boo-box

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Brasil x Holanda, a saga (3)

Tenho orgulho de ter integrado a equipe que implantou o Lance!, o diário esportivo de maior sucesso no Brasil, ocupando o lugar que um dia pertenceu à já falecida A Gazeta Esportiva, hoje sobrevivendo apenas em sua versão online. Mas em 1998, o Lance! ainda era um recém-nascido (havia sido lançado em outubro de 1997) e já tinha pela frente o desafio de encarar a cobertura de uma Copa do Mundo. No caso, a Copa da França.

Para quem não sabe, o Lance! tem sua equipe de reportagem composta basicamente por jornalistas que acabaram de se formar e por estagiários. Alguns mais experientes, ocupando postos-chaves na hierarquia, completavam a equipe. E numa redação repleta de garotos, o clima é normalmente mais agitado, para dizer o mínimo. Não foi à toa, portanto, que durante o Mundial da França nos sentíamos numa verdadeira arquibancada lá pelos lados do bairro do Limão, em São Paulo, onde está a sede do jornal.

Não sei se pelo fato de o Brasil ter sido o último campeão mundial, pela forma exuberante de Ronaldo (com vários quilos a menos) ou se contagiados pela irritante histeria de Galvão Bueno, o fato é boa parte de meus jovens colegas vibravam ruidosamente a cada gol brasileiro naquela Copa. E com exceção dos brilhantes momentos de Ronaldo, a seleção estava longe de mostrar um futebol encantador.

Como o Lance! tem como dogma principal falar a linguaguem do torcedor, suas manchetes da época da Copa muitas vezes eram exemplos explícitos de pachequismo. Para o Lance! (e para a imprensa brasileira em geral, é bom que se diga), o Brasil era um time imbatível e não havia nenhum adversário que poderia derrota-lo.

Até que chegou a semifinal contra a Holanda. E os jovens pachecos do Lance! sofreram naquele que foi o mais emocionante jogo do Mundial de 1998. Gritos, palavrões e até cadeiras sendo chutadas (sim, isso aconteceu...). Teve um amigo que nem conseguiu assistir a decisão por pênaltis. Mas no final, todo mundo gritava com o Galvão: "Vai, vai, vai, vai que é sua, Taffarel!!!!"



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails