boo-box

sábado, 8 de agosto de 2009

Mudanças no regulamento da segunda edição do NBB: prós e contras

Foram divulgadas na última sexta-feira as mudanças no regulamento para a segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB), cujo início está marcado para a primeira semana de novembro. Pela nova programação, o encerramento ocorrerá no máximo, em 31 de maio, antes do início da Copa do Mundo de futebol da África do Sul.

As principais mudanças estão na fase dos playoffs. Foi confirmado um novo sistema classificatório, sempre em séries melhor-de-cinco. Agora, apenas os quatro primeiros colocados da fase de classificação terão vaga direta na fase dos mata-matas. As equipes que ficarem entre a 5ª e 12ª colocações disputarão uma série melhor-de-cinco jogos pelas quatro vagas restantes, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.

O que eu não gostei foi em relação ao playoff final. Nesta fase, o mando será da LNB (Liga Nacional de Basquete). Se o terceiro jogo da série puder definir o campeão, o mando será da LNB e a capacidade mínima do ginásio deve ser de 4 mil torcedores.

Isso é péssimo, pois abre a possibilidade para que ocorra verdadeiras aberrações, como na Superliga de vôlei, quando a TV Globo, que detém os direitos de transmissão, escolhe o ginásio que melhor atende às suas necessidades técnicas. Uma escolha que pode interferir tecnicamente na disputa.

Se por acaso uma equipe com um ginásio mais modesto chegar à final, provavelmente não poderá mandar um jogo decisivo em casa. Isso é um absurdo!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails