boo-box

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Reflexos corintianos de uma derrota

"Como vcs viram, com uma arbitragem dessas era impossível ganharmos na Vila"
Técnico Mano Menezes, no Twitter, fazendo como dez em cada dez técnicos brasileiros, que na quando seus times vencem, nem lembram que o juiz existe. Mas quando perdem...


"Quando eles estavam com dois jogadores a mais, vi alguns jovens querendo fazer gracinha. A gente respeita quem joga com objetividade"
Ronaldo, atacante do Corinthians, disparando contra a postura dos garotos do Santos na vitória de 2 a 1 sobre o Timão, pelo Paulistão

Os cartazes das Copas do Mundo:
Uruguai-1930 e Itália-1934


Uruguai - 1930


Itália - 1934

A seção "Os cartazes das Copas do Mundo" será publicada aos domingos, até o dia 2/05

sábado, 27 de fevereiro de 2010

No clássico do adultério, Bridge faz
John Terry pagar um belo mico

O Manchester City não derrotava o Chelsea no Stanford Bridge desde 1993 e só por isso a vitória de 4 a 2 neste sábado diante do rival, pelo Campeonato Inglês, já teria um sabor especial. Mas ainda havia um ingrediente especial: o encontro entre John Terry, do Chelsea, e Wayne Bridge, do Manchester City, protagonistas de uma polêmica extraconjugal que ganhou as manchetes dos jornais ingleses durante vários dias.

Terry teve um caso com a então mulher de Bridge, Vanessa Perroncel, na época em que os dois atuavam pelo Chelsea. O escândalo foi tão barulhento que Terry perdeu a condição de capitão da seleção inglesa e Bridge anunciou que não irá disputar a Copa do Mundo.

Neste sábado, no protocolo que antecede o jogo, quandos os jogadores das duas equipes se cumprimentavam, Terry passou por um constrangimento histórico, ao ver Bridge deixá-lo com a mão estendida no ar. Simplesmente ridículo!


Confira o mico de John Terry:


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pelo jeito, o técnico Ricardo Gomes
não está muito bem de saúde

"O Ricardo me ligou e disse que gostou muito do time. Me deu os parabéns. Gostou da mudança no segundo tempo, quando coloquei Rodrigo Souto. Estávamos perdendo no meio e com a entrada dele o time retomou"
Milton Cruz, técnico interino do São Paulo, comentando a ligação recebida do chefe Ricardo Gomes, após a derrota (mais uma!) para o Once Caldas, de virada, pela Taça Libertadores, na última quinta-feira. Cá entre nós, o teor do telefonema só demonstra que Ricardo Gomes está mesmo precisando de um descanso, após sofrer um leve AVC (Acidente Vascular Cerebral) no início da semana.

Um caso de amor mal resolvido


Coluna Diário Esportivo, publicada na edição de 26 de fevereiro do Diário de S. Paulo

Nos últimos anos, a relação entre Jade Barbosa e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) tem sido marcada por troca de acusações e muitas polêmicas. Desde o episódio em que o pai da ginasta acusou os médicos da entidade de não tratarem corretamente uma gravíssima contusão no punho direito de Jade, ocorrida durante sua preparação para as Olimpíadas de Pequim-08, o clima com a CBG sempre foi tenso. Nem de longe lembra a lua de mel que a atleta vivia com os dirigentes na época do Pan-Americano do Rio-07, quando ela foi uma das estrelas da competição, ao conquistar as medalha de ouro no salto, bronze no solo e prata por equipe.

Após um longo tempo fora de combate, Jade retornou às competições no final do ano passado, durante o Brasileiro por equipes, quando garantiu o título no solo. Pronto, estava aberto o caminho para o seu retorno à seleção brasileira permanente, correto? De forma alguma. Ao divulgar a relação dos convocados para a disputa da Copa do Mundo, a CBG não incluiu o nome de Jade Barbosa na lista. E o motivo é mais uma vez polêmico.

Oficialmente, a Confederação não se manifesta, mas existe um conflito entre os patrocinadores da entidade e da ginasta, que são dois bancos distintos. Enquanto o pai da atleta, César Barbosa, não se entende com a direção da CBG, resta à ginasta aguardar. Considerada uma das maiores revelações da ginástica artística brasileira, Jade está pronta para competir. Pena que os cartolas não estejam permitindo.

A coluna Diário Esportivo, assinada por este blogueiro, é publicada às sextas-feiras no Diário de S. Paulo

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

São Paulo não verá a seleção brasileira na Liga Mundial de vôlei; confira a tabela

Pela primeira vez desde 2006, a cidade de São Paulo não foi incluída no roteiro da seleção brasileira masculina de vôlei para os jogos da Liga Mundial 2010. O calendário, anunciado nesta quarta-feira pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não incluiu a capital paulista no roteiro. Em compensação, Uberlândia aparece pela primeira vez, inclusive recebendo os primeiros confrontos do Brasil no torneio, contra a Bulgária, nos dias 4 e 5 de junho.

Os grupos da Liga Mundial 2010 são os seguintes:

Grupo A: Brasil, Holanda, Coréia do Sul e Bulgária
Grupo B: Sérvia, Itália, França e China
Grupo C: Rússia, EUA, Finlândia e Egito
Grupo D: Cuba, Argentina, Polônia e Alemanha

Abaixo, a tabela dos jogos da seleção brasileira na primeira fase da Liga Mundial:

4 e 5 de junho: Brasil x Bulgária (Uberlândia)
12 e 13 de junho: Brasil x Holanda (Brasília)
19 e 20 de junho: Brasil x Coréia do Sul (Rio de Janeiro)
26 e 27 de junho: Holanda x Brasil (Roterdã)
3 e 4 de julho: Coreia do Sul x Brasil (Gwangju)
8 e 9 de julho: Bulgária x Brasil (Varna)

As estreias do Corinthians na Libertadores


A sofrida vitória desta quarta-feira sobre o Racing, do Uruguai, por 2 a 1, só confirmou a tradição do Corinthians em não ter estreias tranquilas em suas participações na Taça Libertadores. Nas oito vezes em que disputou o torneio continental - contando a presença neste ano -, o Corinthians somente em uma vez ganhou por mais de um gol de diferença: foi em 1996, quando bateu o Botafogo por 3 a 0, gols de Leonardo, Edmundo e Marcelinho Carioca.

Eis todas as estreias corintianas na Libertadores:

3/04/1977 - Corinthians 1 x 1 Internacional
20/02/1991 - Flamengo 1 x 1 Corinthians
13/03/1996 - Corinthians 3 x 0 Botafogo
26/02/1999 - Palmeiras 1 x 0 Corinthians
17/02/2000 - América (Mex) 2 x 0 Corinthians
5/02/2003 - Corinthians 1 x 0 Cruz Azul (Mex)
15/02/2006 - Deportivo Cali (Col) 0 x 1 Corinthians
24/02/2010 - Corinthians 2 x 1 Racing (Uru)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

NBB 2009/10: Manuil, do Cetaf/Vila Velha,
pega dez jogos de suspensão

Saiu barato para o pivô Manuil, do Cetaf/Vila Velha, a pena imposta nesta terça-feira pela comissão disciplinar da Liga Nacional de Basquete (LNB), em razão da covarde agressão ao armador Duda, do Flamengo, no dia 5 de fevereiro, pelo NBB 2009/10. Os representantes da comissão disciplinar decidiram por dez partidas de suspensão ao jogador da equipe capixaba, sendo que uma delas foi cumprida automaticamente.

Embora tenha ficado arrependido da agressão, Manuil e o clube pretendem recorrer ao efeito suspensivo. "Fico triste pela quantidade de jogos que recebi. Agora o que vou tentar fazer é continuar minha carreira como sempre fiz e nunca mais cometer um erro como esse", disse o jogador.

Dois mil pitacos, acredite se quiser!

Eis que olho o gerenciador de posts do blog e tomo um susto quando vi o número ali estampado: dois mil posts publicados. Isso mesmo: deste o já distante mês de setembro de 2007, quando resolvi me meter a besta e criar o Blog do Laguna, e parar de cornetar nos blogs dos amigos, chegamos à casa dos dois mil tópicos no ar, com os mais variados assuntos: análises, informações, republicações de posts ótimos de outros blogs, colunas, links de vídeos históricos e algumas seções especiais, como As Dançarinas da NBA, um sucesso de crítica e público.

Para quem não botava fé que este blog ultrapasaria os três meses de vida, chegar a esta marca me dá muito orgulho. Obrigado a todos os frequentadores deste blog.

As dançarinas da NBA 2009/10 (18):
Cecilia, do New Jersey Nets



Cecilia, nascida em South Brunswick (Nova Jersey), formada em marketing pela Northeastern University, que se definida como uma pessoa dedicada e passional, além de ter como sonho viajar pelo mundo, integra pelo quinto ano o elenco das Net Dancers, as dançarinas do New Jersey Nets.

Esta seção, que reúne as mais belas cheeleaders da NBA, é publicada às quartas-feiras

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mais um exemplo do método "Joel Santana" de aprendizagem de inglês


Internauta acha que Neymar
deve esperar até a Copa de 2014

Apesar de muita gente pedir sua convocação, o garoto Neymar, um dos craques do belo time do Santos, deve esperar um pouco mais para vestir a camisa da seleção brasileira numa Copa do Mundo. Esta pelo menos é a opinião do internauta que frequenta o blog.

Para extamente 50% dos blogueiros, o habilidoso atacante do Peixe não deve ser convovado por Duinga agora e sim esperar uma outra oportunidade, provavelmente na Copa de 2014, no Brasil. Mas o restante dos que votaram estão divididos: para 29,5% dos internautas, Neymar tem que ir para a África do Sul, mas para ficar no banco de reservas. Já na opinião de 20,5%, ele precisa ser convoado e escalado por Dunga no time titular!

Foto: Divulgação/Santos FC

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A lista de inscritos do Corinthians
para a Taça Libertadores-10


1 - Felipe
2 - Alessandro
3 - Chicão
4 - William
5 - Ralf
6 - Roberto Carlos
7 - Elias
8 - Tcheco
9 - Ronaldo
10 - Danilo
11 - Iarley
12 - Rafael Santos
13 - Paulo André
14 - Leandro Castán
15 - Marcelo Mattos
16 - Dodô
17 - Dentinho
18 - Jucilei
19 - Souza
20 - Defederico
21 - Morais
22 - Júlio César
23 - Jorge Henrique
24 - Moacir
25 - Edu

Vampeta treinador? Isto é incrível

Do site ESPN.com.br

O ex-volante Vampeta é o novo técnico do Nacional, equipe da zona oeste de São Paulo. Ele foi apresentado na manhã desta segunda-feira no Estádio Nicolau Alayon.

A chegada do pentacampeão mundial à equipe é resultado da parceria entre Corinthians e Nacional, que disputará a partir de maio a Série B do Campeonato Paulista, a quarta divisão.

O time alvinegro cederá alguns jogadores que atuaram na última campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior, como o zagueiro André Vinicíus e o meia Jádson.Os treinos no Nacional devem começar ainda nesta semana.

Comentário do blog: fico pensando aqui com meus botões como será o estilo de trabalho do professor Vampeta. A primeira impressão é a de que será muito difícil alguém ser punido por chegar atrasado ao treino...

As musas do curling nos Jogos de Vancouver...pois é, elas existem!

Para aqueles que classificam o exótico curling, um dos esportes mais interessantes dos Jogos Olímpicos de Inverno que estão sendo realizados em Vancouver, de ser apenas uma "bocha no gelo", eis uma grande surpresa: as provas femininas das modalidades estão repletas de belíssimas jogadoras.

Abaixo, alguns bons motivos para fazer qualquer marmanjo encarar as transmissões nas madrugadas dos jogos canadenses e acompanhar o emocionante curling:


Melaine Robollard - Alemanha

Carmen Schaefer - Suíça




Eve Muirhead - Grã-Bretanha

Fotos: portal Terra

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A expulsão de Garrincha em 1962 e o
vale-tudo para ganhar a Copa do Mundo

Ótima reportagem exibida neste domingo pelo programa Esporte Espetacular, da Rede Globo,de autoria de Guilherme Rosseguini, trouxe à tona um episódio, digamos, polêmico, referente à conquista da Copa do Mundo de 1962 pelo Brasil: Garrincha, o grande nome daquela seleção, só pôde disputar a final contra a Tchecoslováquia porque dirigentes brasileiros subornaram o bandeirinha da semifinal contra o Chile, quando o jogador foi expulso.

No julgamento do caso, na véspera da decisão, como o bandeira, o uruguaio Esteban Marino, havia "desaparecido" misteriosamente, o caso foi anulado, pois somente ele havia visto a suposta agressão do ponta brasileiro ao chileno Rojas. Foi assim que Garrincha participou da partida e ajudou a seleção a conquistar o bi mundial.

O caso foi revelado pelo ex-árbitro brasileiro Olten Ayres de Abreu, que estava no Chile na condição de reserva do juiz brasileiro designado para a competição, João Etzel Filho. Segundo Abreu, foi Etzel o encarregado de conversar com marino e fazer a oferta tentadora: US$ 15 mil, que na verdade, de acordo com o ex-árbitro, foram apenas US$ 5 mil.

Na reportagem, Abreu contou que Marino lhe telefonou tempos depois, reclamando que lhe pagaram menos do que o combinado. Tanto Marino quanto Etzel já morreram, ficando apenas a palavra de Abreu para confirmar o episódio.

Na verdade, parte desta história já era conhecida, mas sem a riqueza dos detalhes narrados na ótima matéria do Esporte Espetacular. Há muito anos que já sa conhece no meio esportivo a história da "estranha" presença de Garrincha naquela final. A partir deste domingo, confirmou-se o que só era boato e lenda. E pelo menos para mim, fica a certeza que os bastidores do futebol são podres demais.

Aquela seleção de 62, mesmo com alguns craques já envelhecidos, era infinitamente superior a todas que estavam no Mundial do Chile. Não precisaria apelar para suborno para garantir o bi. Revelações como esta quebram o encanto que o futebol desperta em todos.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Quem está mentindo: Fifa ou o São Paulo?


Não há um único estádio do Brasil em condições de abrigar a Copa do Mundo de 2014, certo? Algumas das cidades-sedes ainda estão na fase de licitação para iniciar as obras. O custo do Mundial brasuca será superior ao da África do Sul, que começa daqui há três meses. Mesmo assim, só se fala na polêmica envolvendo a Fifa e o estádio do Morumbi.

Sinceramente, não sei quem está mentindo nesta história. Mas que existe um grande mentiroso, não tenho a menor dúvida. Vamos aos fatos: há pouco mais de dez dias, o São Paulo, dono do Morumbi, anunciou que a Fifa aprovou as modificações no projeto do estádio, considerando-o apto para receber uma das semifinais do próximo Mundial. Por causa desta resposta positiva, os cartolas tricolores e os integrantes do comitê organizador local já alardeavam que São Paulo deveria receber a partida de abertura da Copa-2014.

Eis que em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo na edição desta sexta-feira, o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcké, avisou que a situação continua como antes. Ou seja, o Morumbi continuaria vetado para receber o jogo de abertura e poderia, no máximo, abrigar jogos das oitavas de final. "Ou há um comprometimento de colocar dinheiro em um projeto ou a maior cidade do Brasil não terá jogos grandes da Copa do Mundo. Do jeito que está, não podemos permitir que haja mais do que uma partida de oitavas de final. Não há ainda como ter nem jogo de abertura e nem semifinal", disse o dirigente da Fifa.

Duas versões completamente diferentes, o que só comprova que tem alguém querendo fazer todo mundo de trouxa. E antes que me perguntem, não tenho a menor ideia sobre quem seja o aprendiz de Pinóquio.

Aliás, esta briguinha Fifa x São Paulo já foi palco de uma cornetada deste blogueiro há pouco mais de quatro meses. E a novelinha chata continua. O final dela, porém, ainda está bem distante.

Botafogo faz marketing de ocasião

A camisa que o Botafogo utilizará na decisão da Taça Guanabara, diante do Vasco da Gama, neste domingo, terá um patrócínio especial. A Hypermacras, que estampa o logo da Neo Química Genéricos no uniforme do Corinthians, fecho um um contrato especial com o Botafogo apenas para esta partida.

Veja como será o uniforme do time botafoguense:


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Magnano garante seu trio de ouro

Coluna Diário Esportivo, publicada na edição de 19 de fevereiro do Diário de S. Paulo

Um mês é um prazo muito curto para se avaliar o trabalho de qualquer pessoa. Mas no caso de Rubén Magnano, seus primeiros 30 dias à frente da seleção brasileira masculina de basquete já estão marcados por um feito considerável: neste período, o argentino garantiu que o time entrará com sua força máxima no Mundial da Turquia, em agosto. Ao assegurar logo de cara as presenças das feras brasileiras da NBA na competição o armador Leandrinho e os pivôs Nenê e Anderson Varejão , Magnano conseguiu algo que seus antecessores sempre tiveram dificuldade em concretizar.

Não que Lula Ferreira e Moncho Monsalve tivessem sido sabotados. Mas, seja por estarem contundidos, seja por má vontade, desde que foram para a NBA, poucas vezes Nenê, Leandrinho e Varejão estiveram juntos na seleção brasileira. A última delas aconteceu no já distante Pré-Olímpico das Américas de 2003, em San Juan (Porto Rico).

Se o prestígio de campeão olímpico de Magnano teve influência direta na decisão dos três craques da NBA, ninguém pode afirmar. Só que é bom os cartolas da CBB não baterem tanto o bumbo por isso. Dos três, quem realmente anda comendo a bola é Nenê, do Denver, que livre de problemas físicos, vem cumprindo uma temporada exuberante é o terceiro melhor da liga em aproveitamento de arremessos (59,2%). Leandrinho, do Phoenix, recupera-se de uma cirurgia no pulso direito, enquanto Varejão virou um reserva de luxo no Cleveland. Ainda é muito cedo para saber como o trio de ouro de Magnano estará no Mundial.

Foto:Nenê Hilário, em ação pelo Denver Nuggets
Crédito: NBA


A coluna Diário Esportivo, assinada por este blogueiro, é publicada às sextas-feiras no Diário de S. Paulo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Agressão de Manuil em Duda pelo NBB será julgada na próxima terça-feira

Uma das atitudes mais covardes já vistas nas quadras brasilerias de basquete nos últimos tempos, a agressão do pivôi Manuil, do Cetaf/Vilha Velha, ao armador Duda, do Flamengo, ocorrida no dia 5 de fevereiro, pelo NBB, terá finalmente seu julgamento na próxima terça-feira (23/2).

Em rápida conversa com este blogueiro na tarde desta quarta-feira, o presidente da comissão disciplinar da Liga Nacional de Basquete, José Luiz Mattos, não quis fazer nenhum comentário a respeito de uma possível punição a Manuil, pois segundo ele isso poderia prejudicar o processo.

De acordo com o site Justiça Desportiva, Manuil foi enquadrado no artigo 254-A, inciso I do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que prevê infração por "praticar agressão física durante a partida". Manuil pode pegar de quatro a 12 jogos de suspensão.

Reveja aqui o lance da covarde agressão de Manuil a Duda e, como ponto máximo, sua inacreditável justificativa: "Ele me agrediu antes"

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Juiz sueco que validou o gol de mão de Henry adora se meter em enrascada

Tem sujeito para quem a sorte costuma passar bem longe. Quando o dito cujo é juiz de futebol, esta situação torna-se um pouco mais complicada. É o caso do sueco Martin Hansson. Para quem não sabe, é o cidadão que validou o gol de mão marcado por Henry diante da Irlanda, que classificou a França para a Copa do Mundo da Àfrica do Sul.

Pois não é que o sujeito aprontou mais uma? Nesta quarta-feira, ele apitava o jogo entre Porto e Arsenal, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Eis que ele assinalou falta por recuo de bola do time inglês. Só que mal o jogador do Porto colocou a bola no chão, tocou para Falcao tocar a fazer o gol da vitória. O mínimo que se pode falar é que o lance foi polêmico. A única certeza é que o tal de Hansson adora se meter em uma confusão...



A Copa do Mundo é nossa (4)

Da Folha de S. Paulo - 17/02/2010

Copa no Brasil custa mais
que o dobro da africana


Gasto previsto no Mundial-14 é R$ 9,5 bilhões maior do que o da África do Sul

Estimativa de despesas do Ministério do Esporte para o torneio tem transporte e estádios, mas ainda não inclui itens como segurança

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A quatro anos e meio de seu início, a Copa do Mundo do Brasil-2014 já tem previsão de gastos 120% maior que o investido na África do Sul-2010. Ou seja, o evento brasileiro tende a custar mais que o dobro do africano. Detalhe: o Mundial no território nacional tem estimativa de custo incompleta, enquanto o torneio deste ano está próximo da conta definitiva.

No início de fevereiro, o governo federal divulgou uma primeira lista de projetos para a Copa-2014. Incluiu 59 obras, sendo 12 delas em estádios.

O custo total previsto é de R$ 17,52 bilhões, incluindo verba federal, estadual e privada. Desse valor, são R$ 5,343 bilhões para construção e reforma de arenas. O restante é para transporte e obras nos entornos das praças esportivas.

A Copa da África do Sul tem gasto total previsto de 33 bilhões de rands (R$ 7,968 bilhões), montante informado à Folha pela porta-voz do Tesouro Nacional sul-africano, Thoraya Pandy. "Esse valor inclui infraestrutura, estádios, comunicação, segurança e desenvolvimento esportivo", explicou.

O investimento em arenas foi de 13 bilhões de rands (R$ 3,1 bilhões) e, em transporte, atingiu 14 bilhões de rands (R$ 3,38 bilhões). "Acho que esse valor é muito maior. Tenho convicção de que é maior que isso", afirmou o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., a respeito das cifras sul-africanas. Há dinheiro para reforma de aeroportos que não entra na conta da África do Sul. Mas o Brasil também não incluiu o setor aéreo em suas obras.

Ressalve-se que o Mundial brasileiro tem número maior de sedes do que a África do Sul: são 12 contra 9. Também terá mais arenas: 12 contra 10.Proporcionalmente, isso justificaria aumento de um terço no investimento total e de um quinto em estádios. A diferença, porém, é de R$ 9,5 bilhões.

E há tendência de alta. Os custos de estádios, únicos que tinham estimativa feita no projeto da CBF, já mais do que dobraram em relação a 2007.Mais: ainda não houve previsão sobre os gastos com segurança, tecnologia e infraestrutura esportiva, como CTs.

Em comum, Brasil e África do Sul tem onipresença estatal para bancar as obras.Um total de 94% dos custos dos estádios será de responsabilidade dos governos federal e estadual, segundo documentos do Ministério do Esporte. O restante será pago pelos clubes - Atlético-PR, São Paulo e Internacional, donos de arenas.

Estados, clubes e União assinaram termo em que foi estabelecida a fatia de cada um.Todos os gastos em infraestrutura estarão na conta dos governos, sendo dois terços deles financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).Na África, a presença estatal é mais forte, já que o governo federal bancou quase tudo. Houve, em menor porte, aportes privados e de municípios.

Também em comum, Brasil e África do Sul têm renda per capita próxima, em torno de US$ 10 mil (R$ 18,7 mil). O país africano tem desigualdade social um pouco maior, o que é indicativo de mão de obra mais barata. O eventual custo menor com salários dificilmente cobriria a diferença de mais de R$ 2 bilhões entre as obras de estádios no Brasil e na África do Sul.

As dançarinas da NBA 2009/10 (17):
Sara, do Minnesota Timberwolves



Sara, de 24 anos, nascida em Anoka (Minnesota), adora preparar cookies de chocolate, praticar snowboard nas montanhas do Colorado, venceu o concurso Miss Minnesota Teen All American, integra pelo primeiro ano o elenco das Timberwolves Dancers, as dançarinas do Minnesota Timberwolves.

Esta seção, que reúne as mais belas cheerleaders da NBA, é publicada às quartas-feiras

O histórico dos confrontos desta
quarta-feira pela Liga dos Campeões

O equilíbrio será a marca registrada dos dois confrontos desta quarta-feira pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Tanto no duelo Porto x Arsenal quanto no confronto Bayern Munique x Fiorentina, nenhuma das equipes leva grande vantagem nas estatísticas.





Porto x Arsenal


26/09/2006 - Arsenal 2 x 0 Porto - Liga dos Campeões
6/12/2006 - Porto 0 x 0 Arsenal - Liga dos Campeões

30/09/2008 - Arsenal 4 x 0 Porto - Liga dos Campeões
10/12/2008 - Porto 2 x 0 Arsenal - Liga dos Campeões


Total: 4 jogos
Vitórias do Arsenal: 2
Vitórias do Porto: 1
Empates: 1

Bayern Munique x Fiorentina

21/10/2008 - Bayern 3 x 0 Fiorentina - Liga dos Campeões
5/11/2008 - Fiorentina 1 x 1 Bayern - Liga dos Campeões

Total: 2 jogos
Vitórias do Bayern: 1

Vitórias da Fiorentina: 0
Empates: 1

Fonte: http://www.footymad.net/

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Cadê o titio Joel Santana fanfarrão
que estava por aqui, hein?

“Assim não dá. A gente libera o treinamento e vocês ficam anotando. Depois vocês vão colocar tudo no jornal”
Joel Santana, técnico do Botafogo, tendo um raro e inexplicável chilique com os jornalistas que acompanhavam o treino de sua equipe, o último antes da semifinal da Taça Guanabara, nesta quarta-feira, diante do Flamengo. Será que o até então sempre bonachão Joel acha que jornalista gosta de ir a treino em plena terça-feira de Carnaval apenas para passar o tempo?


Manchester ganha de virada, quebra
tabu e fica perto da vaga; veja os gols

Nem adiantou Ronaldinho Gaúcho participoar ativamente, marcando um gol e dando assistência para outro. O Manchester United conseguiu o resultado mais significativo da primeira partida da série de oitavas de final da Liga dos Campeões, ao derrotar o Milan, em pleno Estádio San Siro, por 3 a 2.

Além de ficar com a mão na taça, o time inglês - que teve em Wayne Rooney (foto) seu grande destaque individual - ainda quebrou um tabu histórico: o Manchester jamais havia vencido um confronto com o Milan realizado na Itália. Até esta terça-feira, foram quatro jogos, todos vencidos pelo rubro-negro italiano.

No geral, Milan e Manchester disputaram nove partidas, com cinco triunfos do Milan e quatro da equipe inglesa. Só que para ficar com a vaga, o time de Ronaldinho Gaúcho precisará ganhar por pelo menos dois gols de diferença! Complicado, hein?


Veja os gols do duelo desta terça-feira:





domingo, 14 de fevereiro de 2010

Vovô Giovanni mostra que panela
velha também faz comida boa

Incrível o público presente na tarde deste domingo no Pacaembu. Em um dia de sol senegalês, perfeito para ficar na praia ou numa piscina, 32 mil pessoas estiveram presentes para ver o duelo entre Santos e Rio Claro pelo Paulistão, que prometia ser moleza, mas acabou sendo dramático, com a vitória do Peixe por 2 a 1, graças a um gol do veterano Giovanni, a um minuto do final do tempo regulamentar.

Não deixa de ser sintomático que no time dos Meninos da Vila, parte 3, o vovô Giovanni mostre categoria e poder de decisão. Vale lembrar que a equipe de 1978, com Nilton Batata, Juari e João Paulo, tinha no rodado Aíllton Lira um jogador fundamental.

Será que a a história irá se repetir em 2010?



Sempre é tempo para sonhar

No sábado, um destes canais por assinatura que passam filmes antigos estava exibindo Campo dos Sonhos. Quando liguei, estava já no final. Uma pena, já vi umas quatro ou cinco vezes, contando a época em que foi lançado no cinema, em 1989.

Já comentei sobre este filme por aqui, nos primórdios do blog. Tratas-se de uma história que fala sobre a paixão do americano pelo beisebol, um esporte que confesso penar um pouco para acompanhar quando passa na TV, mas que rende filmes sensacionais.

E justamente na cena final, uma das mais belas do filme, em que o personagem de Kevin Kostner pede jogar um pouco com o pai, um dos fantasmas de ex-jogadores de beisebol que invadem o campo construído em seu milharal, que a emoção aperta e faz você pensar. É cara, a gente precisa dar às vezes um tempo nesta maluquice de trabalho, problemas domésticos e toda pentelhação do dia-a-dia, para jogar um pouco mais de bola com meu filho.


sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cartola novo, ideias velhas

Romário assumiu o cargo de coordenador de futebol no América do Rio no ano passado. Na época, o clube viva uma crise sem precedentes e amargava a segunda divisão do futebol carioca. "É uma emoção grande poder ajudar o América nesse momento de reestruturação do clube", disse o Baixinho, no dia de sua apresentação,em abril de 2009. No discurso, ele prometia lutar para fazer o América perder a imagem de "coitadinho" e tornar-se um clube com uma administração moderna.

Pena que na prática, o discurso de Romário fique só na retórica. Neste sábado, após o América perder para o Olaria por 2 a 1, Romário demitiu o amigo e antigo companheiro de seleção brasileira Bebeto, que atuava como treinador da equipe desde o início do ano. Nada diferente do que os cartolas que há anos ocupam cargos de direção no futebol brasileiro costumam fazer há vários e vários anos.

Como de costume, Bebeto, que vivia sua primeira experiência na função de treinador, mal teve tempo para mostrar serviço: foram somente oito partidas, com três vitórias, um empate e quatro derrotas. Uma campanaha absolutamente normal para um início de trabalho. Mas sempre é mais fácil demitir o treinador quando as coisas não andam tão bem, não é mesmo?

Se como jogador Romário foi genial, como cartola, por enquanto, não passa de um aprendiz medíocre.

Foto: Bebeto, no dia de sua apresentação, em janeiro, como técnico do América, posa todo feliz ao lado de Romário. Mal sabia o que iria lhe acontecer pouco mais de um mês depois.

Três bons motivos para acompanhar os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver

E as Olimpíadas de Inverno de Vancouver, no Canadá, começaram nesta sexta-feira. Com uma boa cobertura da imprensa brasileira, diga-se de passagem, pois dois canais de TV (Record e Sportv) irão transmitir as competições. Tudo em um cenário belíssimo; Mas nada a ver com a realidade esportiva brasileira. O tema, inclusive, foi abordado por este blogueiro em recente coluna publicada no Diário de S. Paulo.

Mas existem alguns motivos que podem nos inspirar a tentar desvendar os segredos dos esportes no gelo. Ou não, como diria aquele famoso twitteiro fake....


Confiram abaixo fotos publicadas na edição especial da Sports Illustrated, com atletas americanas dos Jogos Olímpicos de Vancouver de biquini:










Clair Bidez, 22 anos, snowboard



















Hannah Teter, 22 anos, snowboard


















Lindsey Vonn, 25 anos, downwill

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tênis do Brasil volta a brilhar

Coluna Diário Esportivo, publicada na edição de 12 de fevereiro do Diário de S. Paulo



Para quem se acostumou com as glórias conquistadas por Gustavo Kuerten ao longo de sua brilhante carreira, como os três títulos de Roland Garros (1997/2000/01) e o Masters de 2000, o feito obtido pelo paulista Thomaz Bellucci no último domingo, ao faturar o ATP de Santiago, pode parecer pouca coisa. Mas a vitória em quadras chilenas teve uma grande importância tanto para a promissora carreira de Bellucci como para o tênis brasileiro. Afinal, contar com um jogador ranqueado entre os 30 melhores do mundo é algo que precisa sempre ser exaltado
.

O 28º lugar alcançado por Bellucci no ranking mundial o transformou no quarto melhor brasileiro na história da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). À frente do garoto nascido há 22 anos em Tietê, interior de São Paulo, estão Guga, Thomaz Koch e Fernando Meligeni. Além disso, o título em Santiago foi o 37º do Brasil em torneios de primeira linha do circuito profissional, de acordo com levantamento feito pelo jornalista José Nilton Dalcin, diretor do site “Tenisbrasil”. Foram 20 conquistas de Guga, sete de Mattar, três de Meligeni, duas de Bellucci, Koch e Jaime Oncins, enquanto Ricardo Mello venceu um ATP.

Engana-se, porém, quem imaginar que as esperanças para o tênis brasuca se concentram somente nas mãos de Bellucci. Uma prova disso foi o recém-conquistado título da chave juvenil do Aberto da Austrália pelo garoto alagoano Tiago Fernandes cuja equipe de treinamento é coordenada por Larri Passos, ex-técnico de Guga. O futuro, pelo visto, é bem promissor.

A coluna Diário Esportivo, assinada por este blogueiro, é publicada às sextas-feiras no Diário de S. Paulo


Foto: Bellucci treina na Costa do Sauípe, durante o Aberto do Brasil
Crédito: Divulgação

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

LeBron James e Kobe Bryant confirmados no Mundial da Turquia. Azar do Brasil

O argentino Rubén Magnano, novo técnico da seleção brasileira masculina de basquete, já deve estar coçando a cabeça de preocupação. Mesmo depois de receber a confirmação que o trio brasuca na NBA, formado por Leandrinho, Ânderson Varejão e Nenê, estará no Mundial da Turquia, Magnano ficou sabendo que os EUA, terceiro adversário da seleção na competição, também estará reforçado. E como!

Nesta última quarta-feira, a USA Basketball confirmou que a seleção americana contará com a presença dos astros da NBA Kobe Bryant (Los Angeles Lakers) e LeBron James (Cleveland Cavaliers, na foto) estarão presentes na preparação da equipe no período 2010-12, englobando neste período o Mundial da Turquia e os Jogos Olímpicos de Londres.

No total, serão nove jogadores campeões olímpicos em Pequim-08 que voltarão a integrar o Dream Team.

Acho que a vida da seleção brasileira não será muito tranquila no dia 30 de agosto, data de EUA x Brasil.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A camisa nº 2 da Inglaterra na Copa 2010

Em plena onda revival, a Inglaterra divulgou nesta quarta-feira o segundo uniforme que a seleção utilizará na Copa do Mundo da África do Sul. A camisa, lançada pela Umbro, a fornecedora oficial do English Team, é inspirada naquela que a equipe usou na Copa de 1966, que a Inglaterra organizou e ganhou.

A estreia da nova camisa será no amistoso contra o Egito, dia 3 de março.

Crédito da foto: Divulgação/Umbro

As dançarinas da NBA 2009/10 (16): Tiffany, do Milwaukee Bucks



Tyffany, nascida em Milwaukee (Wisconsin), tem 24 anos, adora navegar pelo YouTube, fã de séries de TV como "Grey's Anatomy" e "Vampire Diaries", é formada em Ciências Biomédicas pela Marquette University e integra há cinco anos o elenco das Energee!, a equipe de dançarinas do Milwaukee Bucks, onde é a atual capitã.

Esta seção, que reúne as mais belas cheeleaders da NBA, é publicada às quartas-feiras

Os novos uniformes do Inter para 2010


Os uniformes que o Internacional de Porto Alegre usará na temporada 2010 foram apresentados nesta terça-feira. Simples, sem frescura, muito bonitos. O que mais alguém pode esperar da camisa do seu time?

PS: agora, será que não havia um único marqueteiro da Reebok mais atento que colocasse um calção oficial no Clêmer, ao contrário desta bermudinha meia-boca?

Crédito: Jefferson Bernardes/Vipcomm

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Robinho pode colocar o Santos
de volta à Copa do Mundo

Muitos já garantem que a lista divulgada nesta terça-feira pelo técnico Dunga, para o amistoso contra a Irlanda, no dia 2 de março, já é a definitiva para a Copa do Mundo da África do Sul, que começa no dia 11 de junho. Se isso realmente se confirmar, estará sendo quebrando um jejum que já dura 36 anos.

Caso o atacante Robinho esteja presente na convocação definitiva de Dunga para o Mundial, será a primeira vez que o Santos terá um jogador chamado desde a Copa da Alemanha, em 1974, quando Marinho Peres e Edu foram na ocasião chamados por Zagallo.

Em compensação, uma outra "tradição" pode ser ignorada por Dunga. Desde a Copa de 1950, realizada no Brasil, a seleção brasileira sempre teve um jogador do São Paulo entre os convocados. Pela lista divulgada nesta terça-feira, o Tricolor não teria representantes no Mundial da África do Sul.

A nova camisa do São Paulo


Hoje em dia, nestes dias em que o marketing está acima de tudo no futebol, dá uma gostosa nostalgia ver a camisa de um clube sem patrocínio. Como o novo uniforme do São Paulo, lançado nesta última segunda-feira. Mas que ninguém se iluda: logo, logo, alguma marca estará estampada bem no meio dela. Assim é a vida.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Internauta não bota fé em Robinho na volta ao Peixe. Mesmo depois daquele gol?

O internauta que frequenta o blog, pelo visto, não está colocando muita fé no retorno de Robinho ao futebol brasileiro, mais especificamente para o Santos. Na opinião de 65,8% dos blogueiros, o Rei das Pedaladas estará usando o Peixe somente com o objetivo de assegurar um lugar na seleção brasileira que vai à Copa do Mundo da África do Sul.

Já na opinião de 31,6% dos internautas, Robinho só deverá dar à torcida santista a alegria de conquistar o Campeonato Paulista. Os mais otimistas somam 2,6%, que acreditam que com Robinho em campo, o Santos ganhará tudo o que disputar.

Mas após ver o golaço de Robinho, que garantiu a vitória no clássico deste domingo, diante do São Paulo, fico perguntando se a turma que não põe fé no camisa 7 do Peixe mudaria de opinião...



domingo, 7 de fevereiro de 2010

Guia da Taça Libertadores-2010:
conheça as equipes do México


Chivas Guadalajara


Fundação: 8/05/1906
Site oficial: http://www.chivasdecorazon.com.mx/
Estádio: Jalisco (60.000 pessoas), em Guadalajara
Participações na Libertadores: 6
Melhor colocação: Duas vezes semifinalista (3º colocado), em 2005 e 06
Como se classificou: Vaga por não ter disputado as oitavas de final da Libertadores-09 (gripe A)



Estudiantes Tecos



Fundação: 5/07/1971
Site oficial: http://www.tecos.com.mx/estudiantes.html
Estádio: Tres de Marzo (25.000 pessoas), em Guadalajara
Participações na Libertadores: 1
Melhor colocação: Eliminado na primeira fase (2010)
Como se classificou: Vice-campeão do Torneio Interliga 2010



Monterrey




Fundação: 27/06/1945
Site oficial: http://www.terra.com.mx/rayados/
Estádio: Tecnológico (33.485 pessoas), em Monterrey
Participações na Libertadores: 2
Melhor colocação: Primeira fase (17º lugar), em 1999
Como se classificou: Campeão do Torneio Interliga 2010




Monarcas Morelia



Fundação: 21/11/1924
Site oficial: http://www.fuerzamonarca.com/
Estádio: José María Morelos y Pavón (41.500 pessoas), em Morelia
Participações na Libertadores: 2
Melhor colocação: Quartas de final (8º lugar), em 2002
Como se classificou: Melhor colcoado na classificação geral do Torneio Apertura 2009



San Luis




Fundação: 7/07/1957
Site oficial: http://www.sanluisfutbol.com.mx/
Estádio: Alfonso Lastras Ramírez (25.000 pessoas), em San Luis Potosí
Participações na Libertadores: 2
Melhor colocação: Oitavas de final (2010)
Como se classificou: vaga por não ter disputado as oitavas de final da Libertadores-09 (gripe A)

Guia da Taça Libertadores-2010:
conheça as equipes do Equador


Deportivo Cuenca


Fundação: 4/03/1971
Site oficial: http://www.deportivocuenca.net/
Estádio: Dr. Alejandro Serrano Aguillar (18.830 pessoas), em Cuenca
Participações na Libertadores: 7
Melhor colocação: 8ª-de-final em 2009
Como se classificou: 2º colocado do Campeonato Equatoriano de 2009



Deportivo Quito


Fundação: 27/02/1955
Site oficial: http://www.deportivoquito.com/
Estádio: Olímpico Atahualpa (40.948 pessoas), em Quito
Participações na Libertadores: 7
Melhor colocação: 2ª fase (14º no geral), em 1989
Como se classificou: Campeão Equatoriano de 2009


Emelec



Fundação: 28/04/1929

Site oficial: http://www.emelec.com.ec/
Estádio: George Capwell (25.000 lugares), em Guayaquil
Participações na Libertadores: 19
Melhor colocação: Semifinalista (4º colocado) em 1995
Como se classificou: 3º colocado no Campeonato Equatoriano de 2009

sábado, 6 de fevereiro de 2010

A covarde agressão de Manuil, do Cetaf,
ao armador Duda, do Flamengo

No vídeo abaixo, a imagem impressionante, e ao mesmo tempo lamentável, da agressão do pivô Manuil, do Cetaf/Vila Velha, ao armador Duda, do Flamengo, na última sexta-feira, em jogo válido pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Não há nada que justifique a atitude selvagem e irresponsável do jogador capixaba, que inclusive é o capitão da equipe. Um verdadeiro imbecil, que ainda justificou dizendo esta bobagem: "Ele me agrediu antes". Ah, agora sim, está tudo justificado...

Duda, que ficou desacordado após levar a cotovelada, teve uma leve concussão e terá que passar por uma tomografia, só por precaução. A direção da LNB (Liga Nacional de Basquete) tem a obrigação de dar uma punição pesada a este sujeito. Pelo jeito, o negócio dele é vale-tudo e não basquete.



A Copa do Mundo está no Brasil

Será apenas por poucos dias, e para vê-la, somente alguns privilegiados. A Taça Fifa, que será entregue ao campeão da Copa do Mundo da África do Sul, que começa a partir de 11 de junho, prossegue em seu tour mundial, agora desembarcando no Brasil.

Nesta sábado, a taça chegará ao Rio de Janeiro, com o Rei Pelé levando-a para o Forte de Copacabana, onde ficará exposta neste domingo. Nas próximas segunda (dia 8) e terça (9), ela estará em São Paulo, onde será exposta no Memorial da América Latina.

Os ingressos, distribuídos através de promoções com patrocinadores, já estão esgotados para as duas cidades. Uma das alternativas para tentar sentir o clima do evento mais importante do esporte mundial será acessar o site oficial do evento (http://comemore.cocacola.com.br), onde haverá transmissão ao vivo, a partir das 17h30.

A viagem da Taça Fifa pelo mundo começou no ano passado e irá percorrer um total de 86 países em 225 dias.


Justiça gaúcha proíbe jogos debaixo de forte calor. Por que não no Brasil todo?

Simplesmente sensacional a decisão da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, ratificada nesta sexta-feira, em proibir a realização de partidas de futebol no estado entre 10h e 18h, até que passe a forte onda de calor no estado. A determinação fará com que a Federação Gaúcha remarque o jogo entre Universidade e Grêmio de domingo, que estava previsto para começar às 17h.

Já estava demorando para que alguém tomasse uma atitude a respeito dos horários imbecis que a televisão determina para a realização dos jogos de futebol no Brasil. Os executivos de TV, preocupados apenas com sua grade de programação, se esquecem que vivemos em um país tropical e marcam as partidas para os horários mais absurdos.

Pena que a decisão não se aplique ao resto do país. E só acrescentaria uma sugestão: por que não acabar com o esdrúxulo horário das 22h também?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A única coisa boa do time do
São Caetano neste Paulistão

Vamos ser sinceros: campeonatos estaduais não passam de uma pré-temporada de luxo para o que realmente importa, o Campeonato Brasileiro. Aliás, já deixei bem clara a minha opinião a respeito do tema em um post publicado no final de 2008.

Na atual temporada, nada do que vem acontecendo dentro de campo me motiva a pensar o contrário. Até chegar em minhas mãos um e-mail de uma assessoria de imprensa da simpática Jenifer Ferracini, uma das 20 bem torneadas moças que estão concorrendo ao título do concurso A Gata do Paulistão (veja as candidatas em seu site oficial). Bem, Jenifer, representante do São Caetano, resolveu dar uma "bombada" em sua candidatura e divulgou na internet um ensaio onde ela está, podemos dizer, bem à vontade.

Não tenho a menor dúvida que Jenifer é a melhor jogadora do São Caetano no Paulistão. Confira abaixo:



Inesperada (e estranha)
mudança no Comitê Rio-2016

“O Rio 2016 definiu os nomes para a estrutura inicial. Carlos Roberto Osório continuará conosco, contribuindo com sua experiência. Ele apenas sairá de uma função executiva para o Conselho Diretor.”
Carlos Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), explicando a inesperada saída de seu homem de confiança, Carlos Roberto Osório, do comitê organizador dos Jogos Olímpicos do Rio, marcados para 2016.

Oficialmente, Osório deixou o cargo para assumir a nova secretaria municipal de Conservação do Rio, que será criada pelo prefeito Eduardo Paes. Mas sempre é bom lembrar que Osório esteve à frente da organização do Pan 2007, aquele cujos gastos superaram os R$ 3,3 bilhões.

Brasucas abaixo de zero

Coluna Diário Esportivo, publicada na edição de 5 de fevereiro do Diário de S. Paulo


Em 1993, chegou às telas uma comédia, estrelada pelo ator John Candy (que morreu um ano depois), chamada “Jamaica Abaixo de Zero” (foto). O filme conta a história real de quatro jamaicanos que decidem formar uma equipe de bobsled para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno em Calgary, em 1988, tendo Candy no papel do treinador. Obviamente eles voltaram para casa sem qualquer medalha, mas até que fizeram bonito nos Jogos e ganharam a simpatia da torcida.

Daqui a uma semana, novamente o Canadá receberá uma edição das Olimpíadas de Inverno, desta vez na cidade de Vancouver. Mas o motivo que me levou a recordar das hilárias aventuras jamaicanas na neve foi um comunicado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), listando o nome dos cinco atletas brasileiros que disputarão os Jogos. É impossível não fazer um paralelo entre a epopeia da turma do bobsled da Jamaica com os brasucas.

Nada contra o direito de qualquer um em participar das Olimpíadas, sejam elas de Verão (os Jogos Olímpicos tradicionais) ou de Inverno. Duro mesmo é constatar que será investido um dinheiro bastante razoável para resultados pífios. Ou alguém aí acha que o Brasil tem tradição em esportes na neve?

Polêmica sem sentido

Simplesmente inacreditável que o COB tente impedir a publicação do livro da psicóloga Kátia Rubio, “Esporte, Educação e Valores Olímpicos”, alegando que os termos “olímpico” e “Olimpíada”, são de propriedade do COI. Podiam ter passado sem essa.

A coluna Diário Esportivo, assinada por este blogueiro, é publicada às sextas-feiras no Diário de S. Paulo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A Copa do Mundo é nossa (3)

Da Folha de S. Paulo - 4/02/2010

Verba pública financiará 94% dos estádios da Copa

Documento do Ministério do Esporte mostra que país vai gastar R$ 5,3 bilhões

Previsão de investimento em arenas para o Mundial de 2014 já ultrapassa em 167% o valor estimado há apenas dois anos pela CBF


MARIANA BASTOS
PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Agora é oficial. A Copa de 2014, que Ricardo Teixeira, o presidente da CBF, dizia que seria o Mundial da "iniciativa privada", terá 94% dos R$ 5,342 bilhões para a reforma e a construção de estádios bancados pelos cofres públicos.A conta foi formalizada pelo Ministério do Esporte, que divulgou documento que detalha as responsabilidades dos gastos do Mundial e especifica quanto custará cada um dos 12 estádios da Copa e quem irá pagá-los -também fez isso para as obras de mobilidade urbana necessárias para a competição.

O contrato mostra que R$ 3,427 bilhões para as obras nas arenas serão bancados com dinheiro do BNDES. O governo federal argumenta que o banco estatal de fomento fará empréstimos em condições de mercado, o que não configuraria uso de verba pública.

Mas, desse montante, só R$ 175 milhões devem ser tomados por entidades privadas -R$ 25 milhões pelo Atlético- -PR e R$ 150 milhões pelo São Paulo. O resto, ou quase tudo, será levantado pelos governos estaduais, que falharam na tentativa de angariar parceiros privados para as obras.

Além do dinheiro do BNDES, os Estados ainda preveem investir, com recursos próprios, quase R$ 1,6 bilhão nas arenas. O governo de Brasília, por exemplo, promete bancar com dinheiro do seu orçamento R$ 345 milhões dos R$ 745 milhões que vai custar o novo Mané Garrincha, o mais caro de todos os estádios do Mundial.

Em 2007, quando o país ganhou o direito de abrigar a Copa pela segunda vez, a CBF, responsável pela candidatura brasileira na Fifa, estimava que o país gastaria pouco menos de R$ 2 bilhões com estádios. Ou seja: a estimativa atual já é 167% maior do que a original.

O fato de os cofres públicos assumirem quase toda a conta dos estádios vai na contramão do que Ricardo Teixeira discursava até ano passado. Em maio, por exemplo, a CBF divulgou comunicado, assinado por ele, em que o cartola era categórico na defesa de verbas privadas.

