boo-box

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Mais duas versões sobre a polêmica Copa Sul-Americana x Libertadores




Como o assunto está "bombando" (odeio este termo, mas está na moda, né?), faço questão de colocar mais duas versões a respeito da polêmica envolvendo a Copa Sul-Americana, que segundo reportagem publicada quarta-feira pelo jornal Zero Hora, poderia se transformar em um caminho mais curto para a Taça Libertadores, graças a um possível confronto entre o campeão da Sul-Americana e o campeão da Libertadores, brigando por uma vaga.

Os competentes companheiros Maurício Noriega, do Sportv, e Paulo Vinícius Coelho, da ESPN Brasil e Folha de S. Paulo, publicaram em seus respectivos blogs versões apuradas sobre o caso, que reproduzo abaixo. Uma coisa é certa: muita água vai rolar ainda neste caso.

Do blog do Noriega

A VERSÃO OFICIAL SOBRE O QUE ACONTECE COM A LIBERTADORES E COM A COPA SUL-AMERICANA

Como sempre, rola muita especulação, muita ilação sobre a possibilidade de o campeão da Copa Sul-Americana de 2008 ter vaga na Libertadores de 2009. Informação segura e de credibilidade poucos têm. Um deles é Telmo Zanini, grande amigo, jornalista dos bons, que sempre está por dentro de regulamentos e desdobramentos.

O que acontece é o seguinte: a Federação Peruana tem um problema na eleição de seu presidente, questão política. Por isso, o atual mandatário foi indicado pelo Ministério dos Esportes. O que a Fifa não aceita. A Fifa deu até o dia 21 para o Peru resolver a situação. Se não houver solução satisfatória para a Fifa, o Peru estará suspenso de todas as competições supervisionadas pela entidade. O sorteio da Libertadores 2009 será no dia 24 e, se a questão não for resolvida, as três vagas para equipes peruanas precisarão ser redistribuídas.

Especula-se (vejam bem, ainda especula-se) sobre as possibilidades de distribuição dessas vagas por parte da Conmebol. Pode ser usado o ranking da entidade, que também pode convidar campeões históricos ou, então, dar uma vaga para o campeão da Sul-Americana.Isso é o que existe até agora. De concreto a possibilidade de suspensão do Peru, e de possibilidade, o convite para três equipes.


Do blog do PVC

INTER NÃO TEM CHANCE DE JOGAR LIBERTADORES 2009

A Confederação Sul-Americana desmente a possibilidade de o campeão da Copa Sul-Americana de 2008 disputar a Libertadores de 2009. Nestor Benítez, chefe do departamento de imprensa da Conmebol, diz que a confederação pensa em dar uma chance de o vencedor da Copa sul-Americana disputar a Libertadores, a partir de 2010. Não de 2009.

Também não há ameaça de o campeão da Libertadores ficar sem uma vaga. A idéia é que o país do time campeão coloque seu último representante num mata-mata com o campeão da Copa Sul-Americana.

É como se o Paraná Clube, quinto colocado no campeonato de 2006, vaga aberta naquele ano apenas porque o Inter foi campeão da Libertadores, precisasse disputar a Pré-Libertadores com o campeão da Copa Sul-Americana.

Essa idéia será discutida no congresso da Conmebol no dia 24 de novembro. Mas não há golpe, nem chance de a LDU ficar fora da Libertadores 2009. Nem chance de o Inter disputá-la no ano de seu centenário.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails