boo-box

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O que está por trás da confusão dos ingressos entre São Paulo e Corinthians

Antes de mais nada, uma coisa precisa ser dita a respeito da polêmica da distribuição de ingressos para o clássico São Paulo e Corinthians: o Tricolor está agindo absolutamente dentro da lei, no caso o regulamento de competições da CBF, que determina 10% de bilhetes destinados à torcida do time visitante. Se está na lei, então está tudo certo.

O que me incomoda nesta situação é a forma como que o caso está sendo conduzido, por ambos os lados. Os são-paulinos, amparados pela lei, estão na verdade mirando outro alvo com toda a polêmica: a Federação Paulista de Futebol (FPF), com quem está rompido desde a rodada final do Brasileirão 2008, quando estourou o caso Tardelli.

Irritados com o fato de a FPF simplesmente marcar o clássico Palmeiras x Corinthians, dia 8 de março, para Presidente Prudente - e vale lembrar que pode ser o jogo de estreia de Ronaldo Fenômeno com a camisa do Timão -, os cartolas são-paulinos resolveram revidar e apelaram para a lei.

A falta de jogo de cintura dos dois lados acabou detonando esta crise. Tanto o São Paulo não precisaria bater o pé em relação aos 10% do Corinthians (diferentemente da postura em relação a Santos e Palmeiras, que limitam a presença de seus torcedores na Vila Belmiro e no Palestra Itália) como a FPF não tinha nada que tirar o clássico de maior rivalidade da capital paulista e colocá-lo no interior do estado.

Já a postura dos dirigentes corintianos também está longe de ser louvável. Em pleno clima eleitoral, pois haverá eleições no clube no próximo sábado (14), a atual diretoria vem soltando uma série de notas oficiais onde descarregou várias acusações ao rival. As mais pesadas foram chamar a atitude do São Paulo de "elitista, arrogante e típica de times de pequenas torcidas". É bom lembrar que neste ano, pela primeira vez, o sócio do Corinthians terá direito a voto - e muitos integrantes de torcidas organizadas do Timão são sócios do clube.

6 comentários:

Rubão disse...

O que seu time tem a ver com o local do Dérbi Paulista? ficaram irritados pq perderão o dinheiro do aluguel? se isso for verdade, o Corinthians está certo em chamar a diretoria da sua equipe de "elitista, arrogante e típica de times de pequenas torcidas".

Marcelo Laguna disse...

Meu caro Rubão...

Em primeiro lugar, parece que você adora comentar qualquer post que eu faço e que tenha o SPFC como objeto principal, sempre fazendo questão de colocar o pronome "seu" time, "sua" equipe, né?

Visto que o único estádio na cidade em condições de receber confortavelmente as duas torcidas para este clássico - como tem sido feito há anos - o SPFC tem todo o direito de chiar, sim senhor! Mas a chiadeira só está ocorrendo por causa desta briguinha entre o clube a FPF.

Ah, e não me consta que perder 12% de uma renda que pode chegar perto de 500, 600 mil reais não seja motivo para reclamar.

Anônimo disse...

Enfim, uma análise política do fato. Fiquei um tempão hoje aguentanto uns malas numa rádio e os caras não conseguiram analisar o fato com a devida frieza.

Rubão disse...

Quer dizer que porque não vai ganhar dinheiro com uma partida alheia, pode chiar? E isso não é arrogância?
Tá bom então...

Marcelo Laguna disse...

Que arrogância, Rubão? Os clássicos sempre foram disputados o Morumbi. Se o São Paulo é o dono do estádio, quer dizer que não tem o direito de receber pelo aluguel do mesmo?

E está certo então em mandar este jogo lá pro interior? Sendo que a maioria dos torcedores dos dois times estão na Capital? isto é profissionalismo?

Que mandassem o jogo pro Pacaembu então...

Rubão disse...

E daí que os clássicos acontecem no Morumbi? o que estou dizendo é que o seu time está bravo porque não irá receber parte de uma renda de um jogo que não acontecerá lá. se Juvenal contava com o dinheiro antes da partida acontecer, problema dele. o mando é da Federação.

e não há corintianos e palmeirenses suficientes no interior.

e o Palmeiras tem mandado clássicos no Parque, exceção contra os gambás.

Related Posts with Thumbnails