boo-box

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Santos prepara dossiê para se tornar octacampeão brasileiro

No final de 2008, este blogueiro fez pouco caso de uma bravata do diretor de futebol do Santos, Adílson Durante, que questionou o fato do São Paulo ser considerado o maior campeão brasileiro da história, com seus seis títulos.

Adílson sustentava na época que o Santos é o grande vencedor nacional, com oito títulos, acumulando com os dois Brasileiro de 2002 e 2004 os títulos da Taça Brasil de 1961, 62, 63, 64 e 65, além do Robertão de 1968.

Pois parece que o sonho santista de desbancar o Tricolor caminha a passos largos. Segundo nota publicada pela Agência Estado, um dossiê de 350 páginas está sendo montado pelo time santista (com apoio de Botafogo, Palmeiras, Fluminense, Bahia e Cruzeiro) para pedir à CBF o reconhecimento dos títulos nacionais disputados entre 1959 e 1970 como legítimos campeões brasileiros.

A papelada, que está sendo catalogada pelo jornalista Odir Cunha, incluí fichas de jogos, regulamentos de competições, jornais da época e filmes produzidos pelo Canal 100. Há ainda um documento que os santistas apostam que terá um peso importante neste empreeitada: uma carta de apoio do ex-presidente da Fifa e da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), João Havelange. Nesta carta, Havelange declara que os títulos representavam o Campeonato Brasileiro da época.

3 comentários:

Anônimo disse...

Laguna, se o próprio João Havelange, que rpesidia a CBD à época, diz que vencer a Taça Brasil equivalia a ser campeão brasilerio de clubes, então quem poderá desmentir?
A Taça Brasil foi criada justamente para indicar um campeão nacional para a recém-criada Taça Libertadores da América. E cumpriu o seu propósito, na melhor época do futebol brasileiro, em que a seleção era campeã do mundo só com jogadores em atividade no Brasil.
Bahia, primeiro campeão brasileiro, em 1959!

Anônimo disse...

E a CBF deveria se envergonhar de não reconhecer esses títulos, pois se apropriou das 3 estrelas conquistadas pela seleção canarinho da CBD.

Anônimo disse...

Para min a CBF deveria ser punida por nao reconhecer esses titulos pois na ora de pegar jogadores para a seleção eles sao bem rapidos!

Related Posts with Thumbnails