boo-box

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Como será o sorteio do Campeonato Mundial masculino de basquete 2010, na Turquia



Nesta terça-feira, a partir das 7h30 (horário de Brasília), a Fiba (Federação Internacional de Basquete) irá realizar o sorteio dos grupos para o Campeonato Mundial masculino, marcado para a Turquia, entre 28 de agosto e 12 de setembro de 2010.

E a entidade anunciou como será a divisão dos países para o procedimento do sorteio. Com isso, é possível ter uma ideia do grupo que o Brasil terá pela frente no ano que vem.

Na primeira fase do Mundial, os 24 classificados serão divididos em quatro grupos de seis seleções cada um. De acordo com a força esportiva de cada um deles, a Fiba separou os participantes em seis potes, que são os seguintes:

Pote 1 (cabeças de chave): EUA, Argentina, Espanha e Grécia

Pote 2: Sérvia, Eslovênia, França e Turquia
Pote 3: Brasil, Porto Rico, Canadá e Austrália
Pote 4: Croácia, Rússia, Lituânia e Alemanha
Pote 5: Nova Zelândia, China, Irã e Angola
Pote 6: Jordânia, Líbano, Tunísia e Costa do Marfim

O sorteio tem como objetivo dividir os representantes dos cinco continentes em cada um dos grupos. E já se sabe que haverá um grupo com no máximo três europeus ou com duas seleções das Américas.

Diante desta divisão, e tomando por base o ranking mundial da Fiba, o Brasil pode cair numa espécie de "grupo da morte", ao lado de EUA (2º no ranking), Sérvia (5º), Lituânia (6º), China (9º) e Líbano (24º). Em compensação, se levar sorte, a seleção ficaria em uma chave com Grécia (4º), Eslovênia (20º), Rússia (17º), Irã (21º) e Costa do Marfim (40º), bem mais "amigável".


Antes que alguém pergunte, o Brasil é o 14º no atual ranking e a Argentina, a primeira colocada. Mas qualquer um com bom senso sabe que se os americanos levarem as estrelas da NBA para o Mundial, qualquer confronto com eles será derrota na certa.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails