boo-box

sábado, 29 de janeiro de 2011

NBB troca coerência e tradição por dinheiro

Ginásio Pedrocão, em Franca, lotado no Jogo das Estrelas: TV ainda faz muito pouco pelo basquete

A Liga Nacional de Basquete (LNB) acaba de assumir que o que importa memso é o dinheiro. Sim, a grana, bufunfa, pois foi por causa dele que a próxima edição do Novo Basquete Brasil, o NBB (aliás, o campeonato vai pra quarta edição e os caras ainda querem chamar de "Novo") será decidido em um jogo único, atendendo a um pedido da TV Globo, que detém os direitos de transmissão do campeonato. A informação está aqui, no canal de basquete do iG Esporte.

De acordo com Kouros Monadjemi, presidente da LNB e diga-se de passagem, um homem sério e dedicado na função de comandar a Liga, a decisão é puramente financeira. “Os clubes estão com dificuldades financeiras, dependem das prefeituras e de patrocinadores. Se tivermos que comprometer um pouco a parte técnica para isso, nós iremos fazer isso”. O dirigente ainda disse que a Globo não aceitaria transmitir as finais em TV aberta se a decisão continuasse ocorrendo em melhor de cinco jogos.


O maior absurdo desta decisão é que se optou em dar um bico na tradição e coerência técnica, em troca de uma exposição que não resolverá os problemas do basquete brasileiro. esta modalidade, que já foi a segunda na preferência do torcedor do país, está pagando por anos de incompetência da CBB (Confederação Brasileira de Basquete). Não me parece que mudando a fórmula de disputa a situação irá mudar, nem mesmo a médio prazo.

E cá entre nós: este dinheiro tão comemorado por Monadjemi para os falidos clubes brasileiros ainda é muito pouco. A Globo, que passa competições esdrúxulas na sua programação dominical pela manhã, teria a a obrigação de passar ao menos um jogo por semana. Mas como hoje o basquete brasileiro é um produto de segunda categoria e que nem mesmo consegue se classificar para as Olimpíadas, paga e oferece o que tem. Falido,o basquete aceita sem pestanejar.


E para provar a burrice e estupidez desta decisão da LNB, lembro aqui que as principais ligas de basquete do mundo fazem suas decisões em playoffs com cinco jogos ou mais. A ACB, da Espanha, é em melhor de cinco; a Lega Basket, da Itália, em melhor de sete; a Liga Nacional de Basquet, da Argentina, em melhor de sete; e a NBA, nos EUA define seu campeão em melhor de sete partidas.


Será que todo mundo está errado e só o basquete brasileiro, com seus cofres vazios, está certo? Eu acho que não.

3 comentários:

Filipe Ribeiro disse...

Todos os que tomaram essa decisão estão errados. O NBB (sigla que é uma imitação barata da NBA) é um campeonato de nível alto o suficiente pra ser exibido na tv aberta, e até em horário nobre.

A falta de interesse de outras emissoras, especialmente da Record, detentora exclusiva dos direitos para Londres 2012, é preocupante, e sinaliza que devemos ter problemas pra acompanhar bons eventos até lá.

Quando ninguém quer um produto, o preço dele cai. Se ninguém sabe quão bom ele é (e os seus donos - CBB, no caso - não fazem questão de mostrar), leva quem quiser pagar, ainda que seja uma mixaria, e ainda que force amputações.

Marcelo Laguna disse...

Filipe, você abordou um ponto interessante, que foi a falta de interesse da Record. Li declaração do Kouros dizendo que falou com várias emissoras e todas só queriam de graça.E o fato da Record não estar transmitindo nenhum evento importante até agora é preocupante.

Valeu pela visita, abs

Vicente disse...

Pois é. Eu não sei se não teria sido uma boa aceitar ir para outra emissora de graça. Com uma transmissão por semana em TV aberta, o lucro viria da publicidade. Aliás, a fórmula foi mudada por causa da publicidade, pois o dinheiro recebido da globo é o mesmo se a final for melhor de 5 ou melhor de 1.

Related Posts with Thumbnails