boo-box

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ameaça de marmelada coloca os pontos corridos do Brasileirão na berlinda


Nesta madrugada, voltando para casa após a rodada, tive o desprazer de ouvir o apresentador Nelo Rodolfo (um chato de galocha, diga-se de passagem), da rádio Jovem Pan, soltar uma opinião que, infelizmente, começa a se tornar um pouco comum no meio esportivo: que a ameaça de "marmelada" de alguns times na reta final do Brasileiro ameaça o futuro do sistema de pontos corridos. Para o apresentador, já está na hora de se acabar com este sistema de disputa e promover o retorno do mata-mata, com a classificação de oito clubes para a fase decisiva, a exemplo do que ocorrerá no próximo Campeonato Paulista, exemplo de campeonato ideal na opinião do radialista.

A tese defendida por Nelo Rodolfo é fajuta, na minha opinião. Quem me conhece, sabe que defendo os pontos corridos como o sistema ideal para a disputa de um campeonato, deixando o mata-mata para torneios eliminatórios como a Copa do Brasil. Mas é inegável que a sombra dos jogos estranhos ameaça a lisura do torneio.

A culpa, porém, não é de um sistema de disputa. Não me lembro de ler ou ouvir coisas semelhantes à respeito ocorrendo na Itália, Espanha ou Inglaterra, até porque nenhuma cidade tem mais do que duas equipes em suas principais ligas. Já houve, sim, caso de manipulação de resultados na Itália, envolvendo a Juventus, mas por outros motivos e não pelo que ocorre aqui, onde o motivo é a rivalidade feroz entre as equipes.

Para aqueles que, mais românticos, insistem em dizer que marmelada não existe no futebol, a entrevista do técnico Tite, do Corinthians, para Juca Kfouri, na ESPN, confirmando que um caso destes ocorreu num jogo envolvendo uma equipe que ele dirigia, é definitiva.

Se São Paulo e Palmeiras vão "facilitar" para o Fluminense (sendo que o Palmeiras tem até motivos reais, por estar envolvido na reta decisiva da Copa Sul-Americana), ninguém pode ter certeza. Talvez o ideal, até para preservar o sistema de disputa ideal para um campeonato, fosse mesmo colocar clássicos regionais nas últimas duas rodadas do Brasileiro. Duvido que alguém colocaria time misto em um São Paulo x Corinthians, Botafogo x Fluminense, Vasco x Flamengo ou Palmeiras x Santos.

3 comentários:

Rubão disse...

"Duvido que alguém colocaria time misto em um São Paulo x Corinthians, Botafogo x Fluminense, Vasco x Flamengo ou Palmeiras x Santos."

Laguna, o Palmeiras jogou a primeira partida da final do Campeonato Paulista de 1999 com o time reserva, pois na quarta teria a final da Libertadores.

Esse argumento é igualmente bobo.

Marmelada por marmelada, há registros de vários mesmo quando os times disputavam mata-mata. Tudo que é uma questão de dinheiro e oportunidade.

Esse papo é bobo e medíocre. E Tite foi mais tolo ainda, porque agora todo mundo vai fazer um levantamento dos times que dirigiu e quais estavam nessa situação em que ele falou. Arranjou confusão para ele e para a tal equipe.

Quer valer que vão querer levar o caso até o ridículo STJD e punir o clube e até ele?

Marcelo Laguna disse...

Rubão,

o exemplo que você citou, da fin al do Paulistão em meio à decisão da Libertadores, é o famoso caso da exceção em toda regra.

É claro que numa situação destas teria que mandar time misto mesmo. E se o técnico não fizesse isso, teria que prendê-lo no calabouço por 100 anos.

O exemplo que eu dei se palica apenas às rodadas finais do Brasileiro onde, repito, somente o Palmeiras, por estar envolvido este ano nas finais da Sul-Americana, poderia colocar os reservas sem peso na consciência.

Também concordo com você - e isso não vi ninguém falar até agora - que tem marmelada também em mata-mata.

Já o Tite vai se ferrar por querer ser ético demais.

abs

Rubão disse...

Ué, você quer uma famosa marmelada? a expulsão de Rui-Rei em 1977. Meses depois ele foi pro Corinthians e todo mundo jura que o Dulcidio encheu os bolsos.

Isso é marmelada. É coisa bem, pior, aliás, mas é.

O Tite é um medíocre, como todos os treinadores, aliás. Vai ficar agora dando uma de "eu sei, eu sei" e dar fatos pela metade?

Um tonto.

Related Posts with Thumbnails