquim Cruz, Maurren Maggi, Nelson Prudêncio, Robson Caetano, Vanderlei Cordeiro de Lima e Vicente Lenílson. Também terão presença assegurada nas Assembleias Gerais da CBAt os treinadores Carlos Alberto Cavalheiro, Luiz Alberto de Oliveira, Nélio Moura e Ricardo D'Angelo.

Particularmente, senti que a única falha na lista da CBAt foi a ausência do nome do técnico Pedro Henrique de Toledo, o Pedrão, que foi o treinador de João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, na conquista de suas duas medalhas de bronze (Montral-76 e Moscou-80). Entendo que por sua história no atletismo, a presença de Pedrão seria obrigatória.

Mas a iniciativa da CBAt é digna de todos os elogios.Não sei se todos os atletas acima citados têm a consciência do poder que lhes foi concedido. Dentro da estrutura ditatorial existente no esporte brasileiro (e que ninguém cite a comissão de atletas do COB como exemplo de democracia, porque aquilo lá é uma piada), o passo dado à frente pelo atletismo do Brasil foi gigantesco.

Foto: a campeã olímpica Maurren Maggi é uma das atletas que terá direito a participar das Assembleias Gerais da CBAt

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo, a participação de atletas e técnicos será apenas ampliada e para o Fórum Atletismo do Brasil que não é a mesma coisa que a Assembléia Geral da entidade.

Apenas conforme noticiado pela assessoria de imprensa da entidade:

"...o presidente da CBAt irá INICIAR CONSULTAS com os membros da Assembléia Geral para mudanças no processo eletivo da Entidade."


P.S. O Fórum Atletismo do Brasil
realiza-se a cada 4 anos e nele apenas discute-se propostas de ações para o próximo ciclo olímpico, portanto não têm poder de voto para as eleições da CBAt.

Mais em:

http://www.corridasdemontanha.com.br/noticias_completa.php?idnew=111


Alex

Marcelo Laguna disse...

Alex, conversei há pouco com o Benê Turco, assessor de imprensa da CBAt, e ele me confirmou que os atletas e técnicos terão sim participação na Assembleia Geral da CBAt, bem como direito a voto. O Fórum é uma outra coisa.

De qualquer forma, obrigado pela sua mensagem.

Abraços

Related Posts with Thumbnails