"A Copa do Mundo será melhor quanto menos dinheiro público for investido. Essa equação é que norteia o projeto desde o início. Ao governo, em todos os seus níveis, caberá os gastos com obras que lhe dizem respeito. O investimento maior terá de vir da iniciativa privada", escreveu o cartola.

Os mais de R$ 5 bilhões que o Brasil pretende gastar com estádios ficam acima do despendido pela África do Sul nas arenas da Copa-2010. A projeção de investimento dos sul-africanos é de R$ 3,9 bilhões. São dois estádios a menos que o Brasil, mas alguns dos projetos são arquitetonicamente mais ousados que os brasileiros, como o do Soccer City, em Johannesburgo, e os das arenas da Cidade do Cabo e de Durban.

Os organizadores do Mundial brasileiro querem que as obras de todos os estádios comecem em março, mas nem todas as sedes cumprirão o prazo.

Um blog para quem gosta de TV, feito
por quem entende de televisão

Blogs a respeito de televisão existem centenas por aí. Mas certamente em nenhum deles você irá encontrar informação de qualidade, sem resvalar em fofocas inúteis e notícias sem fundamento. O colega Ale Rocha, com quem tive o prazer de trabalhar junto no Lance!, acaba de colocar no ar seu novo blog, que na verdade é uma continuação de seu primeiro projeto, o Poltrona, considerado o melhor blog independente sobre TV do Brasil, e que agora transformou-se em livro.

Boa sorte, amigo Ale, neste seu novo projeto (devidamente recomendado nos favoritos do blogueiro, na lista ao lado). Tenha a certeza que será tão bem-sucedido quanto o anterior.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Terceira camisa do Timão provoca polêmica

Definitivamente, a terceira camisa do Corinthians para o ano do centenário, lançada nesta semana, não vem agradando aos torcedores. A torcida organizada Estopim da Fiel lançou pela internet uma campanha de repúdio ao novo uniforme corintiano, sob a justificativa de que estão fazendo a "tricolorização" do alvinegro.

Cá entre nós, eles têm razão. A camisa é horrorosa, parece uniforme de funerária!

As dançarinas da NBA 2009/10 (15): Katie, do Miami Heat



Katie, nascida em Boca Raton (Flórida), trabalha como professora de dança e integra há duas temporadas o elenco das Heat Dancers, a equipe de dançarinas do Miami Heat.

Esta seção, que reúne as mais belas cheeleaders da NBA, é publicada às quartas-feiras

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Brasil Olímpico (13)

Do blog do jornalista José Cruz - 2/02/2010

Decisão antipática dos "Senhores dos Aneis"

Num país de escassas publicações sobre temas olímpicos, um livro sobre o assunto nem sempre é bem recebido.

O mais recente caso de “censura” a uma publicação do gênero – “Esporte, educação e valores olímpicos”– é do COB, a pretexto de que as expressões “olímpicos” e “olimpíada”, assim como os aros-símbolos dos tradicionais Jogos são propriedade do Comitê Olímpico Internacional.

Autora credenciada

O livro é da jornalista, mestre em Educação Física, Doutora em Educação, Pós-doutora em Psicologia Social, Kátia Rubio. Mas não adiantam títulos nem argumentos de que a obra é, sim, rara no Brasil e chega em excelente momento.

Notificada extrajudicialmente pelo COB, Kátia deverá retirar de circulação um livro que ensina didaticamente e com orientação pedagógica séria sobre olimpismo.

Inacreditável decisão num país em que as autoridades do esporte difundem que Jogos do Rio de Janeiro deixarão “educação” como legado... Será?

Mas, veja, caro leitor, capa do livro que tanto incomoda os "Senhores dos Anéis":



Entrevista

A seguir, a entrevista a autora. Confiram:

José Cruz – Qual o conteúdo de sua obra?
Katia – É uma obra inédita no Brasil, produzida para crianças e jovens, sobre educação olímpica, para ser trabalhada em um projeto de educação, que nesse momento uma nação que será sede olímpica necessita.

José Cruz – Qual a alegação do COB para proibir a circulação do livro?
Katia – A alegação do COB é que não posso fazer uso do termo "olímpica", adjetivo e substantivo que pertencem ao COB. Sabendo das limitações do uso dos símbolos olímpicos, tomei, juntamente com o ilustrador, todos os cuidados para que os anéis ou qualquer outro símbolo não fosse utilizado indevidamente. A capa do livro mostra que lidamos com essa limitação. Mas o processo é por causa disso.

José Cruz – Como você avalia tal decisão?
Katia – Essa decisão é arbitrária porque não temos materiais sobre educação olímpica e há uma demanda nacional por parte dos educadores para tratar sobre o tema com alunos do ensino fundamental e médio. Esse é o público que desejo atingir com essa obra.

José Cruz – Você, inclusive, usou uma linguagem mais de aprendizado, é isso?
Katia – Utilizei todo o meu conhecimento, decodificando da linguagem acadêmica para o grande público, para que esse livro alcançasse o máximo possível de pessoas pensando não apenas na divulgação do olimpismo, caminho que já trilho há mais de ma década dentro da universidade, mas na preparação dessa nação para receber os jogos, seja como voluntários, seja como pessoas ligadas aos diferentes serviços que trabalharão recepcionando turistas, atletas, árbitros, imprensa, etc.

José Cruz – E sua publicação se torna mais valorizada por ter o aval acadêmico...
Katia – Como fiz meu pós-doutorado no Centro de Estudos Olímpicos da Universidade Autônoma de Barcelona sei o que é ter a universidade como parceira na promoção e divulgação dos estudos olímpicos em um país e cidade que serão sede olímpica. É algo emocionante entrar em uma biblioteca e ver diferentes autores, de diferentes abordagens teóricas e conceituais escrevendo sobre história, economia, sociologia, filosofia, educação, psicologia e tudo o mais que tiver relação com esse mega-evento.

José Cruz – E essa é uma das funções acadêmicas...
Kátia – Nossa função na universidade é essa: observar algo que ocorre na sociedade e analisá-lo, discuti-lo e buscar respostas, alternativas e soluções para as questões que serão levantadas a partir dele. Esse é o meu papel como pesquisadora. Essa é a intenção dessa obra.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Guia da Taça Libertadores-2010: conheça as equipes da Colômbia


Atlético Junior


Fundação: 7/08/1927
Site oficial: http://www.juniorbarranquilla.com/
Estádio: Palogrande (36.553 pessoas), em Manizales
Participações na Libertadores: 10
Melhor colocação: Semifinal uma vez (3º lugar), em 1994
Como se classificou: Maior pontuação na Reclassificação Anual



Independiente de Medellín



Fundação: 15/04/1914
Site oficial: http://www.dim.com.co/
Estádio: Atanasio Giradot (51.625 pessoas), em Medellín
Participações na Libertadores: 6
Melhor colocação: Semifinal (3º lugar) uma vez, em 2003
Como se classificou: Campeão do Torneio Clausura 2009



Once Caldas


Fundação: 1959
Estádio: La Independencia (8.500 pessoas), em Bogotá
Participações na Libertadores: 5
Melhor colocação: Campeão uma vez, em 2004
Como se classificou: Campeão do Torneio Apertura 2009

Related Posts with Thumbnails