boo-box

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Os 80 anos da Copa do Mundo (10)

O futebopl nunca mais seria o mesmo depois do dia 15 de junho de 1974. Ao contrário dos tempos atuais,quando os canais esportivos a cabo e a internet deixaram as distâncias ínfimas, pouco se sabia sobre o que os outros países estavam fazendo dentro dos gramados. Por isso, os amistosos internacionaius eram tão valorizados. E era mais comum vermos grandes clássicos do futebol mundial, como Brasil x Alemanha, Brasil x Itália, Brasil x Inglaterra...

Quando a Copa da Alemanha Oceidental começou, já sa falava que a Holanda seria uma das favoritas. O Ajax, campeão europeu anos antes, era o grande representante daquela moderna escola de futebol. Mas a grande maioria ainda não sabia exatamente o que os holandeses poderiam aprontar.

Eu tinha dez anos em 74. E fiquei de queixo caído ao ver diante da TV (ainda preto e branco dos meus pais, a colorida só chegaria no Natala daquele ano) o que os holandeses aprontaram com os pobres uruguaios. Um verdadeiro massacre tático. Foi uma aula de futebol coletivo, que o vídeo abaixo pode dar uma breve ideia.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails