No final de 2008, este blogueiro fez pouco caso de uma bravata do diretor de futebol do Santos, Adílson Durante, que questionou o fato do São Paulo ser considerado o maior campeão brasileiro da história, com seus seis títulos.
Adílson sustentava na época que o Santos é o grande vencedor nacional, com oito títulos, acumulando com os dois Brasileiro de 2002 e 2004 os títulos da Taça Brasil de 1961, 62, 63, 64 e 65, além do Robertão de 1968.
Pois parece que o sonho santista de desbancar o Tricolor caminha a passos largos. Segundo nota publicada pela Agência Estado, um dossiê de 350 páginas está sendo montado pelo time santista (com apoio de Botafogo, Palmeiras, Fluminense, Bahia e Cruzeiro) para pedir à CBF o reconhecimento dos títulos nacionais disputados entre 1959 e 1970 como legítimos campeões brasileiros.
A papelada, que está sendo catalogada pelo jornalista Odir Cunha, incluí fichas de jogos, regulamentos de competições, jornais da época e filmes produzidos pelo Canal 100. Há ainda um documento que os santistas apostam que terá um peso importante neste empreeitada: uma carta de apoio do ex-presidente da Fifa e da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), João Havelange. Nesta carta, Havelange declara que os títulos representavam o Campeonato Brasileiro da época.
3 comentários:
Laguna, se o próprio João Havelange, que rpesidia a CBD à época, diz que vencer a Taça Brasil equivalia a ser campeão brasilerio de clubes, então quem poderá desmentir?
A Taça Brasil foi criada justamente para indicar um campeão nacional para a recém-criada Taça Libertadores da América. E cumpriu o seu propósito, na melhor época do futebol brasileiro, em que a seleção era campeã do mundo só com jogadores em atividade no Brasil.
Bahia, primeiro campeão brasileiro, em 1959!
E a CBF deveria se envergonhar de não reconhecer esses títulos, pois se apropriou das 3 estrelas conquistadas pela seleção canarinho da CBD.
Para min a CBF deveria ser punida por nao reconhecer esses titulos pois na ora de pegar jogadores para a seleção eles sao bem rapidos!
Postar um comentário